Vorpal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Dezembro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Inicialmente mencionada no poema Jabberwocky, escrito por Lewis Carroll este poema narra a aventura de um garoto que vai à caça da besta Jabberwocky armado com sua espada vorpal, e após uma longa luta o derrota, levando a cabeça para casa. O termo foi anexado ao vocabulário do RPG de mesa, depois de ter sido inserido em Dungeons & Dragons, RPG concebido por Dave Arneson e Gary Gygax. Com a 3ª edição de D&D, um acerto crítico (com ameaça confirmada)faz com que a lâmina remova a cabeça da vítima, desconsiderando Pontos de Vida e tudo o mais.

Em muitos RPGs, particularmente os de ambientação medieval, existem armas mágicas de quase todos os gêneros. As lâminas maiores e mais possantes (espadas, machados, sabres e afins) são as armas predominantes; algumas variantes mágicas possuem efeito vorpal, cujo poder permite infligir decapitação a um oponente, e este sofre morte instantânea em conseqüência do estrago. Usualmente, o efeito vorpal se aplica através de magia; no cenário de Tormenta, pode-se encontrar qualquer lâmina (particularmente sabres de samurai) com esta peculiaridade; algumas criaturas bizarras (dotadas de lâminas avantajadas) possuem este poder como habilidade atribuída, e exemplo marcante é encontrado em Arton, nas inóspitas áreas de tormenta.

Nos Jogos de AD&D, a lamina vorpal é carregada por paladinos e demonios denominados tannarris. As laminas, que tem o poder de decapitar o inimigo em um unico golpe, são as mais temidas armas dessas criaturas abissais.

Em alguns jogos de ambientação futurística, como em Reptilia Squad RPG, as assim chamadas Vorpal Blades são variantes high tech. As lâminas de espadas e de sabres mais possantes são incrementadas por componentes cibernéticos, que projetam uma extensão de energia (similar a um campo de força) a partir do gume; toda vez que golpeiam algum alvo com acerto crítico, o atacante faz um teste de Destreza contra Constituição do alvo, e um resultado favorável remove a cabeça da vítima.

Ícone de esboço Este artigo sobre Role Playing Game é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.