Voz da Verdade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde outubro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Voz da Verdade
Informação geral
Origem Santo André, São Paulo
País  Brasil
Gênero(s) Gospel, Rock cristão, Música cristã contemporânea
Período em atividade 1978 - atualmente
Gravadora(s) Independente (1990 - atualmente)
California Discos (1978 - 1989)
Afiliação(ões) Renascer Praise, Marquinhos Gomes, Raiz Coral, Lydia Moisés, Brothers Music, Kandace
Página oficial Voz da Verdade
Integrantes Carlos Alberto Moysés
José Luiz Moisé
Samuel Moysés
Lydia Moisés
Alberto Cufone
Elizabeth Moysés
Rita de Cássia Moisés
Liliane Zaniratto Moysés
Sara Moisés
Ibsen Batista
Daniel Moysés
Célia Moysés Gaspar
Tião
André dos Santos Nalesso
Fernando
Dunha
Eliel
Alexandre
Cido
Luiz
Mário
Ex-integrantes Lilian Moysés Ferrão
Isa Moysés
Pr. Fued Moysés
Pr. Nelson Zaniratto
Leandro
Luciano
Jurandir
Dayse
Deise
César
André Paolilo
Rogério
Paulo Grégio
Evaristo Fernandes

Voz da Verdade é um grupo de música gospel brasileiro iniciado em 1978. Possuem mais de trinta álbuns de carreira gravados e em 2006 receberam o título de banda Top do Século[1] . O Grupo tem ligação direta com o Ministério Evangélico Voz da Verdade. Indicados por vários anos em diversas categorias do Troféu Talento, e Festival Promessas. Recebeu diversos discos de ouro e platina, em quase todos os anos de trabalho.

História[editar | editar código-fonte]

O grupo já existia desde 1973, mas foi fundado oficialmente no ano de 1978. O primeiro trabalho em LP, intitulado Quem é o Caminho? foi lançado na cidade de Santo André, e desde aquele dia não pararam mais.

Foram lançados anualmente diversos LPs, levando a cada ano o grupo a uma projeção maior no cenário gospel nacional.[2] Ao mesmo tempo que os anos passavam, os integrantes foram mudando. Em 1983 o integrante Evaristo Fernandes, então com doze anos de idade inicou suas atividades no grupo. André L. Paolilo foi o primeiro contrabaixista da banda. Em meados de 1985 e 1986 apresentou sintomas de PAF (espécie de paramiloidose, doença degenerativa hereditária), vindo a falecer em 1987. Ibsen Batista veio a ser o contrabaixista da banda, assumindo o lugar de Paulo Grégio que, por sua vez passou a ser violonista da banda.

Em 1992, um dos filhos de Carlos A. Moysés, Samuel Moysés entra no grupo, como backing vocal.[3] No álbum de 1997, intitulado Coração Valente, ele fez sua primeira participação como solista, cantando a música Porto Desejado.

A banda foi uma das primeiras na música gospel brasileira a lançar um trabalho em DVD, em 2001 intitulado Deus Dormiu lá em Casa.[4]

Em 2000 o grupo lança a coletânea Melhores Momentos, que reuniu os maiores sucessos do grupo que foram lançados em disco de vinil.[5]

No ano seguinte, o baterista Luciano Zariratto, que era irmão de outro baterista que havia falecido não pôde continuar a participar do grupo por causa de mudança de cidade. A partir do álbum Projeto no Deserto o baterista do grupo foi Daniel Moysés.[6]

Em 2004, ano em que foi gravado o álbum Sonhos (álbum de Voz da Verdade)|Sonhos]], o percussionista Leandro Zaniratto faleceu por causa de um infarto fulminante.[7] A integrante Isa Moysés, esposa do líder do grupo Pr. Fued Moysés fez sua última participação no álbum daquele ano, e deixou o grupo para cuidar do marido, e além disso sua audição estava prejudicada.

Em 2005, o esposo de Isa faleceu, e o grupo começou a ser liderado por Carlos A. Moysés, vocalista do grupo e compositor da maioria das músicas.[8]

Em 2006, o grupo vence a indicação de Banda do Ano junto com Oficina G3 no Troféu Talento.[9] [10] No dia 9 de junho do mesmo ano o grupo recebeu uma premiação, e foram intitulados como a Banda Gospel Top do Século, na Câmara dos Deputados, em Brasília onde foi entregue uma placa de prata. A homenagem foi de iniciativa do Senador Paulo Otávio e a solenidade foi presidida pelo Bispo Robson Rodovalho da Rede Gênesis de Televisão da Igreja Sara Nossa Terra.[11]

Em 2008, o grupo grava seu DVD e um CD duplo comemorativo dos trinta anos de existência. O álbum foi initulado 30 Anos - Ao Vivo.

Em 4 de agosto de 2010, a vocalista Lilian Moysés Ferrão, filha da tecladista Célia, e do falecido contra-baixista André Paolilo, não resistiu a um transplante de fígado realizado no dia 27 de julho no centro cirúrgico do Hospital Albert Eistein. A operação foi necessária pois a cantora tinha uma doença degenerativa hereditária, chamada Polineuropatia, que atrofia os nervos e músculos, a mesma doença que seu pai sofrera[12] [13] [14] . A cantora Lilian morreu com uma parada cardíaca enquanto passava pela cirurgia de retirada do fígado para que o órgão fosse substituído. Alguns dias após, no dia 29 de agosto o Pr. Nelson Zaniratto, apresentador do grupo também falece.[15]

O grupo também tem um programa na televisão, com o mesmo título do ministério. O programa tinha acabado por tempo indeterminado.[16] [17] Porém voltou ao ar no dia 03 de dezembro de 2011.

Cantores como Arautos do Rei, KLB e Padre Marcelo Rossi já regravaram suas canções. Em seu álbum intitulado Meu Encontro, o cantor Chris Durán regravou a música Pra quê?. [carece de fontes?] Todos os integrantes do grupo são da igreja Voz da Verdade.

Quase 2 anos sem lançar álbum algum, no final de 2011, o conjunto lançou o disco Eu Acredito, o trigésimo segundo álbum do ministério.[18]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Guitarra Solo e Violões: Samuel Moisés.
  • Guitarra Base: Carlos A. Moysés
  • Violão Base: José Luiz Moysés
  • Baixo: Ibsen Batista
  • Teclados: André Nalesso e Célia Gaspar
  • Bateria: Daniel Moysés
  • Metais: Eliel, Alexandre, Luiz, Mário e Cido
  • Percussão: Fernando, Dunha e Tião
  • Vocal Masculino: Carlos, Samuel e Alberto
  • Vocal Feminino: Liliani, Elizabeth, Cristiane, Lydia, Sara e Rita[19]

Primeiros Anos (1978-1986)[editar | editar código-fonte]

O grupo começou suas atividades em 1978,com o LP "Quem é o caminho?", que teve a música "Jesus Vive" como o primeiro sucesso da banda. A família Moysés na época, era dona de uma loja de calçados, e os discos do conjuntos eram dados aos clientes como forma de brinde, e assim começou a divulgação do conjunto, que em pouco tempo já estariam fazendo sucesso no quase que recém inaugurado mercado fonográfico gospel brasileiro. Foram ousados ao ponto de inserir o Rock, e instrumentos como guitarra e bateria no louvor congregacional, as igrejas protestantes eram muito rígidas no Brasil nesta época, e isto provocou no inicio algumas críticas por parte dos conservadores, mas Voz da Verdade se consolidou e influenciou outros cantores e bandas na época. Em 1986, é gravado o LP "Cristo Reina", com a última participação do ex-contrabaixista André Paolilo, interpretando a canção "Que Horas São Senhor?", Paolilo foi acometido por uma doença hereditária rara conhecida como PAF, e faleceu alguns meses depois. O LP "Facho de Luz" encerra esta fase.

Voz da Verdade - Top do Top (1987-1994)[editar | editar código-fonte]

Neste período, o Voz da Verdade, já estava consolidado no mercado gospel, haviam conquistado respeito e status musicalmente. Eram referencia e inspiração para outros cantores, e todos LPs lançados foram sucessos absolutos. Com hits em primeiro lugar nas rádios evangélicas a cada ano: "Sangue cor Púrpura" (1987), "Além do Rio Azul" (1988), "Doce Espirito Santo" (1989), "A Ilha" (1990), "A Hora do Salvador" (1991), "Imagem de Deus" (1992), e "Lute" (1993). Neste período surge mais uma polêmica, o modo de se vestir, pouco comum as igrejas evangélicas na época, e pelo fato da Igreja Voz da Verdade seguir a doutrina unicista. Mas isto não enfraqueceu o conjunto nenhum pouco, continuaram seu trabalho com excelência, tanto espiritualmente como musicalmente. Em 1990, com o LP "Um Grito de Liberdade" foram os pioneiros entre os artistas gospel, a fazer shows, e gravá-los em VHS. O que virou também uma marca do grupo: "Os shows de Lançamentos anuais no Ginásio do Ibirapuera (SP)". Que apesar das limitações, também se tornaram referência no meio gospel, e a cada ano, um show com mais qualidade técnica era realizado. Nesta época também, antigos vocalistas como Jurandir, Márcia, Dayse e Deise deixam o conjunto.

Auge (1994-2006)[editar | editar código-fonte]

"Desejo de Vida", que foi o primeiro álbum lançado em mídia CD inicia esta nova etapa, que se caracterizou por uma modernização, novos conceitos musicais, e grande tiragem de vendas do conjunto. O grupo passou a ter um back vocal forte, parecendo um grande coral, arranjos inovadores, e muitos riffs e solos de guitarras. Versões de Rita Moysés de grande sucessos internacionais como "Majestade", "Rei da Glória", "Graça Maravilhosa", e "Hino de Jerusálem". Os grandes shows no Ibirapuera. A estreia de Samuel Moysés como solista, além de Lydia e Lilian, que também interpretaram grandes hits. A cada ano um novo cd era lançado, com sucesso estrondoso, e com mais de cinco músicas entre os singles. Destacam-se neste período: "A Procura" (1995), "Terra do Pão" (1996), "Majestade" (1997), "Sou um Milagre" e "Coração Valente" (1998), "Quando Deus se Cala" (1999), "Querer é Poder" (2000), "Deus dormiu lá em Casa" (2001), "Projeto no Deserto" e "Pra Quê?" (2002), "Debaixo das Asas" e "Além dos Montes" (2003), "O Escudo", "Posso", "Até o Fim", "O melhor de Deus está por vir" (2004), "Por Amor", "Volte pra Vencer" (2005). Com vários discos de ouro, e platina alcançados a cada ano. Saída de Isa Moysés, e falecimento do percussionista Leandro Zaniratto e do pastor Fued Moysés.

Reconhecimento e Consolidação (2006-Atual)[editar | editar código-fonte]

O Voz da Verdade continua fazendo grande sucesso e conquistando respeito a cada ano no cenário gospel, ganhou premios como o Trofeu Talento 2006, como melhor banda. E recebeu uma placa de prata de Brasilia como a "Banda Top o Século". Ainda em 2006, Lydia Moysés sofreu um grave acidente de carro, e no álbum "Filho de Leão" (2007), contou seu emocionante testemunho. Em 2008 foi comemorado o aniversário de 30 Anos da banda. Lilian Ferrão falece em 2010, da mesma doença de seu pai André Paolilo, o pastor Nelson Zaniratto, também falece. Neste período, o Voz da Verdade, ganha extensões, como a banda "Brothers Music", "Kandace", e os trabalhos solos de Lydia. Em 2013 o tecladista Evaristo Fernandes sai da banda. A tradição do conjunto de lançar um álbum a cada ano muda neste período, "Eu Acredito" , o último trabalho da banda foi gravado em 2011, desde então nenhum outro trabalho foi lançado.

Há rumores vindos das redes sociais que a família do pastor José Luiz deixou o conjunto (Rita, Lydia e Sara, além do próprio pastor), mas nada ainda é oficial, não foi emitida nenhuma nota do líder do grupo, o pastor Carlos Alberto Moysés. Isto estará explícito no novo trabalho da banda, o álbum HERÓIS, que será lançado em 2014.

Homenagem ao Artista no Programa Raul Gil[editar | editar código-fonte]

No dia 13 de Julho de 2013 a Banda Voz da Verdade estiveram no Programa Raul Gil cantando a música "Escudo", impressionando o apresentador

No dia 21 de Junho de 2014 o Pr. Calos Alberto Moysés foi homenageado, cantou a música "Primavera" do álbum "Filho de Leão", e foi ovacionado por sua importância na música gospel, por figuras como Samuel Ferreira, presidente da Assembléia de Deus do Brás; Edimilson, ex jogador do S.P.F.C.; Thalles Roberto; Mattos Nascimento; P.G.; Nani Azevedo; Asph Barbosa; Samuel Câmara, pastor da "igreja mãe" das Assembléias de Deus; Marquinhos Gomes; Professor Gretz; Eduardo Mascarenhas, o articulador do Xaropinho; os componentes da Banda Voz da Verdade; Pastor Bianchi; Patricia Santos; Arioswaldo; Joãzinho; Elizabeth Moysés; Célia Moysés; José Luiz Moisés; Samuel Moysés e Rose Cunha, Daniel Moysés e Karina Scaringe, Cristiane Moysés, Liliani Z. Moysés, e a Dona Isa, a mãe do Pastor Carlos Moysés.

Curiosamente a Rita, Lydia e Sara não prestaram homenagem, o que gerou uma revolta nas redes sociais pela ausência delas.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Vendagens (Álbuns lançados originalmente em CD)[editar | editar código-fonte]

Ano CD Vendagens
1995 Desejo de Vida 150.000'
1996 Os Anjos 200.000
1996 Majestade 150.000
1998 Coração Valente 400.000
1999 Quando Deus se Cala 350.000
2000 O Espelho 150.000
2001 Deus Dormiu lá em Casa 250.000
2002 Projeto no Deserto 350.000
2003 Somos mais que Vencedores 250.000
2004 O Melhor de Deus Está por Vir 500.000
2005 Sonhos 250.000
2006 Ainda Estou Aqui 250.000
2007 Filho de Leão 300.000
2008 Voz da Verdade 30 Anos 150.000
2009 Chuva de Sangue 150.000
2012 Eu Acredito 75.000(Até Agora)

Séries Especiais[editar | editar código-fonte]

  • 1995 - O Homem que Encontrou Jesus no cinema
  • 2003 - Os Três Primeiros Voz da Verdade
  • 2006 - Voz de Ouro
  • 2013 - Carlos A. Moysés - Harpa Cristã

Coletâneas[editar | editar código-fonte]

Lydia Moisés[editar | editar código-fonte]

Série Brothers Music[editar | editar código-fonte]

Série Kandace[editar | editar código-fonte]

  • 2000: A Serviço do Senhor
  • 2009: Decisão

Videografia[editar | editar código-fonte]

Em VHS[editar | editar código-fonte]

Em DVD[editar | editar código-fonte]

Remasterizados para DVD[editar | editar código-fonte]

Mídia Impressa[editar | editar código-fonte]

  • Livro de Cifras Voz da Verdade - 35 Anos
  • Jesus Vs Lúcifer - Autor: Carlos A. Moysés.
  • Do Principio á Eternidade - Autor: José Luiz Moisés.
  • Livro de Cifras Voz da Verdade - 30 Anos
  • O Pequeno Avião - Autor: Nelson Zaniratto
  • Livro de Cifras Voz da Verdade - 25 Anos
  • Revelação do Amor - Autora: Rita C. Moisés
  • Marcas de Amor - Autora: Elizabeth Moysés

Referências

  1. Análise CD Filho de Leão - SuperGospel
  2. Gospel Prime. Biografia de Voz de Verdade Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  3. Jornal Impacto. Banda Voz da Verdade estará completa em Andradina no dia 1° Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  4. Ditribuidora Nova Aliança. DVD Deus dormiu lá em casa - Banda Voz da Verdade Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  5. CD Voz da Verdade - Melhores Momentos Bemol. Página visitada em 3 de setembro de 2012.
  6. Americanas. CD Voz da Verdade - Projeto no Deserto Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  7. Voz da Verdade. Nossa História: Leandro Zanirato Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  8. Voz da Verdade. Entrevistas: Entrevista com o Pr. Carlos Moysés Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  9. O Verbo. Confira os vencedores do Troféu Talento de 2006 Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  10. Super Gospel. Confira a lista completa dos vencedores do Troféu Talento Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  11. Voz da Verdade. Nossa História: Homenagem ao conjunto Voz da Verdade - Banda Top Gospel do Século Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  12. Gospel Prime. Vocalista do Voz da Verdade morre após transplante de fígado Página visitada em 30 de janeiro de 2013
  13. Amigo de Cristo. Morre vocalista do Voz da Verdade Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  14. Portal DT. Morre Lilian Ferrão, vocalista do ministério "Voz da Verdade" após fazer transplante de fígado Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  15. Gospel Prime. Pr. Nelson Zanirato da Banda Voz da Verdade faleceu Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  16. Guiame. Programa Voz da Verdade na Rede TV não será mais exibido Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  17. Eu sou Livre. Programa Voz da Verdade na Rede TV não será mais exibido Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  18. Super Gospel. Análise: CD Eu Acredito (Voz da Verdade) Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  19. Integrantes do Voz da Verdade.