Vrije Universiteit Brussel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Campus de Etterbeek.

Vrije Universiteit Brussel (Loudspeaker.svg? escute) é uma universidade de língua holandesa localizada em Bruxelas, na Bélgica.[1] Possui dois campi em Etterbeek e Jette. O nome da universidade é por vezes abreviado para "VUB" ou traduzido como "Universidade Livre de Bruxelas". No entanto, é uma política oficial da universidade não usar abreviaturas ou traduções para o seu nome oficial,[2] por causa da possível confusão com outra universidade que tem o mesmo nome traduzido: a universidade francófona Université Libre de Bruxelles.

Na verdade, a Vrije Universiteit Brussel foi formada pela separação em 1970 da Université Libre de Bruxelles, que foi fundada em 1834 pelo advogado Pierre-Théodore Verhaegen. Ele queria estabelecer uma universidade independente do Estado e da igreja, onde a liberdade acadêmica fosse predominante.[3] Isto é, ainda hoje, refletido no lema da universidade Scientia Vincere Tenebras, ou Ciência Vence as Trevas. Assim, a universidade é pluralista - é aberta à todos os alunos igualmente, independentemente da sua origem ideológica, política, cultural ou social - e é gerida através de estruturas democráticas, o que significa que todos os membros - de estudantes a professores - participam dos processos de tomada de decisão.[4]

A universidade está organizada em oito faculdades que realizam as três missões centrais da instituição: ensino, pesquisa e serviço à comunidade. As faculdades abrangem uma ampla gama de áreas do conhecimento, incluindo as ciências naturais, arte e cultura clássicas, ciências biológicas, ciências sociais, ciências humanas e engenharias. A universidade oferece licenciatura, mestrado, doutorado e educação para cerca de oito mil alunos de graduação e mil de pós-graduação.[5] Ela também é um instituto de pesquisa fortemente orientada, o que levou ao 204º lugar entre as universidades de todo o mundo.[6] Os seus artigos de pesquisa são, em média, mais citados do que artigos de qualquer outra universidade flamenga.[7]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. A Vrije Universiteit Brussel é uma das cinco universidades oficialmente reconhecidas pelo Governo dos Flandres. A list of all official institutes of higher education in Flanders is maintained by the Flemish government.
  2. (em neerlandês) (2005) "Stijlhandboek 1.0". Vrije Universiteit Brussel.
  3. (em neerlandês) Witte, Els (eds.). Pierre-Théodore Verhaegen (1796–1862). [S.l.: s.n.], 1996. ISBN 90-5487-140-7
  4. According to the statutes of the Vrije Universiteit Brussel: (em neerlandês) (2005) "Organiek Statuut". Vrije Universiteit Brussel.
  5. Figures from the 2006 Yearly Report of the Vrije Universiteit Brussel: (em neerlandês) (2007) "Activiteitenverslag 2006". Vrije Universiteit Brussel.
  6. According to the 2011 THES – QS World University Rankings. QS Education Trust. Retrieved 16 de agosto de 2012.
  7. Visser, M.S., Rons, N., Moed, H.F., and Nederhof, A.J.. (2003). "Bibliometrische Studie van Onderzoeksdisciplines aan de Vrije Universiteit Brussel, 1992–2001". Leiden: Centre for Science and Technology Studies, Universidade de Leiden.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Vrije Universiteit Brussel
Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Bélgica é um esboço relacionado ao Projeto Europa. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.