Vulcão Orosí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vulcão Orosí
Vulcão Miravalles
Coordenadas 10° 44' 54" N 85° 9' 10" O
Altitude 1.659 m
Localização Costa Rica

O Orosí é um vulcão da Costa Rica, localizado na cordilheira de Guanacaste, no cantão de La Cruz, província de Guanacaste, próximo da cidade de La Cruz e próximo da fronteira norte com a Nicarágua.

Não tem registrado atividade eruptiva desde a época pré-hispânica. Se estima que sua última erupção sucedeu no ano 3500 ac aproximadamente. Tem 1.659 m de altura.

A área próxima ao vulcão atrai a muitos ecoturistas, devido a sua biodiversidade (que inclui o Parque Nacional Guanacaste).

Na base do vulcão se encontra a estação biológica Maritza, que investiga a biologia aquática), fundada em conjunto com o Centro de Investigação da Água Stroud, da Academia de Ciências Naturais da Filadélfia.

Não deve confundir-se o nome deste vulcão Orosí, palavra aguda e nome do rei indígena Orosí, com o do povo de Orosi, palavra grave. Dado que segundo recentes investigações o idioma chorotega parece haver sido tri-vocálico e não haver contado com a letra o, é possível que o nome original do rei e do vulcão haja sido Urusí.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Costa Rica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.