Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Vunesp)
Ir para: navegação, pesquisa

A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) é uma fundação pública, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 26 de outubro de 1979 pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Conforme ato de criação, complementado por alterações estatutárias de 1996, as principais atividades da Vunesp são: planejar, organizar, executar e supervisionar o concurso Vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições públicas ou privadas; coletar, organizar, analisar e encaminhar ao Conselho Universitário da Unesp informações técnicas e dados estatísticos relativos ao seu vestibular; promover atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional; desenvolver outras atividades compatíveis com suas finalidades[1] .

Além do Vestibular Unesp, a fundação também é responsável pelos processos seletivos da seguintes instituições[2] :

Universidades e faculdades (exames vestibulares):

Também foi responsável pelos processos seletivos da seguintes instituições[3] : Universidades (exames vestibulares):

  • UFSCar (Desde 2010, a instituição utiliza exclusivamente o SiSU para todas as vagas)
  • UFABC (Desde 2009, a instituição utiliza exclusivamente o SiSU para todas as vagas)
  • UFTM (Desde 2009, a instituição utiliza exclusivamente o SiSU para todas as vagas)

Concursos e avaliações:

A Vunesp também realiza processos seletivos e avaliações para outras instituições, porém, as listadas acima são consideradas clientes permanentes. Ela também oferece serviços para órgãos privados, como o vestibular de Medicina da Uninove (Universidade Nove de Julho).

Exames vestibulares[editar | editar código-fonte]

Embora seja a responsável pelos processos seletivos de muitas instituições, os exames vestibulares aplicados pela Vunesp possuem algumas semelhanças estruturais. Como exemplo, pode-se citar o número de dias (três) para a aplicação das provas, a duração de cada dia (quatro horas) e o perfil de avaliação - uma dia com Questôes Gerais de múltipla escolha, outro com a Prova de Língua Portuguesa etc.

O principal vestibular realizado pela fundação é o da própria Unesp, realizado semestralmente. Nesse, as provas ocorrem em três dias. No primeiro, realiza-se a prova Conhecimentos Gerais, com 84 questões de múltipla escolha (cada pergunta possui cinco alternativas, das quais apenas uma é correta). No segundo, a prova de Conhecimentos Específicos, com 25 questões dissertativas (sem subdivisão em itens), de acordo com a área de opção do candidato (Humanidades, Ciências Exatas ou Ciências Biológicas). No último dia, a prova de Língua Portuguesa, com 10 questões dissertativas (também sem subdivisão) e uma proposta de redação, do gênero dissertação[4] .

A cada ano, aumenta a lista de instituições que terceirizam seus exames vestibulares, utilizando-se dos serviços da Vunesp, como a Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, o curso de Economia da FGV (Fundação Getúlio Vargas), a PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e o Colégio Engenheiro Juarez Wanderley (mantido pela Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica S. A.).

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]