W

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
W
Alfabeto latino básico
  Aa Bb Cc Dd  
Ee Ff Gg Hh Ii Jj
Kk Ll Mm Nn Oo Pp
Qq Rr Ss Tt Uu Vv
  Ww Xx Yy Zz  

A letra W (dáblio) é a vigésima terceira letra do alfabeto latino. Em português pode se chamar duplo V ou V dobrado[1] , que são nomes derivados do inglês "double-u".

Diferentemente do k e do y, o w não fazia parte do alfabeto português na fase pseudoetimológica, estando presente apenas em palavras estrangeiras; quando de seu aportuguesamento, foi substituída por u nas palavras de origem inglesa, ou por v, nas de origem alemã; ainda é empregada em palavras estrangeiras que não estejam devidamente aportuguesadas.[2]

No Brasil, o Formulário Ortográfico de 1943, substituiu o w em certos empréstimos linguísticos por v ou u dependendo do valor fonético.

O Acordo Ortográfico de 1990 restaurou a letra W no alfabeto português, sem, contudo, restaurar o seu uso prévio, que continuará restrito às abreviaturas, às palavras com origem estrangeira e a seus derivados. No Brasil, o AO-1990 entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 2009 e, findo o período de transição de quatro anos, passou a ser a única norma vigente a partir de 1º de janeiro de 2013.

Significados de W[editar | editar código-fonte]

Representações alternativas de W
Alfabeto radiotelefónico Código Morse
Whiskey ·––
ICS Whiskey.svg Semaphore Whiskey.svg W
Código internacional de sinais Telégrafo óptico Braille


Referências