WAV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
uspeform Audio File Format
(WAVE/WAV)
Extensão do arquivo .wav .wave
Desenvolvido por Microsoft e IBM
Lançamento 1991
Tipo de formato arquivo sonoro, arquivo recipiente
Arquivador de áudio
Variante de RIFF

WAV (ou WAVE), forma curta de WAVEform audio format, é um formato-padrão de arquivo de áudio da Microsoft e IBM[1][2] para armazenamento de áudio em PCs.

É uma variação do método de formatação de fluxo de bits RIFF para armazenar dados em blocos (chunks) e também parecido com os formatos IFF e o AIFF usados em computadores Macintosh.[3] Ambos WAVs e AIFFs são compatíveis com os sistemas operacionais Windows e Macintosh. São levadas em conta algumas diferenças nos processadores Intel como a ordem de bytes "little-endian". O formato RIFF age como um "empacotador" (wrapper) para vários codecs de compressão de áudio. É o principal formato usado nos sistemas Windows para áudio simples.

Apesar de um arquivo WAV poder conter áudio compactado, o formato mais comum de WAV contém áudio em formato de modulação de pulsos PCM (pulse-code modulation). O PCM usa um método de armazenamento de áudio não-comprimido (sem perda). Usuários profissionais podem usar o formato WAV para qualidade máxima de áudio. Áudio WAV pode ser editado e manipulado com relativa facilidade usando softwares.

Por ser um formato sem compressão, o WAV[4] ocupa um espaço muito grande de armazenamento,[5] o que pode ser resolvido convertendo o arquivo para outros formatos, tais como Vorbis, MP3 ou AAC. A conversão para tais formatos, entretanto, produz perda de dados. Considerando isso, arquivos WAV sem compressão podem ser convertidos para formatos de áudio com compressão sem perda, como FLAC.

Limitações[editar | editar código-fonte]

O formato WAV é limitado a arquivos menores de 4 GB, devido ao uso de inteiros de 32 bits para gravar o campo de tamanho no cabeçalho de arquivo (alguns programas limitam o tamanho do arquivo para 2 GB). Apesar disto ser equivalente a aproximadamente 6.6 horas de áudio em qualidade de CD (44.1 kHz, 16-bit estéreo), em algumas situações é necessário ultrapassar esse limite. O formato W64 foi então criado para usar no Sound Forge. O seu cabeçalho de 64 bits permite gravações muito mais longas. Este formato pode ser convertido usando a biblioteca libsndfile.

O formato RF64, especificado pela União de Transmissão Européia (European Broadcasting Union), também foi criado para resolver esse problema.

CDs de Áudio[editar | editar código-fonte]

CDs de áudio não usam WAV como formato de som. Em vez disso, usam o Red Book Audio. O ponto em comum é que ambos têm o áudio codificado em PCM. WAV é um formato de arquivo de dados para uso no computador. Se o som de um CD de áudio for codificado como um arquivo WAV e, em seguida, esse arquivo for gravado num CD-R (no formato ISO), não será possível ouvi-lo em um aparelho de som que foi projetado para tocar CDs de áudio.

Referências

  1. «WAVE Audio File Format» (em inglês). Digital Formats. Consultado em 7 de Agosto de 2016 
  2. Waters, Dan. «Intro to Audio Programming, Part 2: Demystifying the WAV Format» (em inglês). MSDN. Consultado em 7 de Agosto de 2016 
  3. «WAVE PCM soundfile format» (em inglês). soundfile++. Consultado em 7 de Agosto de 2016 
  4. «WAV». 12 de novembro de 2018. Consultado em 10 de maio de 2021 
  5. «Saiba quais são as principais diferenças entre formatos de áudio». Tecmundo. 24 de Janeiro de 2011. Consultado em 7 de Agosto de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]