Wikipédia:Wikipédia na Universidade/Guia do Estudante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guia de formatação da Wikipédia
Bem-vindo à Wikipédia
Avaliando a qualidade dos artigos da Wikipédia

Sobre o Programa Wikipédia no Ensino[editar código-fonte]

O objetivo do projeto é estimular estudantes, professores e universidades a utilizarem a Wikipédia como uma ferramenta de ensino, capacitando novos wikipedistas, desenvolvendo habilidades e competências, produção colaborativa de conhecimento livre, e principalmente contribuindo para a melhoria da qualidade da Wikipédia em português.

O Programa teve início em 2010 nos Estados Unidos e Canadá e hoje acontece em diversos países de todo o mundo com o envolvimento de voluntários do movimento Wikimedia e parcerias com escolas, universidades e instituições de ensino em geral. A Wikimedia Foundation coordena projetos locais do Programa e realiza parcerias em países como o Brasil, Índia, Egito, Estados Unidos, Canadá. No Brasil, algumas experiências lideradas por professores universitários foram realizadas antes mesmo do início das atividades da Wikimedia Foundation no país, que tiveram início em janeiro de 2012 com o desenvolvimento de um piloto que contou com o envolvimento de 5 universidades. Atualmente, o programa está sendo expandido em diversos países, incluindo o Brasil.

O que é a Wikipédia?[editar código-fonte]

A Wikipédia é uma enciclopédia online livre construída colaborativamente por voluntários. Por ser livre, entende-se que qualquer verbete dessa obra pode ser copiado, modificado e distribuído, desde que seu conteúdo seja creditado ou obras derivadas possuam uma mesma licença de uso. Para inserir material na Wikipédia, deve-se obedecer um conjunto de critérios, normas e politicas, como qualquer outra publicação similar. Um dos pressupostos para se escrever bons verbetes enciclopédicos é perceber que eles deverão referir-se apenas a fatos, asserções, teorias, afirmações, opiniões e argumentos que já tenham sido publicadas por fontes reputadas. Sendo o objetivo da Wikipédia tornar-se uma enciclopédia completa e fiável, os editores deverão citar fontes fiáveis para que as suas edições possam ser verificadas pelos leitores e por outros editores.

Políticas e recomendações da Wikipédia[editar código-fonte]

  • Quais são as políticas e recomendações básicas da Wikipédia?
  • Como direitos autorais e plágio são tratados na Wikipédia?

Pilares da Wikipédia[editar código-fonte]

Para saber mais sobre cada um dos 5 pilares da Wikipédia, digite no campo de busca WP:5.

Esses cinco princípios são fundamentais sobre como a Wikipédia funciona e servem como base para você e seus estudantes, da mesma forma como funciona para editores experientes ("wikipedistas").

Os cinco pilares da Wikipédia são:

  1. A Wikipédia é uma enciclopédia
  2. A Wikipédia rege-se pela imparcialidade
  3. A Wikipédia é uma enciclopédia de conteúdo livre
  4. Editores da Wikipédia devem tratar-se de maneira respeitosa e civilizada
  5. A Wikipédia não possui regras fixas

As três principais diretrizes[editar código-fonte]

O conteúdo da Wikipédia é determinada pelas três principais diretrizes: 1. verificabilidade, 2. imparcialidade e o 3. não são aceitas pesquisas inéditas. Conjuntamente, estas diretrizes determinam o tipo e a qualidade do material que é passível de publicação na Wikipédia. Considerando que estas três diretrizes são mutuamente complementares, elas não devem ser interpretadas isoladamente e os editores devem, portanto, familiarizar-se com todas as três. Os princípios em que estas três diretrizes estão fundamentadas não são negociáveis ao nível da Wikipédia lusófona e não podem ser alterados por outras recomendações, votações ou consenso da comunidade de editores. Apenas são negociáveis ao nível da Wikimedia Foundation.

1. Verificabilidade: cite fontes confiáveis[editar código-fonte]

Para saber mais sobre verificabilidade, digite no campo de busca WP:V.

Diferentemente das enciclopédias tradicionais, que ganham legitimidade através de sua marca ou das credenciais acadêmicas de seus autores, a Wikipédia deve contar com a confiabilidade de suas informações. Os leitores devem estar seguros que que a informação não foi "inventada". Um jeito de assegurar aos leitores é direcioná-los para a melhor fonte de informação, onde eles podem verificar a informação, se assim quiserem. Wikipedistas gostam de dizer que o limite para inclusão na enciclopédia é "verificabilidade, não verdade." Isto é, só podemos incluir informações que foram publicadas em algum outro local por fontes confiáveis que os leitores podem verificar por si mesmos. Nossa política, portanto, proíbe a publicação de opiniões de wikipedistas individuais.

Como exemplo, veja o seguinte parágrafo com informações erradas, modificado a partir de um verbete sobre migração nordestina:

Agora como está escrito no verbete original de onde foi retirado e modificado, migração nordestina, onde ele possui as devidas referências onde o leitor poderá consultar:

É fundamental que toda e qualquer informação inserida pelo estudantes possua uma fonte fiável. Devido a natureza da Wikipédia, onde qualquer um pode editar, vimos como é fácil termos um parágrafo modificado e com informações falsas, o que enfatiza a importância de citar as fontes.

2. Imparcialidade[editar código-fonte]

Para saber mais sobre o princípio da imparcialidade, digite no campo de busca WP:PDI.

Os verbetes da Wikipédia devem ser imparciais, ou seja, ao lidar com assuntos controversos, devem ser escritos em uma forma com a qual ambos (ou todos) os lados envolvidos possam concordar com ele. Ou seja, os verbetes devem representar as diferentes visões sobre um assunto, incluindo-as e definindo claramente onde há conflitos e quais são os lados da disputa. Por exemplo, ao lidar com temas religiosos, o verbete deve estar escrito de forma a que seguidores da religião em questão, seguidores de outras religiões, ateus e agnósticos possam aceitá-lo.

3. Não publique pesquisa inédita[editar código-fonte]

Para saber mais sobre a proibição de publicar pesquisa inédita, digite no campo de busca WP:NPI.

A Wikipédia não é lugar para hospedar e publicar pesquisas inéditas, ou seja, os verbetes não devem conter dados ou informações em seu formato original (fontes primárias) ou teorias, métodos e soluções de problemas que não tenham sido anteriormente publicados em veículos adequados e reconhecidos como fontes fiáveis sobre o tema que está sendo escrito.

Trabalhos atribuídos aos estudantes em geral requerem uma pesquisa original, que se tenha um ponto de vista e argumente sobre ele. No entanto, a Wikipédia é uma fonte terciária de informação - uma seleção e compilação de fontes secundárias sobre um determinado assunto.

Relevância enciclopédica[editar código-fonte]

Para saber mais sobre os critérios de notoriedade da Wikipédia, digite no campo de busca WP:N.

O assunto do verbete que seu estudante vai editar é relevante o suficiente para ser um verbete enciclopédico? É importante que o docente ajude os estudantes, principalmente os que estão começando seus estudos, a identificar os verbete relacionados ao tema da disciplina que possuem uma relevância enciclopédia. Em alguns casos, os alunos poderão precisar justificar para outros wikipedistas por que o tema do verbete é relevante para uma enciclopédia e deve permanecer na Wikipédia.

É importante destacar que milhares de páginas são adicionadas à Wikipédia todos os dias. E editores voluntários da Wikipédia trabalham duro para checar cada uma dessas páginas para determinar se elas são apropriados ou não para uma enciclopédia. Relevância é um dos principais critérios para suas decisões em manter ou não um verbete.

Direitos autorais, conteúdo livre e plágio[editar código-fonte]

Para saber mais sobre direitos de autor na Wikipédia, digite no campo de busca WP:DA.

Conteúdo livre: Todos os textos da Wikipédia estão disponíveis nos termos de uma licença autoriza qualquer um a criar, copiar, modificar e distribuir o conteúdo da Wikipédia, com a condição de conservar esta mesma licença em usos posteriores, assim como creditar os autores originais. As suas contribuições também não devem violar nenhum direito autoral, nem serem incompatíveis com o licenciamento da Wikipédia. Como nenhum verbetes possui dono e ninguém tem o controle de um verbetes em particular, todo o conteúdo inserido na Wikipédia pode ser modificado e redistribuído sem aviso prévio por qualquer pessoa, inclusive de forma comercial.

Direitos autorais: Na Wikipédia seguimos uma política muito rigorosa em relação aos direitos autorais e não é permitida a cópia de conteúdo que possua todos seus direitos reservados. O que isso significa? Os direitos do autor estão protegidos por legislação adotada por todos os países do mundo e se um autor se sentir lesado pode processar a Wikimedia Foundation, organização sem fins lucrativos que mantém a Wikipédia. No entanto, que o que está protegido por direitos do autor é a expressão artística ou formal da informação e não a própria informação. Isso significa que você pode utilizar a informação obtida de fontes exteriores, desde que a expresse pelas suas palavras. Ou seja: não é permitido copiar os textos, mas pode-se reutilizar a informação neles contida.


Começando com pequenas tarefas na wiki[editar código-fonte]

No caso do professor reservar uma ou mais aulas para atividades de introdução à Wikipédia com o auxílio do embaixador de campus, wikipedistas experientes ou monitores que foram orientados para dar suporte aos estudantes e ao professor, você deve fazer algumas pequenas tarefas:

  1. Abra uma conta na Wikipédia: é importante que você tenha uma conta com antecedência, pois em geral há uma limitação de abertura de 6 contas no mesmo local num período de 24 horas (quando os computadores usam o mesmo endereço IP). Aqui está um vídeo explicando como abrir a conta http://tinyurl.com/videoswikipedia (não esqueça de colocar um e-mail, ele será útil mais para frente para você receber mensagens).
  2. Ajuste para receber e-mails: a sua página de discussão será o principal canal de comunicação para os embaixadores e monitores se comunicarem com você. Após abrir uma conta na Wikipédia, entre em Preferências (link no topo da tela após autenticado, isto é, "logado") e, no final dessa página, na seção Opções de e-mail, ative os campos "Receber e-mail quando a minha página de discussão for editada" e "Receber e-mail quando uma página da minha lista de páginas vigiadas for alterada", clicando em Salvar em seguida. Sempre que alguém alguém contatá-lo através de sua página de discussão, você passará a receber um e-mail (veja aqui um vídeo sobre o uso das páginas de discussão: http://tinyurl.com/videoswikipedia).
  3. Pequenos exercícios no wiki: após abrir sua conta, faça alguns testes de edição no wiki. Algumas sugestões são:
    1. Coloque alguma informação sobre você na sua página de usuário
    2. Numa página de testes, tente se familiarizar um pouco com a linguagem da wiki. Nesse pequeno Guia de Edição, você encontrará os principais elementos da linguagem de formatação wiki e aqui está um breve vídeo que você pode seguir: http://tinyurl.com/videoswikipedia.

Onde pedir ajuda[editar código-fonte]

Café dos novatos[editar código-fonte]

Fig. 1 Entrando no Café dos novatos

Café dos novatos: Na primeira aula envolvendo atividades na Wikipédia, o embaixador de campus responsável pela disciplina o ensinará como você pode tirar uma dúvida através do Café dos novatos. Esse é o primeiro lugar onde você deve pedir ajuda. Após entrar na Wikipédia com seu nome de usuário e senha, na barra superior direita (Fig. 1 ao lado), digite WP:Café dos novatos (note que o nome será sugerido à medida que você digita), e pressione Enter.

Fig. 2 Clique no local indicado para criar um tópico

Colocando sua pergunta: Após entrar no Café dos novatos, clique no local indicado para criar um tópico. Você irá para uma tela onde precisa inserir um assunto sobre suas dúvidas e o texto, como na figura 2 ao lado. Tente ser o mais claro qual é sua dúvida ou dificuldade que está encontrando para editar um artigo na Wikipédia.

Não esqueça de, no final de sua pergunta, colocar os quatro tiles (~~~~) para que você possa ser identifica e um embaixador online, caso necessário, entre em contato para auxiliá-lo. Uma conversa poderá surgir abaixo de sua pergunta, com vários voluntários. Veja nas figuras 3 e 4 as etapas da sua pergunta sendo criada e uma resposta dada por um wikipedista.

Fig. 3 Coloque um assunto sobre sua dúvida e não esqueça de assinar sua mensagem com os quatro tiles no final ~~~~.
Fig. 4 Aguarde para um voluntário ajudá-lo, como ocorreu nesse exemplo.

Embaixadores online[editar código-fonte]

Além do embaixador ou embaixadores de campus responsáveis pela disciplina, que está disponível para ajudá-lo presencialmente dentro da sala de aula nos dias combinados com o professor ou num horário extra-aula também a ser combinado, há também wikipedistas que o auxiliarão online, os embaixadores online. Você pode contatar um embaixador online disponível através de suas páginas de discussão. Se alguma dúvida sua não foi resolvida a tempo através do Café dos novatos ou se gostaria de tirar uma dúvida diretamente com um wikipedista experiente, acesse a página http://educacao.wikimedia.org e clique na aba Embaixadores online. Você verá uma lista de pessoas disponíveis para tirar suas dúvidas através 1. de sua página de discussão ou 2. por e-mail. Você também pode pedir para esse voluntário ser seu mentor, clicando no botão escolher como mentor e deixando algum recado ou até mesmo diretamente uma dúvida através de sua página de discussão (o embaixador de campus explicará como usar uma página de discussão ou você pode ver esse vídeo).

Grupo no facebook[editar código-fonte]

Você também pode tirar suas dúvidas usando um grupo do facebook.

Se nenhum dos canais anteriores foi efetivo, você ainda pode usar o grupo do facebook Contribua com a Wikipédia, destinado a auxiliar as pessoas sobre como editar na Wikipédia. Coloque nele suas dúvidas e voluntários tentarão ajudar.