WWE World Heavyweight Championship

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
WWE World Heavyweight Championship

Brock Lesnar como campeão mundial dos pesos-pesados da WWE.
Detalhes
Atual(is)
campeão(ões)
Brock Lesnar
Promoção WWE
Data da
criação
29 de abril de 1963
Outros
nomes
  • WWWF World Heavyweight Championship
  • WWWF Heavyweight Championship
  • WWF Heavyweight Championship
  • WWF World Heavyweight Championship
  • WWF Championship
  • Undisputed WWF Championship
  • WWE Undisputed Championship
  • Undisputed WWE Championship
  • WWE Championship

O WWE World Heavyweight Championship é um título mundial de pesos-pesados de wrestling profissional disputado na WWE. O título foi criado em 1963, na WWF. Após o Raw e o SmackDown se tornarem divisões distintas em 2002, o título se tornou exclusivo de uma das delas, dependendo do campeão. Porém em 2013 o WWE Championship foi unificado com o World Heavyweight Championship, se tornando no único título mundial da empresa, podendo ser defendido em qualquer programa. Atualmente o campeão é Brock Lesnar

Origem[editar | editar código-fonte]

O WWE Championship foi criado em 1963, com Buddy Rogers se tornando o primeiro campeão. No entanto, sua origem é atribuída à eventos que começaram na National Wrestling Alliance (NWA), uma promoção com diversas subsidiárias. Na década de 1950, Capitol Wrestling Corporation (CWC) era uma das subsidiárias da NWA e, em 1963, executivos da CWC passaram a controlar a NWA. Nessa época, Buddy Rogers era Campeão Mundial dos Pesos-Pesados da NWA, o campeão geral da NWA, até 24 de janeiro, quando Lou Thesz derrotou Rogers pelo título. A CWC se separou da NWA, se tornando World Wide Wrestling Federation (WWWF). O WWWF World Heavyweight Championship foi criado e dado a Rogers após um torneio fictício no Rio de Janeiro, onde teria derrotado Antonino Rocca. Novamente afiliada à NWA, a WWWF foi renomeada World Wrestling Federation (WWF) em 1979, e depois de se separar definitivamente da NWA em 1983, o título foi renomeado WWF World Heavyweight Championship, mais tarde simplificado para WWF Championship no início da década de 1990.

Proeminência[editar | editar código-fonte]

Em 1991, World Championship Wrestling (WCW), outra subsidiária da NWA, criou o WCW World Heavyweight Championship para complementar o título geral da NWA. WCW logo se separou da NWA e cresceu até se tornar uma rival da WWF. Ambas as organizações passaram a competir por audiência, em um período de tempo conhecido como Monday Night Wars. Ao fim da disputa por audiência, WCW começou um declínio financeiro, que culminou em março de 2001, com a WWF comprando a WCW.[1] Como resultado, a WWF adquiriu a videoteca da WCW, o elenco de lutadores, os títulos e outros bens. Com os lutadores da WCW se unindo à WWF, o WCW Championship foi unificado ao WWF Championship, no pay-per-view Vengeance em dezembro de 2001.[2] No evento, Chris Jericho derrotou The Rock e Stone Cold Steve Austin para ganhar o WCW Championship e o WWF Championship. Consequentemente, Chris Jericho foi nomeado o último Campeão da WCW e Campeão Undisputed da WWF.[3] [4]

Título Undisputed[editar | editar código-fonte]

Em 2002, o elenco da WWF duplicou após a contratação de lutadores da WCW e ECW. Como resultado, a WWF dividiu o elenco em duas divisões: Raw e SmackDown!, atribuindo títulos exclusivos para cada programa.[5] Em maio de 2002, a WWF foi renomeada World Wrestling Entertainment (WWE) e o título se tornou WWE Undisputed Championship. Após essas mudanças, o WWE Undisputed Championship continuou a não se afiliar a nenhum dos programas exclusivamente. Após a atribuição de Eric Bischoff e Stephanie McMahon como Gerentes Gerais do Raw e do SmackDown respectivamente, Stephanie McMahon contratou o então-Campeão Undisputed da WWE Brock Lesnar para o SmackDown, deixando o Raw sem um título mundial.[6] [7] Em 2 de setembro, Eric Bischoff anunciou a criação do World Heavyweight Championship. O título passou a ser conhecido, novamente, como WWE Championship.[8]

Divisões[editar | editar código-fonte]

Um WWE Draft anual foi criado, com o elenco de lutadores da WWE sendo transferidos entre o Raw e o SmackDown.[9] Após três anos no SmackDown, o WWE Championship foi transferido para o Raw durante o WWE Draft Lottery de 2005, quando o Campeão da WWE John Cena foi transferido para o Raw enquanto o Campeão Mundial dos Pesos-Pesados Batista foi transferido para o SmackDown.[10] Em 11 de junho de 2006, Rob Van Dam usou seu contrato de Money in the Bank no ECW One Night Stand por uma luta pelo WWE Championship contra Cena. Rob Van Dam derrotou John Cena para ganhar o WWE Championship, movendo o título para a divisão ECW. Em 3 de julho, Edge derrotou John Cena e Rob Van Dam para ganhar o WWE Championship. Como Edge era do Raw, o título foi novamente transferido para lá. Após o Draft de 2008, o Campeão da WWE Triple H foi transferido para o SmackDown, levando consigo o WWE Championship.[11] No ano seguinte, durante o Draft de 2009, Triple H foi transferido de volta para o Raw, levando novamente o WWE Championship.

Em julho de 2011, CM Punk se envolveu em uma história onde ele prometeu abandonar a WWE com o WWE Championship com o fim de seu contrato em 17 de julho de 2011 (data do Money in the Bank de 2011). No evento, Punk derrotou Cena para ganhar o título, deixando a companhia com o cinturão. Com o título vago por Vince McMahon, Rey Mysterio ganhou um torneio ao derrotar The Miz na final, em 25 de julho, sendo coroado o novo Campeão da WWE, perdendo o título para Cena na mesma noite. No entanto, Punk voltou à WWE com seu título, criando uma ambiguidade e disputa pelo título, com dois campeões legítimos. No SmackDown de 29 de julho, o COO Triple H anunciou que ambos os campeões eram legítimos.[12] No SummerSlam, Punk derrotou Cena para se tornar o campeão de fato. Momentos depois, Punk perdeu o título para Alberto Del Rio.

Cinturões customizados[editar | editar código-fonte]

Cinturões customizados foram criados especialmente para certos campeões:

  • "Superstar" Billy Graham (alça de couro vermelha)
  • The Ultimate Warrior (alças de couro brancas, azuis e roxas)
  • Sgt. Slaughter (alça de couro roxa)
  • "Stone Cold" Steve Austin (cinturão com uma caveira)
  • John Cena (cinturão com o logotipo da WWE girável)
  • Edge (logotipo modificado para "Rated-R Superstar")
  • The Miz (moveu o logotipo em 180°, simulando um "M")
  • The Rock (estreou um novo título, com placas de "Brahma Bull")
  • John Cena (com placas de "Hustle, Loyalty, Respect" (esquerda) e "U ₡ ME" (à direita) logos de John Cena)
  • Randy Orton (placas com o símbolo de Orton e as iniciais RKO)
  • Daniel Bryan (placas com as mãos de Bryan apontando para o alto e 3x as palavras "Yes" em cada uma)
  • Randy Orton (placas com o símbolo de Orton e as iniciais RKO)
  • versão muito maior do cinturão foi criada para André the Giant antes do WrestleMania III, mesmo ele nunca tendo usado o cinturão. Uma nova versão foi criada para The Rock, com seu logotipo Brahma Bull no centro, mas nunca foi usado.[13] Edge também criou um novo título, mas por uma questão de tempo, nunca foi usado.[14]

O cinturão girável de Cena se tornou o design primário do WWE Championship desde 11 de abril de 2005, no entanto, desde o No Mercy de 2007, o centro não gira. O cinturão original mostrava a divisão do título, com um "SmackDown", sendo depois substituído por "Mon-Nite Raw" quando Cena foi transferido para o Raw. Quando Triple H levou o título ao SmackDown em 2008, essas plaquetas foram substituídas por uma escrita "WWE Champion".

No Raw de 18 de fevereiro de 2013, The Rock revelou um novo cinturão. O novo título (parcialmente criado pelos Orange County Choppers)[15] possui uma alça preta com grandes diamantes encrustados no logotipo da WWE, com a palavra "CHAMPION" gravada logo abaixo. O título, na época, possuia placas personalizadas de "Brahma Bull".[16] [17] Quando John Cena ganhou o título no WrestleMania 29, as placas foram substituídas por símbolos relacionados à Cena. Os símbolos foram mudados para as iniciais/movimento de finalização de Randy Orton, RKO, quando este ganhou o título no SummerSlam de 2013.

Reinados[editar | editar código-fonte]

O WWE Championship foi o primeiro título mundial introduzido à WWE em 1963. O campeão inaugural foi Buddy Rogers, e desde então houve 43 campeões oficiais diferentes.[18] O reinado mais longo foi o de Bruno Sammartino, que durou impressionantes 2803 dias, de 17 de maio de 1963 à 18 de janeiro de 1971 (aliás, ele é também o campeão por mais tempo; somando seus dois reinados, ele tem 4040 dias como campeão). O reinado mais curto foi o de Andre the Giant, que durou oficialmente apenas 30 segundos (ele é também o campeão por menos tempo). O campeão mais jovem foi Brock Lesnar, ganhando o título aos 25 anos. O campeão mais velho foi Mr. McMahon, ganhando o título aos 54 anos. O campeão mais baixo e mais leve foi Rey Mysterio, com seus 1,68 m de altura e 79 kg de peso.No Money in the Bank de 2014, John Cena conquista o WWE World Heavyweight Championship pela 15ª Vez, derrotando Kane, Randy Orton, Cesaro, Roman Reigns, Alberto Del Rio, Bray Wyatt e Sheamus, em uma Money in the Bank Ladder Match, na qual os cinturões estavam em jogo, devido a lesão que o último campeão, Daniel Bryan sofreu.No SummerSlam Brock Lesnar derrotou John Cena e no Raw na noite seguinte Lesnar apresentou uma nova versão do título com o novo logotipo da WWE . Lesnar irá defender o cinturão contra John Cena no Night of Champions.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. WWE Entertainment, Inc. acquires WCW from Turner Broadcasting WWE Corporate (2001-03-23). Visitado em 2008-05-24.
  2. WCW World Champion - Chris Jericho at WWE.com
  3. WWWF/WWF/WWE World Heavyweight Title Wrestling-titles.com. Visitado em 2007-03-18.
  4. Clayton, Corey (2007-09-06). World Heavyweight Championship turns five years old World Wrestling Entertainment. Visitado em 2008-12-23.
  5. WWE Entertainment To Make RAW and SMACKDOWN Distinct Television Brands.
  6. Brock Lesnar Biography at SLAM! Sports SLAM! Sports: Wrestling Canadian Online Explorer. Visitado em 2008-12-21. "After the July 22nd edition of Raw, Lesnar defected to Stephanie McMahon's Smackdown brand. A month later, at SummerSlam 2002, Brock Lesnar defeated the Rock to become the WWE Champion, but while the previous title-holders had moved between Raw and Smackdown, Lesnar decided to remain exclusively on Smackdown, forcing Eric Bischoff's Raw brand to create its own World Championship."
  7. Vince Mcmahon Biography at SLAM! Sports SLAM! Sports: Wrestling Canadian Online Explorer. Visitado em 2008-12-21. "The entire WWE roster was broken up into two separate camps, with some rivalry (especially between future General Managers Eric Bischoff and Stephanie McMahon) occurring."
  8. Nemer, Paul (2002-09-02). Full WWE RAW Results - 9/2/02 WrestleView. Visitado em 2008-12-20.
  9. Dee, Louie (2007-06-07). Draft History World Wrestling Entertainment. Visitado em 2008-12-21.
  10. 2005 WWE Draft Lottery World Wrestling Entertainment (2005-06-13). Visitado em 2008-12-21.
  11. Sitterson, Aubrey (2008-06-23). A Draft disaster WWE. Visitado em 2008-12-20.
  12. SmackDown results: Truth and Consequences WWE. Visitado em 2011-07-30.
  13. "7 Championship Secrets Finally Revealed". (July 2009). WWE Magazine, p. 37.
  14. Robinson, Jon. Edge Interview 2 pp.. Visitado em 2006-11-18.
  15. http://www.wwe.com/inside/the-making-of-the-new-wwe-title-26092146/page-2
  16. http://www.wwe.com/shows/raw/2013-02-18/wwe-raw-results-26092607/page-13
  17. http://www.411mania.com/wrestling/news/274043/[PHOTO]-Check-Out-a-Full-Look-at-the-New-WWE-Heavyweight-Title.htm
  18. WWE Championship Title History WWE. Visitado em 2008-10-17.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]