Wachuma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde abril de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.


Como ler uma caixa taxonómicaWachuma
Trichocereus pachanoi

Trichocereus pachanoi
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Cactaceae
Género: Echinopsis
Espécie: Echinopsis pachanoi
Sinônimos
Trichocereus pachanoi

Echinopsis pachanoi, conhecida como Wachuma e São Pedro, é um cacto originário dos Andes. Wachuma significa, na língua Quíchua, "ébrio e consciente". O nome São Pedro tem origem no catolicismo, quando fala-se de morte, em alusão à transcendência que a planta proporciona com o papel de São Pedro do cristianismo. Estudos arqueológicos remetem a origem do seu uso a pelo menos 2.000 anos na cultura Chavin. Já foram identificadas algumas variedades ou adaptações as diversas regiões andinas no sul do Equador (Var. KK339 e KK591) e norte do Peru (Var. KK2150).

Efeitos[editar | editar código-fonte]

Segundo Trenary K. autor do livro "História da mescalina", o uso ritual desse cacto (Trichocereus pachanoi) foi documentado pela primeira vez, no Equador em 1945, identificando a mescalina como seu elemento ativo.

Os efeitos experimentados devem-se tanto ao contexto ritual em que é empregado como a uma substância chamada mescalina, presente nessa e em outras plantas, sendo a mais conhecida o peiote, também um cactus. A dose eficaz para a mescalina é de 300 a 500 mg e os efeitos duram aproximadamente de 10 a 12 horas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Echinopsis pachanoi
Commons
O Commons possui multimídias sobre Wachuma
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Wachuma

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Calderon, Eduardo; Cowan, Richard; Sharon, Douglas; Sharon, F. Kaye. Eduardo el curandero: las palabras de un curador peruano. The words of a peruvian healer. Califórnia, Berkeley, North Atlantic Books (1988) 1999 Amazon preview, 2013
  • Heaven, Ross. Cactus of Mystery: The Shamanic Powers of the Peruvian San Pedro Cactus. Rochester, Vermont, Park Street Press, 2013 Scribd preview, 2013
  • Heaven, Ross. The Hummingbird's Journey to God: Perspectives on San Pedro, the Cactus of Vision & Andean Soul Healing Methods. UK. O Books / John Hunt Publishing, 2009 Google Books, 2013

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cactos, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.