Wall Street (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wall Street
Wall Street (PT)
Wall Street - Poder e Cobiça (BR)
1987 • cor • 125 min 
Direção Oliver Stone
Roteiro Oliver Stone
Elenco Michael Douglas, Charlie Sheen, Daryl Hannah, Martin Sheen, Terence Stamp
Género drama
País  Estados Unidos
Idioma inglês
Cronologia
Último
Último
Wall Street: Money Never Sleeps
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Wall Street (br: Wall Street - Poder e Cobiça) é um filme dos Estados Unidos, realizado em 1987 por Oliver Stone e que conta com as participações de Michael Douglas, Charlie Sheen, Daryl Hannah e Martin Sheen.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme mostra os bastidores do mundo dos grandes negócios da década de 1980, seguindo um ambicioso e jovem corretor da bolsa, Buddy Fox (Charlie Sheen), que sonha em conhecer o seu ídolo, Gordon Gekko (Michael Douglas) um milionário ganancioso e frio, que ignora os sentimentos quando se trata de negócios. Quando surge essa oportunidade, Fox vê-se atraído para o mundo altamente lucrativo das negociações a partir de informações privilegiadas . Após alguns negócios, Bud consegue adquirir o estilo de vida sempre desejado, e acaba por se envolver com uma decoradora, que já tinha tido um caso com Gekko. Porém, Bud acaba por descobrir que o preço a pagar por esta ascensão meteórica é demasiado alto, afetando não só a sua consciência mas também seu estilo de vida, pois corre o risco de ir preso.

O filme evidencia a busca pelo mito, entendido como a ascese capitalista representada pelo acúmulo de riqueza e poder nas mãos de poucos e seletos indivíduos, através da valorização da ganância e da cobiça.

Gordon Gekko (Michael Douglas) tornou-se um símbolo do especulador inescrupuloso e imortalizou algumas frases como "A ganância é boa" e "O dinheiro nunca dorme" (essa última virou subtítulo da continuação Wall Street: Money Never Sleeps de 2010, que não obteve o sucesso do filme original).

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Estados Unidos Oscar

Estados Unidos Globo de Ouro

Itália David di Donatello

Estados Unidos Framboesa de Ouro

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.