Wall Street (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Wall Street
Wall Street (PT)
Wall Street - Poder e Cobiça (BR)
 Estados Unidos
1987 • cor • 125 min 
Direção Oliver Stone
Roteiro Oliver Stone
Elenco Michael Douglas, Charlie Sheen, Daryl Hannah, Martin Sheen, Terence Stamp
Género drama
Idioma inglês
Cronologia
Último
Último
Wall Street: Money Never Sleeps
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Wall Street (br: Wall Street - Poder e Cobiça) é um filme dos Estados Unidos, realizado em 1987 por Oliver Stone e que conta com as participações de Michael Douglas, Charlie Sheen, Daryl Hannah e Martin Sheen.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme mostra os bastidores do mundo dos grandes negócios da década de 1980, seguindo um ambicioso e jovem corretor da bolsa, Buddy Fox (Charlie Sheen), que sonha em conhecer o seu ídolo, Gordon Gekko (Michael Douglas) um milionário ganancioso e frio, que ignora os sentimentos quando se trata de negócios. Quando surge essa oportunidade, Fox vê-se atraido para o mundo altamente lucrativo das negociações a partir de informações privilegiadas . Após alguns negócios, Bud consegue adquirir o estilo de vida sempre desejado, e acaba por se envolver com uma decoradora, que já tinha tido um caso com Gekko. Porém, Bud acaba por descobrir que o preço a pagar por esta ascensão meteórica é demasiado alto, afetando não só a sua consciência mas também seu estilo de vida, pois corre o risco de ir preso.

O filme evidencia a busca pelo mito, entendido como a ascese capitalística representada pelo acúmulo de riqueza e poder nas mãos de poucos e seletos indivíduos, através da valorização da ganância e da cobiça.

Gordon Gekko (Michael Douglas) tornou-se um símbolo do especulador inescrupuloso e imortalizou algumas frases como "A ganância é boa" e "O dinheiro nunca dorme" (essa última virou subtítulo da continuação Wall Street: Money Never Sleeps de 2010, que não obteve o sucesso do filme original).

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Estados Unidos Oscar

Estados Unidos Globo de Ouro

Itália David di Donatello

Estados Unidos Framboesa de Ouro

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.