Waloddi Weibull

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Navegação no histórico de edições: ← ver edição anterior (dif) ver edição seguinte → (dif) ver última edição → (dif)

Ernst Hjalmar Waloddi Weibull (18 de Junho de 1887-Annecy, 12 de Outubro de 1979) foi um engenheiro e matemático sueco. É reconhecido pelo seu trabalho na área da fadiga de materiais e na estatística pelos seus estudos sobre a distribuição de Weibull.

Biografia

Waloddi Weibull nasceu numa família de imigrantes alemães originária de Schleswig-Holstein. Conta na família numerosos historiadores conhecidos, como Curt Weibull.

Ingressa em 1904 na marinha sueca seguindo o curso no Real Instituto de Tecnologia em Estocolmo. Em 1924 torna-se professor e oito anos depois completa o doutoramento na Universidade de Uppsala. Empregado em várias instituições suecas ou alemãs como investigador (rolamentos, ferramentas mecânicas, etc.) e consultor de engenharia.

Em 1914, partiu numa expedição no navio Albatroz, de investigação científica, pelo Mar Mediterrâneo, mar das Caraíbas e no oceano Pacífico. Escreveu o seu primeiro artigo sobre a propagação das ondas explosivas. Desenvolveu uma técnica baseada na explosão de cargas para caracterizar a natureza e espessura dos fundos oceânicos, técnica ainda hoje usada na exploração petrolífera offshore.

Em 1939, publicou o seu trabalho sobre a distribuição de Weibull, utilizada em probabilidades e estatística. Em 1941, foi nomeado professor de física aplicada no Real Instituto de Tecnologia, graças à empresa de fabrico de armas Bofors. Publicou numerosos trabalhos sobre resistência de materiais.

Em 1951 apresentou o seu mais célebre estudo perante a American Society of Mechanical Engineers, a partir de sete estudos de caso.

Os seus trabalhos foram recompensados com a medalha de ouro da ASME em 1972 e com a grande medalha de ouro da Academia Real de Ciências da Suécia em 1978 pelo conjunto do seu trabalho e mais de 70 publicações).

Ligações externas