Walter D'Ávila

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Agosto de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Walter D'Ávila
Nascimento 29 de novembro de 1911
Porto Alegre, RS
Morte 19 de abril de 1996 (84 anos)
Rio de Janeiro, RJ
IMDb: (inglês) (português)

Walter D'Ávila (Porto Alegre, 29 de novembro de 1911Rio de Janeiro, 19 de abril de 1996) foi um ator e humorista brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Começou no teatro e estreou na Rádio Sociedade Gaúcha de Porto Alegre em 1952. Foi para a televisão em 1957 na TV Rio e alcançou o sucesso no programa "Praça da Alegria", comandado por Manuel de Nóbrega na TV Record como "O Sabichão", um homem que lia os livros mudando o som ou acentuação das palavras dando-lhes outros significados geralmente completamente errados. Outro personagem famoso foi o "Seu Obturado", que só conseguia entender as anedotas que lhe contavam muito tempo depois (normalmente no final do quadro humorístico).

Trabalhou em vários programas de humor ao lado de Jô Soares, Renato Corte Real e Chico Anysio e fez uma novela, "Feijão Maravilha" na TV Globo. Seu último trabalho foi em "Escolinha do Professor Raimundo" como o "Baltazar da Rocha".

Era irmão da também atriz e comediante Ema D'Ávila.

Morreu de insuficiência cardíaca, às 10 horas e 50 minutos do dia 19 de abril de 1996, na Clínica Sorocaba, situada no bairro do Botafogo, no Rio de Janeiro, onde estava internado para tratamento de um câncer. Seu corpo foi sepultado no dia seguinte no Cemitério São João Batista[1] .

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. WALTER d'Ávila morre de insuficiência cardíaca. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 20 abr. 1996.
  2. Cinemateca Brasileira, Loucos por Música [em linha]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.