Walther Funk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Walther Funk
Nascimento 18 de agosto de 1890
Trakehnen
Morte 31 de maio de 1960
Düsseldorf
Nacionalidade alemão
Cargo Ministro da Economia
Presidente do Reichsbank

Walther Emanuel Funk (Trakehnen, 18 de agosto de 1890Düsseldorf, 31 de maio de 1960 ) foi um jornalista alemão. No período do Nazismo foi Ministro da Economia e presidente do Banco do Reich.

Editor de jornal na Alemanha dos anos 20, o nacionalista e anti-marxista Funk abandonou o jornalismo diário em 1931 para seguir Hitler e o Nacional-Socialismo. Devido a seu interesse pela política econômica, foi eleito suplente de deputado para o Reichstag em 1932 e dentro do Partido foi nomeado chefe o comitê de política econômica em dezembro do mesmo ano. Quando o Partido chegou ao poder em 1933, ocupou o cargo de chefe do Departamento de Imprensa do III Reich.

No restante da década de 30 sua carreira seguiu em alta, conquistando o Ministério da Economia e sendo empossado como Presidente do Reichsbank.

Ao fim da guerra, com a rendição alemã, Funk, apesar de estar seriamente doente, foi processado e julgado pelo Tribunal de Nuremberg por conspiração para cometer crimes contra a paz; planejar e iniciar guerra de agressão; crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Sua defesa de que apenas era um funcionário subalterno sem poder de decisão no regime foi prejudicada por evidências num documentário apresentado na corte e por sua própria biografia do tempo de guerra, que foram usadas contra ele e lhe custaram uma sentença de prisão perpétua.

Preso em Spandau com outros líderes nazistas, foi libertado em 1957 por questões de saúde, morrendo três anos depois.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.