Walvis Bay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Walvis Bay
Porto de Walvis Bay
Porto de Walvis Bay
Brasão oficial de Walvis Bay
Brasão
Lema: "IN VTRVMQVE PARATVS
(traduzido do latim, significa: 'Preparado para Ambos')
"
Localização de Walvis Bay na Namíbia
Localização de Walvis Bay na Namíbia
prefeito[1] {{{nome_líder}}}
População  
  Cidade 60.000[1]
Website: www.walvisbaycc.org.na/
Aeroporto de Walvis Bay
Flamingos-pequenos (Phoeniconaias minor) em Walvis Bay

Walvis Bay (do africâner Walvisbaai, que significa "Baía das Baleias"; em alemão, Walfischbucht) é uma importante cidade portuária na Namíbia.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Descoberta e ocupação[editar | editar código-fonte]

Em 1485, o navegador Português Diogo Cão chegou ao que chamou Cabo Cruz, a norte da baía.[2] Foi seguido por Bartolomeu Dias, que, em 8 de Dezembro de 1487, aportou com o navio Almirante São Cristóvão na baía, a qual denominou Golfo de Santa Maria da Conceição. Apesar das visitas, a região não foi reclamada para a coroa portuguesa.

A despeito de sua importância estratégica para a navegação e para a pesca, só em Janeiro de 1793 a região foi reclamada por uma potência europeia. No caso, pelos Países Baixos. Porém a administração neerlandesa durou menos de cem anos.

Domínio inglês e Tratado de Berlim[editar | editar código-fonte]

Depois de ocuparem a neerlandesa Colónia do Cabo, os ingleses tomaram conta também do porto de Walvis Bay em 12 de Março de 1878.

Na sequência da Conferência de Berlim, em 1885, a Alemanha passou a administrar o território do Sudoeste Africano, mas a região do porto de mar continuou nas mãos dos ingleses, de acordo com o estabelecido em tal conferência. Em 1910, Walvis Bay, como parte da província do Cabo, passou a pertencer à recém-nascida União Sul-Africana. Nessa altura, levantou-se uma disputa com a Alemanha sobre as fronteiras do enclave, que foi resolvida no ano seguinte, ficando Walvis Bay a ter, oficialmente, uma área de 1.124 km².

Durante a Primeira Guerra Mundial, as forças armadas sul-africanas levaram os alemães a abandonar a área em 1915 e Walvis Bay foi integrada no Sudoeste Africano, para o qual a União Sul-Africana obteve o mandato da Liga das Nações, mas excluindo a área do porto, que passou a ser administrada pela província do Cabo em 1971.

Anexação à Namíbia[editar | editar código-fonte]

Em 1990, o Sudoeste Africano tornou-se independente com o nome de Namíbia, mas Walvis Bay continuou sob controle da África do Sul até 28 de Fevereiro de 1994, depois de os proprietários locais aplicarem pressão na potência administrativa.

O acordo de cessão foi assinado oficialmente no governo de Nelson Mandela, passando ao domínio namíbio em 29 de fevereiro de 1994, juntamente com as ilhas dos Pinguins.[3]

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima da cidade é árido, com temperaturas variando entre 10º e 25º graus Celsius.[1]

Localização[editar | editar código-fonte]

A cidade se situa entre o deserto da Namíbia e o oceano Atlântico, no litoral central do país.

Língua[editar | editar código-fonte]

A língua oficial, como no resto do país, é o inglês. Contudo, outras línguas também são faladas, como africâner, oxiuambo, alemão, herero, khoekhoegowab, nama, lozi, cuangali, tisuana, português e castelhano.[1]

Referências

  1. a b c d e Adm. de Walvis Bay (2011). Welcome to Walvis Bay. Portal oficial da municipalidade de Walvis Bay. Página visitada em 17 de agosto de 2014.
  2. DIFFIE, Bailey. Foundations of the Portuguese Empire, 1415–1580. [S.l.]: University of Minnesota Press, 1977. 156 p. ISBN: 0816607826
  3. Adm. da ONU (18 de março de 2002). Treaty between the Government of the Republic of South Africa and the Government of the Republic of Namibia with respect to Walvis Bay and the off-shore Islands. Organização das Nações Unidas (ONU). Página visitada em 17 de agosto de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Walvis Bay

(em inglês) Concelho Municipal de Wlavis Bay

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Namíbia, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.