Wande Abimbola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de EN. Ajude e colabore com a tradução.

Wándé Abímbọ́lá [1] , (nasceu em 26 de junho de 1932 em Oyo, Nigéria) é um acadêmico nigeriano, um professor de língua yoruba e literatura e antigo vice-chanceler da Universidade de Ifé (agora Obafemi Awolowo University), e também atuou como o líder da maioria no Senado da República Federal da Nigéria. Ele foi empossado como Àwísẹ Awo Àgbàyé em 1981 pelo Ooni de Ife de uma recomendação de um conclave de Babalawos da Yorubaland na África Ocidental.

Início de vida[editar | editar código-fonte]

Nacido em 1932 na cidade histórica de Oyo, Nigéria, o Awise vem de uma família de portadores de títulos tradicionais. Seu falecido pai, Abimbola Iroko, um caçador de renome e corajoso guerreiro cujas façanhas ainda estão sendo comemoradas por artistas orais IJALA, foi o Asipade (Líder da Comunidade de Ogun) de Oyo até sua morte em 1971. Sua mãe, uma sacerdotisa de Sango, ainda está física e mentalmente bem com a idade de 110 anos.

Estudos acadêmicos[editar | editar código-fonte]

Abimbola recebeu seu primeiro diploma em História pela Universidade de Ibadan, em 1963 quando era uma faculdade da Universidade de Londres. Ele recebeu seu mestrado em linguística da Northwestern University, Evanston (Illinois), em 1966, e seu Ph.D. em literatura yoruba da Universidade de Lagos em 1971. Abimbola foi o primeiro PhD graduado pela Universidade de Lagos. Ele tornou-se Professor Titular em 1976.

A formação acadêmica do Awise é muito enraizada nas tradições orais. Ele era um aprendiz entoando Ifá e arte oral antes de começar a escolaridade formal. O Awise Awo Agbaye lecionou em três universidades nigerianas, nomeadamente a Universidade de Ibadan 1963-5, Universidade de Lagos de 1966–72, e a Universidade de Ifé de 1972-91. Ele também ensinou em diversas universidades norte-americanas, incluindo a Universidade de Indiana, Amherst College, Harvard University, Universidade de Boston, Colgate University, e mais recentemente, na Universidade de Louisville. Professor Abimbola escreveu muitos livros sobre Ifá e da cultura yoruba.

Experiência profissional[editar | editar código-fonte]

Administração universitária[editar | editar código-fonte]

  • 1982–1990 Vice-Chanceler, University of Ile-Ife (agora Obafemi Awolowo University).
  • 1977-1979 Decano, Faculdade de Artes, Obafemi Awolowo University, Ile-Ife.
  • 1975-1977; 1979–80; 1981-82 Diretor, Departamento de Línguas e Literaturas Africanas, Obafemi Awolowo University, Ile-Ifé. (Wande Abimbola foi o fundador deste departamento.)

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]