Warwick

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde setembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Warwick[nota 1] (AFI: Loudspeaker.svg? [ˈwɒrɪk]) é uma cidade do Reino Unido, capital do condado de Warwickshire, na região central da Inglaterra. Situa-se às margens do Rio Avon, a 18 quilômetros a sul de Coventry e 4 de Leamington Spa (embora as duas cidades sejam contíguas), e tem uma população de 25.434 (censo de 2001).[2]

História[editar | editar código-fonte]

Hospital de Lord Leycester, ao lado da porta ocidental, Warwick.
Mill Street, Warwick.

Anglo-saxões[editar | editar código-fonte]

De acordo com a Crônica Anglo-Saxã, Warwick foi fundada às margens do Avon em 914 d.C., quando a soberana anglo-saxã dos mércios, Ethelfleda, irmã do rei Eduardo, o Velho, de Wessex, construiu ali um burh, ou residência fortificada, visando derrotar os dinamarqueses (vikings) que haviam se estabelecido no local do antigo reino da Mércia. Ethelfleda era viúva do alderman Aethelred, aliado de seu pai, o rei Alfredo, o Grande. Este burh acabou sendo o princípio do Castelo de Warwick.[3] O nome 'Warwick' significa "moradias à beira da barragem (weir)".

Vikings[editar | editar código-fonte]

Em 1050 os dinamarqueses invadiram a Mércia e incendiaram boa parte de Warwick, incluindo o seu convento (localizado no local da atual Igreja de São Nicolau.[4] As fortificações da cidade fizeram com que Warwick se tornasse o centro administrativo do novo shire (condado) no reino inglês unido, e o território administrado a partir de Warwick passou a ser conhecido como Warwickshire. Quando Guilherme, o conquistador fez o censo de Domesday Book, por volta de 1086, Warwick era uma comuna real (royal borough).

Mércia[editar | editar código-fonte]

Durante a Idade Média, Warwick permaneceu sob o controle de diversos Condes de Warwick, a maior parte pertencentes à família Beauchamp, e se tornou uma cidade amuralhada. Atualmente os únicos restos das muralhas que a cercavam são as portas fortificadas. A porta leste serve atualmente como parte da King's High School, uma instituição associada à Warwick School. Warwick só foi incorporada oficialmente como borough em 1545.[4] O priorado da cidade foi fundado em 1142, no local ocupado atualmente pelo Priory Park ("Parque do Priorado").

Eastgate (Porta Leste), Warwick.
Collegiate Church of St Mary, Northgate Street, Warwick.

Durante a Guerra Civil Inglesa a cidade e o castelo foram fortificados para uso dos Roundheads, os partidários do Parlamento. A fortaleza, sob o comando de Sir Edward Peyto, resistiu por duas semanas a um cerco feito pelos Cavaliers (os partidários do Rei). Posteriores recenseamentos militares feitos entre 1644 e 1646 registraram um número de até 350 homens disponíveis na fortaleza, sob o comando do coronel William Purefoy e do major John Bridges. Em meados do século XVII também foi fundada a Castle Hill Baptist Church, uma das mais antigas igrejas batista do mundo.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Em Topónimos e Gentílicos, o prof. Ivo Xavier Rodrigues advoga que se substitua pela forma vernácula Baruíque, que, no entanto, tem um uso muito restrito na língua.[1]

Referências

  1. Fernandes, Ivo Xavier. Topónimos e Gentílicos. Porto: Editora Educação Nacional, Lda., 1941. vol. I.
  2. ONS Neighborhood statistics
  3. Allen, Geoff, (2000) Warwickshire Towns & Villages, ISBN 1 85058 642 X
  4. a b Slater, Terry (1981) A History of Warwickshire, ISBN 0-85033-416-0

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Inglaterra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.