Wau Holland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wau Holland
Wau Holland, c. 2000, em Löhrbach, Alemanha
Nome completo Herwart Holland-Moritz
Nascimento 12 de dezembro de 1951
Bielefeld, Alemanha
Morte 29 de julho de 2001
Ocupação Co-fundador do Chaos Computer Club

Herwart Holland-Moritz, conhecido como Wau Holland, (20 de dezembro de 1951 - 29 de julho de 2001) é considerado tanto um hacker como um filósofo e um visionário.

Foi um dos fundadores do Chaos Computer Club (CCC) em 1981, um dos mais antigos clubes de hacking. O CCC tornou-se mundialmente famoso quando seus membros expuseram falhas de segurança do Bildschirmtext, um serviço online de videotexto interativo lançado em 1983 pelo Deutsche Bundespost, o serviço postal da Alemanha Ocidental. Conseguiram que um banco lhes enviasse 134 mil [marco alemão |marcos alemães]] (cerca de 68,513 euros). No dia seguinte, eles devolveram o dinheiro.

Holland também foi um dos fundadores da revista do CCC, [Datenschleuder, em 1984, que falava com entusiasmo sobre as possibilidades de redes globais de informação e de poderosos computadoress, e também publicava diagramas para a construção de modems baratos. A então monopolista Deutsche Bundespost, a companhia telefônica alemã, tinha que aprovar os modems mas também vendia os seus próprios modelos - caros e lentos. O ramo de telecomunicações da Deutsche Bundespost acabou sendo privatizado e agora se chama Deutsche Telekom.

Holland dava conferências sobre controle de informação, tanto para o governo como para o setor privado. Lutou contra a proteção anticópia e todas as formas de censura e defendeu uma infraestrutura de informação aberta. Comparou os pedidos de censura de alguns governos aos da Igreja Católica na Idade Média e considerava a proteção anticópia como um defeito do produto. Nos seus últimos anos, passava a maior parte do tempo em um centro de jovens dando aulas a crianças sobre a ética e a ciência do hacking, demonstrando um fino senso de humor. [1] Ele também era rádio amador e usava o prefixo DB4FA.[2]

Morreu aos 49 anos, por complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral que havia sofrido em maio.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

References[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]