Wayne Enterprises

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wayne Enterprises
Comic image missing-pt.png
Dados sobre publicação
Criado por Thomas Wayne
Estatísticas
Ramo de Atividade Conglomerado
Sede Gotham City
Membros
Proprietário (s): Thomas Wayne
Bruce Wayne
Derek Powers Empregado (s): Lucius Fox


Wayne Enterprises ou (anteriormente WayneCorp, depois Wayne-Powers) é uma empresa fictícia do Universo DC. A Wayne Enterprises é propriedade do bilionário Bruce Wayne e dirigida por seu gerente de negócios, Lucius Fox. A empresa foi fundada por mercadores ancestrais da família Wayne no século XVII.

Além de gerar renda para Wayne, as várias atividades da organização também servem para facilitar suas atividades como Batman.

História fictícia da empresa[editar | editar código-fonte]

O Início e a Wayne Corp[editar | editar código-fonte]

Sediada em Gotham City, a Wayne Corp foi fundada no século XVII como uma casa mercantil, eventualmente tornando-se um grande conglomerado multinacional. A companhia abriu novas subsidiárias, como a Wayne Shipping, Wayne Chemicals e a Wayne Aerospace, enquanto que fechou outras, como a Wayne Manufacturing.

Ramos[editar | editar código-fonte]

Wayne Technologies[editar | editar código-fonte]

Wayne Technologies, também conhecida como WayneTech, é a maior subdivisão da Wayne Enterprises. Estando envolvida em pesquisa de tecnologia alienígena, sua principal rival é a LexCorp. A subsidiária é, por vezes, utilizada por Batman como meio de adquirir novas tecnologias.

Outras subsidiárias da WayneTech incluem: Holt Holdings Inc., (companhia anteriormente pertencente a Michael Holt (Sr. Incrível)), Wayne Biotech, Wayne Pharmaceuticals, e Wayne Healthcare, que dirige o sistema de saúde de Gotham City.

Recentemente, Talia al Ghul secretamente adquiriu ações suficientes para tomar posse desta filial.[1]

Wayne Biotech[editar | editar código-fonte]

Wayne Biotech é a companhia responsável por grande parte do sistema de saúde de Gotham. A própria companhia é uma instalação para pesquisa e desenvolvimento de novos procedimentos e sistemas médicos. Também treina e ensina um grande número de pessoas anualmente. A Wayne Chemicals e a Wayne Pharmaceuticals trabalham junto com a Wayne Biotech no desenvolvimento de novos tratamentos para diversos tipos de doenças.

A pesquisa atual da Wayne Biotech é focada em encontrar a cura para o câncer. Uma vez que o genoma humano já fora descoberto, Wayne Biotech estuda clonagem para produzir órgãos para futuros transplantes. A companhia realiza pesquisas de métodos de cirurgia cerebral, a luta contra a AIDS e o HIV, e cirurgia plástica reconstrutiva. Batman utiliza a Wayne Biotech como ferramenta de pesquisa de informações médicas, históricos de pacientes e informação sobre doenças.

Wayne Foods[editar | editar código-fonte]

Wayne Foods é uma subsidiária pouco conhecida da WayneTech sediada principalmente em Gotham City. A Wayne Foods dirige fazendas e ranchos no Meio-Oeste dos Estados Unidos, e importa carne da Argentina e outros países. Wayne Foods produz produtos especializados como comida ecológica e linhas de produtos naturais sem aditivos ou crescimento controlado. Batman utiliza a Wayne Foods como meio de manter-se em contato com o mercado alimentício. Recentemente, a Wayne Foods tem se concentrado no desenvolvimento de produtos orgânicos, como resultado de modificações na moda e demanda de consumo.

Wayne Oil & Gas[editar | editar código-fonte]

Wayne Oil & Gas é uma subsidiária pouco conhecida da WayneTech sediada principalmente no Rio de Janeiro. A Wayne Oil & Gas é um conglomerado industrial que surgiu em 1880 nos Estados Unidos quando o petróleo começou a ser explorado no Texas, voltado para o fornecimento de equipamentos, sistemas e serviços de engenharia para a indústria de petróleo e de energia derivada de hidrocarbonetos. Principal cliente PetroRio.

Wayne-Powers[editar | editar código-fonte]

Wayne-Powers tem início numa Gotham City futurista vinte anos após a última aparição de Bruce Wayne como Batman. Depauperado por causa de suas longas noites como defensor da cidade o antigo herói, já octogenário, vive recluso em sua mansão e tem como única companhia seu fiel cão, Ace. Alheio ao que se passa fora de sua mansão ele nem mesmo acompanha o dia a dia de sua empresa, agora denominada Wayne-Powers e dirigida pelo controverso e inescrupuloso Derek Powers cuja ambição e os métodos de ação em muito se assemelham aos de Lex Luthor.

Referências

  1. BATMAN #635 & BATMAN ANNUAL #1
Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da DC Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.