Weather Underground

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Weather Underground Organization (WUO), mais conhecida como Weather Underground, foi uma organização americana de extrema esquerda fundada no campus de Ann Arbor da Universidade de Michigan. Originalmente chamado Weatherman, o grupo se tornou conhecido como The Weathermen.

A Weatherman foi organizada inicialmente em 1969 como uma facção política do movimento Students for a Democratic Society (SDS)[1] tendo sido composta pela maior parte da liderança nacional da SDS e seus apoiantes. Segundo o comitê do Senado que investigou suas atividades, o objetivo do Weatherman Underground era criar um partido clandestino revolucionário para derrubar o governo dos Estados Unidos.[2] A organização apoiava o Black power, fazia oposição à Guerra do Vietnam,[1] e realizou uma série de atentados a bomba em meados dos anos 1970. Também tomou parte em outras ações, tais como a fuga de Timothy Leary da prisão.

Os "Dias de Fúria" (Days of Rage), a primeira manifestação pública do WUO, começaram em 8 de outubro de 1969, em Chicago. A data foi marcada de modo a coincidir com o julgamento dos Sete de Chicago.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre os Estados Unidos é um esboço relacionado ao Projeto América do Norte. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.