Web Gallery of Art

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Web Gallery of Art é uma galeria de arte virtual em forma de website. Ela exibe quadros históricos europeus dos períodos Barroco, Gótico e do Renascimento.

A Web Gallery of Art possui mais de 15.400 obras. Este website também oferece textos (em inglês e em húngaro) esclarecedores sobre os artistas e sobre as suas produções artísticas, as quais são acessíveis através de um banco de dados que pode ser explorado com a utilização de um instrumento de procura (ver Search) ali instalado. Esta galeria é um bom exemplo a ser seguido de como é possível se criar uma coleção independente de quadros de grande importância histórica e de alta qualidade.

O visitante ao website pode selecionar o tamanho das imagens; além disso, também há música de acompanhamento disponível para o prazer dos/as visitantes neste sítio virtual, e pôsteres das obras sendo exibidas também podem ser adquiridos. Este projeto foi conceituado e posto em prática por Emil Kren e Daniel Marx.

A maior parte das imagens que se encontram na galeria são obras que já não possuem mais copyright e, devido a sua idade, fazem parte do Domínio Público. No entanto, algumas reproduções podem ter seu copyright próprio dentro de certos sistemas legais ou de certos países.

A Web Gallery of Art traz ao público a seguinte declaração de copyright: A Web Gallery of Art é um bando de dados possuidor de copyright. As imagens e documentos copiados deste banco de dados somente podem ser utilizados com fins educativos ou pessoais. A distribuição das imagens em qualquer forma é proibida sem o recebimento de autorização de seu proprietário conforme reconhecido por lei. (Segue o texto original: The Web Gallery of Art is copyrighted as a database. Images and documents downloaded from this database can only be used for educational and personal purposes. Distribution of the images in any form is prohibited without the authorization of their legal owner.).

Em geral, nas páginas que apresentam as imagens, não são oferecidas informações sobre quem é ou poderia ser o/a proprietário/a legal, ou seja, conforme reconhecido por lei. Nos Estados Unidos presume-se que derivados ou reproduções de imagens que em si fazem parte do Domínio Público não possuam direito a registro de copyright (isto passou a ser válido desde a decisão do processo Bridgeman Art Library v. Corel Corp.); existem situações similares em outras jurisdições nacionais mas não em todas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arte ou história da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.