Webconferência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Webconferência, também conhecida como Webinar = junção do termo "web" + "seminar" (termo em inglês que significa Seminário), é uma reunião ou encontro virtual realizada pela internet através de aplicativos ou serviço com possibilidade de compartilhamento de apresentações, voz, vídeo, textos e arquivos via web.

Na webconferência, cada participante assiste de seu próprio computador. A webconferência pode ocorrer tanto através de uma aplicação específica instalada em cada um dos computadores participantes, quanto através de uma aplicação web que executa dentro do Navegador bastando digitar o endereço do site onde será a webconferência, a maioria das vezes é necessário um pré-cadastro.

Existe um tipo específico de webconferência conhecido como webinar. Um webinar é quando a comunicação é de uma via apenas, ou seja, somente uma pessoa fala e as outras assistem. A interação entre os participantes é limitada apenas ao chat, podendo conversar entre si ou então apenas enviar perguntas ao palestrante.

Mercado brasileiro[editar | editar código-fonte]

Basta uma webcam e um computador, munido de um programa de chat tradicional, para você ganhar o mundo. Esse é o mote da tecnologia que está em expansão no mercado brasileiro.

Antes exclusividade de grandes corporações, as videoconferências vivem seus anos dourados no universo nas pequenas e média empresas. Com a promessa de economizar em viagens e reuniões distantes, ela se adapta bem aos orçamentos curtos de quem está começando. Uma ferramenta útil para quem quer manter o tête-à-tête com o cliente sem deixar o escritório.

Vantagens[editar | editar código-fonte]

Softwares gratuitos aproveitam a onda das webconferências e oferecem o serviço de videochat, como é o caso dos famosos Skype (mais recomendado para uma webconferência ponto-a-ponto), ooVoo e Mikogo. Com interfaces simples, o usuário é convidado a interagir com pessoas que também possuem o programa. Para o consumidor o custo do empreendimento se resume a compra da webcam, cujos preços hoje variam entre R$120,00 a R$350,00.

Uso Pessoal x Uso profissional[editar | editar código-fonte]

Embora esses programas livres venham se aprimorando, eles ainda são mais indicados para uso pessoal, uma vez que precisam da instalação de softwares e não garantem a qualidade do áudio e vídeo. Para um serviço mais especializado e com capacidade para vários participantes simultâneos, algumas empresas apresentam soluções pagas com ofertas mensais ou por minuto de utilização.

Características[editar | editar código-fonte]

Os recuros típicos disponíveis em um serviço de webconferência são:

Exibição de Apresentações: slides de documentos, imagens e textos são exibidos aos participantes, em conjunto com ferramentas de marcação e desenho, durante a apresentação do moderador.

Compartilhamento de Tela: os participantes visualizam tudo o que o apresentador atualmente tem mostrado em sua tela.

Vídeo streaming: o vídeo ao vivo do apresentador e/ou participantes é exibido para o público via webcam ou câmera de vídeo.

Audioconferência: conversa em tempo real entre os participantes pelo computador via VoIP (voz sobre IP) e/ou pelo telefone.

Chat: conversas de texto entre os participantes. As conversas podem ser públicas (todos conversam com todos) ou privadas (entre dois participantes).

Enquetes: permite ao apresentador realizar pesquisas instantâneas com respostas de múltipla escolha direcionadas aos participantes da conferência.

A webconferência é geralmente oferecida como um serviço hospedado em um servidor web controlado por um fornecedor. As formas de ofertas de serviços variam de acordo com cada empresa, mas a maioria dos serviços são oferecidos por um custo fixo e/ou um valor por minuto por participante. Alguns fabricantes também fornecem uma solução de servidor, o qual permite ao cliente hospedar o serviço de webconferência em seus próprios servidores.

A grande facilidade das soluções oferecidas atualmente é que, em geral, estas possibilitam aos participantes inciar ou participar de uma sessão de webconferência utilizando apenas o navegador (browser) de internet, sem a necessidade de instalação de qualquer software no computador.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]