Webnode

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Webnode
Slogan It's in simplicity.
Proprietário(s) Westcom
Requer pagamento? Para certos conteúdos, sim
Gênero Website Builder, Web Hosting, Web 2.0
Cadastro Público / Pago / necessita cadastro
País de origem  Chéquia
Idioma(s) Checo, Eslovaco, Inglês, Português, Alemão, Espanhol, Italiano, Francês, Grego, Polonês, Turca, Sueco, Holandês, Russo, Japonês
Lançamento janeiro de 2008 (16 anos)
Desenvolvedor Westcom
Endereço eletrônico www.webnode.com/.br

Webnode é um sistema online de criação e edição de Websites, desenvolvido pela Westcom, sro, uma empresa sediada em Brno, República Checa. Ela pode ser comparada com outras plataformas online, como a Weebly.

Também oferece ferramentas de design, permitindo aos utilizadores criar um Website com elementos do tipo: "arrastar-e-soltar em formatos" como blogs, fóruns, bibliotecas de fotos, caixas de feedback, etc.[1]
Webnode atualmente regista mais de 15 milhões de clientes.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Westcom, Ltd. iniciou o desenvolvimento da Webnode em setembro de 2006, tendo o seu lançamento oficial 16 meses depois, em janeiro de 2008.

Originalmente, desde 2002, a empresa Westcom criou aplicações online para os grandes clientes; e tinha desenvolvido um sistema que poderia ser usado para tornar mais fácil aos programadores lançar e criar novos sites. A partir deste sistema de enquadramento que foi desenvolvido, veio a ideia de criar uma ferramenta de construtor de sites para clientes não-técnicos.

Primeiro, foi lançada a versão Checa e Eslovaca. Em seguida, esta tornou-se operacional no início de junho. Até o final de 2008, Webnode tinha mais de 200.000 utilizadores em mais de 80 países ao redor do mundo, incluindo os Estados Unidos, Espanha e China. Dez anos depois, em 2018, ultrapassou mais do que 2.000.000 clientes e teve 12 versões linguísticas.
Atualmente, registra mais de 30.000.000 clientes, espalhados por todo o mundo.

Características[editar | editar código-fonte]

Webnode é uma drag-and-drop construtora de sites online com três soluções diferentes de Website: sites pessoais; sites de negócios; e sites de comércio virtual.

O sistema pode estar sob a maioria dos navegadores de Internet comum, como o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Netscape, Google Chrome, Safari e Opera.

Uma característica notável de Webnode é a possibilidade de criar e editar o site a partir de um smartphone com conexão à Internet.[3]

Serviço[editar | editar código-fonte]

O sistema é oferecido com o modelo de negócio Freemium, tendo uma oferta gratuita com limitações; e a possibilidade de atualização para pacotes Premium, que oferecem mais espaço de armazenamento, largura de banda e recursos extras.

O sistema também oferece formulários para os sites.

Referências

  1. Celso Lemes (08/04/2011). Webnode – Construtor de Site Grátis e sem Propaganda
  2. Prokopová, Olga (27/12/2012). Blog Webnode: Como foi 2012 na Webnode?
  3. Blog Webnode: Gerencie seu Website com o seu celular (02/09/2011) Blog Webnode - Gerencie seu Website com o seu celular

Ligações externas[editar | editar código-fonte]