Wei (Estado)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Estado de Wei (Chinês simplificado e Chinês tradicional: ) foi um Estado existente durante o Período dos Reinos Combatentes na China. Seu território situava-se entre os Estados de Qin e Qi e incluía áreas das atuais províncias de Henan, Hebei, Shanxi e Shandong. Depois que sua capital foi movida de Anyi para Daliang (atual Kaifeng) durante o reinado do Rei Hui de Wei, Wei também era chamado Estado de Liang.

Wei alcançou seu apogeu durante o reinado de seus dois primeiros líderes, Marquês Wen de Wei e Marquês Wu de Wei. Rei Hui de Wei, o terceiro governante, concentrou-se em desenvolvimentos econômicos incluindo projetos de irrigação no Rio Amarelo. Entretanto, o lento declínio de seu poderio iniciou neste período. O avançado de Wei ao Leste foi dificultado em várias batalhas incluindo a Batalha de Maling em 341 a.C.. Ao Oeste, perdeu a região de Hexi (uma região pastoreira estratégica na margem Oeste do Rio Amarelo, nas imediações das atuais províncias de Shanxi e Shaanxi) para Qin, e a partir de então, Wei passou a ser constantemente invadido por Qin.

O poderio militar de Qin destruiu as forças de coalizão dos Estados de Wei e Han na Batalha de Yique em 293 a.C..

Wei rendeu-se a Qin em 225 a.C., depois que o general de Qin, Wang Fen, alagou Daliang com as águas do Rio Amarelo.

Wei possuiu alguns bons generais e políticos, incluindo Li Li, um reformador e Primeiro Ministro de Wei, Yue Yang, ancestral de Yue Yi e conquistador do Estado de Zhongshan, e Pang Juan, que conquistou muitos territórios mas perdeu Tian Ji e Sin Bin em Maling.

Lista de Governantes de Wei[editar | editar código-fonte]

  1. Marquês Wen (文侯), nome próprio Si (斯) ou Du (都), governou de 445 a.C.396 a.C.
  2. Marquês Wu (武侯), nome próprio Ji (擊), filho do anterior, governou de 396 a.C.370 a.C.
  3. Rei Hui (惠王), nome próprio Ying (罃), filho do anterior, governou de 370 a.C.319 a.C.
  4. Rei Xiang (襄王), nome próprio Si (嗣) ou He (赫), filho do anterior, governou de 319 a.C.296 a.C.
  5. Rei Zhao (昭王), nome próprio Chi (遫), filho do anterior, governou de 296 a.C.277 a.C.
  6. Rei Anxi (安釐王), nome próprio Yu (圉), filho do anterior, governou de 277 a.C.243 a.C.
  7. Rei Jingmin (景湣王), nome próprio Zeng (增) ou Wu (午), filho do anterior, governou de 243 a.C.228 a.C.
  8. Rei Jia, (王假), nome próprio Jia (假), filho do anterior, governou de 228 a.C.225 a.C.


De acordo com a obra Registros do Historiador (??) de Sima Qian, a lista de líderes é um pouco diferente: Rei Hui teria morrido em 335 a.C. e foi sucedido por seu filho Rei Xiang em 334 a.C.. Rei Xiang morre em 319 a.C. e é sucedido por seu filho Rei Ai (??), que morreria em 296 a.C. e seria sucedido por seu filho Rei Zhao. Entretanto, a maioria dos estudiosos acreditam que Rei Ai, cujo nome pessoal não é registrado, nunca existiu.