Wellington Salgado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Wellington Salgado
Wellington Salgado
Wellington Salgado
Senador de Minas Gerais
Período 11 de julho de 2005
até 31 de março de 2010
(retorno do titular Hélio Costa)

Dados pessoais
Nascimento 24 de fevereiro de 1958 (66 anos)
Rio de Janeiro, DF, Brasil
Esposa Sabrina Della Pena
Partido PMDB
Profissão Empresário

Wellington Salgado de Oliveira (Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 1958) é um político e educador brasileiro.

Formação[editar | editar código-fonte]

É formado em pedagogia pela Universidade Federal Fluminense, na qual também se especializou em Administração de Sistemas Educacionais. É doutor em Educação à Distância pela Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) de Madri. É dono da empresa da família Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura - ASOEC, mantenedora da Universidade Salgado de Oliveira - com sede em São Gonçalo e também do Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), com sede em Uberlândia - MG. É também dono das redes de rádio Mania e Vitoriosa, e das TVs Goiânia, Universo e Vitoriosa.

Vida política[editar | editar código-fonte]

Wellington Salgado é filiado ao PMDB da cidade de Uberlândia. Foi um dos principais doadores da campanha que elegeu Hélio Costa senador pelo estado de Minas Gerais em 2002, sendo também seu primeiro suplente.[1] Quando o senador fora nomeado ministro das Comunicações pelo presidente Lula,[2] em julho de 2005, Salgado de Oliveira assumiu a titularidade do mandato em 11 de julho de 2005. Em 2006 assumiu as lideranças do partido e do Bloco da Maioria, substituindo o senador Ney Suassuna, que havia se licenciado. Participou da Comissão de Educação - da qual já foi presidente; da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e das Subcomissões de Cinema, Teatro e Comunicação Social; e de Ciência e Tecnologia. É suplente das Comissões de Assuntos Sociais; de Assuntos Econômicos; de Agricultura e Reforma Agrária; de Serviços de Infra-estrutura; e de Constituição, Justiça e Cidadania. De sua produção parlamentar se destacam aos assuntos Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação.[3] É também titular das CPI's do Apagão Aéreo e das ONG's.

Questões Políticas[editar | editar código-fonte]

Liderou em 2007 o grupo de políticos em defesa da não-cassação do mandato do senador, e então presidente do Senado brasileiro, Renan Calheiros, tendo inclusive sido relator no Conselho de Ética do caso em questão.[4] Na votação de setembro daquele ano declarou abertamente seu voto contra a cassação do político.[5] Também no mesmo mês negociou deliberadamente por vagas no segundo e terceiro escalão do governo para que, em troca disso, votasse a favor da prorrogação da cobrança da CPMF.[6]

A "Questão Universo"[editar | editar código-fonte]

Wellington Salgado possui contra si uma Ação Popular que tramita pelo Tribunal Regional Federal. Dentre outras denúncias apontadas no processo, consta que a UNIVERSO recebeu em 1996 de forma irregular (comodato) um terreno em Goiânia para a construção do campus da universidade.[7] O terreno fora cedido por Renan Calheiros quando este era presidente da CNEC (Campanha Nacional de Escolas Comunidade), entidade filantrópica que recebe recursos da União.[8] A instituição também fora proibida de abrir novas unidades fora do Rio de Janeiro.[9][10]

Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal[editar | editar código-fonte]

Wellington Salgado foi o criador e primeiro Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal criada em 2007.

Referências

  1. Folha de S.Paulo Online: Suplentes doaram para a campanha de 15 senadores - Visitada em 26 de outubro de 2007.
  2. WSCOM[ligação inativa]: Helio Costa faz discurso de despedida no Senado e defende governabilidade - Visitada em 26 de outubro de 2007.
  3. Senado Federal: Tramitação de Matérias (Proposições) - Visitada em 26 de outubro de 2007.
  4. Agência Brasil: Wellington Salgado é o novo relator de processo contra Renan - Visitada em 26 de outubro de 2007.
  5. Correio Web (Correio Brasiliense - Brasília): Wellington Salgado apresenta voto de absolvição de Renan - Visitada em 26 de outubro de 2007.
  6. Folha de S.Paulo Online: "Franciscanos" do PMDB cobram mais "carinho e atenção" de Lula - Visitada em 26 de outubro de 2007.
  7. Jus Navigandi: Ação popular contra universidade por suposta fraude na aquisição de imóvel por comodato - Visitada em 26 de outubro de 2007.
  8. Democracia.com.br: Perfil de Renan Calheiros [Presidente Nacional da CNEC - Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (1995-1996)] - Visitada em 26 de outubro de 2007.
  9. Universia Brasil[ligação inativa]: Universo é proibida de abrir unidades fora do Rio - Visitada em 26 de outubro de 2007.
  10. Caros Amigos[ligação inativa]: (Seção) República: Universo em expansão - Visitada em 26 de outubro de 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]