Wells (Somerset)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wells
Vista aérea de Wells
Vista aérea de Wells
Dados Gerais
Nação  Inglaterra
Região Sudoeste
Condado Somerset
Distrito Mendip
Status Cidade
População (2011) 11.343[1] habitantes
Localização
Wells está localizado em: Reino Unido
Wells
51° 12' 26.28" N 2° 39' 6.84" O
Cidade do Reino Unido Reino Unido

Wells é uma cidade catedral e paróquia civil no distrito de Mendip de Somerset, na Inglaterra, no extremo sul das Mendip Hills. Embora a população registrada no censo de 2001 fosse de apenas 10.536[1] , tem o estatuto de cidade desde 1205, por causa da presença da Catedral de Wells. O censo de 2011 registrou uma população de 11.343 (5.259 homens e 6.084 mulheres). É a segunda menor cidade inglesa em termos de área e população após a cidade de Londres, embora, ao contrário deste último, Wells não é parte de uma conurbação metropolitana maior. Consequentemente, é muitas vezes descrita como sendo a menor cidade da Inglaterra.[2] [3]

O nome Wells vem de três poços (wells water, em inglês) dedicados a Santo André. Um poço é no mercado e dois estão dentro do recinto do Palácio do Bispo e da Catedral.[4] Houve um pequeno assentamento romano em torno dos poços, mas a sua importância cresceu sob os saxões, quando o rei Ine de Wessex fundou uma igreja catedral em 704, em torno do qual o assentamento cresceu. Wells tornou-se um centro de comércio e envolvidos no mercado de tecidos antes de seu envolvimento na Guerra Civil Inglesa e Rebelião Monmouth durante o século XVII. No século XIX, a infra-estrutura de transporte melhorou com estações em três linhas ferroviárias diferentes.

A catedral e o histórico arquitetônico e religioso associados fizeram de Wells um destino turístico, que fornece a maior parte do emprego. A cidade tem uma variedade de atividades desportivas e culturais e abriga várias escolas, incluindo a The Blue School, uma escola mista estatal abrangente fundada originalmente em 1641 (e se tornou conhecido como a The Blue School, de 1654) e o independente Wells Cathedral School, que foi fundada em 909 e é uma das cinco escolas musicais estabelecidas para crianças em idade escolar na Grã-Bretanha. A arquitetura histórica da cidade também tem sido usado como um local para vários filmes e programas de televisão.

Referências

  1. a b Wells Parish Neighbourhood Statistics Office for National Statistics. Visitado em 1 de janeiro de 2014.
  2. Else, David (2009). Great Britain (Lonely Planet Country Guides) amazon.co.uk 339 pp.. Visitado em 14 de outubro de 2011.
  3. Wells City Council wells.gov.uk (2011). Visitado em 14 de outubro de 2011. "Wells is England's smallest city"
  4. The Well House Images of England. Visitado em 24 de agosto de 2006.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Inglaterra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.