Weltpolitik

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Weltpolitik (em alemão Política mundial) foi uma estratégia adotada pela Alemanha no final do Século XIX pelo imperador Guilherme II da Alemanha, para substituir a Realpolitik. O principal objetivo dessa política era aumentar a influência da Alemanha no cenário internacional. Com isso uma das medidas adotadas foi a não renovação do Tratado de Resseguro com a Rússia, o que levou o Czar Nicolau II a um acordo com a França na tentativa de se opor a Tríplice Aliança. Junto a isso a Alemanha a partir de 1898 partiu em direção ao Sudeste Asiático mais especificamente à Baía de Kiauchau nas ilhas Marianas, as Carolinas e Samoa em busca de territórios, gerando um grave desconforto com a Grã-Bretanha ,com a qual a Alemanha costurava a tentativa de uma aliança havia muito tempo. A construção da Ferrovia de Bagdá, financiada por bancos e pela indústria pesada alemã, cujo propósito era ligar o Mar do Norte com o Golfo Pérsico através do Bósforo, também colidiu com interesses geopolíticos e econômicos britânicos e russos.

Essa nova estratégia, mais agressiva, resultou num conflito entre a Alemanha e as demais nações, podendo ser também considerada uma das precursoras da crise diplomática que culminou na Primeira Guerra Mundial.

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.