Wentworth Miller

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wentworth Miller
Miller em Outubro de 2008.
Nome completo Wentworth Earl Miller III
Nascimento 2 de Junho de 1972 (42 anos)
Chipping Norton, Oxfordshire
Inglaterra
cidadania Americana
Ocupação Ator
IMDb: (inglês)


Wentworth Earl Miller III (Oxfordshire, 2 de Junho de 1972) é um ator e roteirista americano. Tornou-se muito popular por conta de seu papel na série de tv da FOX, Prison Break, onde interpretava Michael Scofield. Foi indicado ao Globo de Ouro[1] [2] , pela sua atuação na serie Prison Break.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Chipping Norton, Oxfordshire, na Inglaterra, dia 2 de Junho de 1972; filho de Roxann, professora de educação especial e Wentworth Earl Miller II, advogado e professor. Seu pai, que tinha uma bolsa de estudos na Universidade de Oxford, estava estudando quando Miller nasceu. Miller revelou que seu pai é de ascendência Afro-americana, Jamaicana, Inglesa, Alemã e Judia; e sua mãe é de ascendência Russa, Holandesa, Francesa, Síria e Libanesa.

Sua família se mudou para o Brooklyn, Nova Iorque quando ele tinha um ano. Tem dupla nacionalidade e duas irmãs, Leigh e Gillian. Miller ia à Midwood High School, no Brooklyn. Ele participava do SING!, uma Produção Musical Anual que começou com a escola Midwood. Ele se formou na Universidade de Princeton, com diploma de bacharel em Literatura Inglesa. Em Princeton, ele também participava do grupo de capela "Princeton Tigertones".

Em 21 de agosto de 2013, Wentworth Miller se assumiu gay ao rejeitar convite do Festival Internacional de Cinema de São Petersburgo.[3] [4] "Como homem gay, devo recusar", afirmou Miller, de raízes russas e que reconheceu que "adoraria poder dizer sim".

"Estou profundamente perturbado pelo tratamento de homens e mulheres gays pelo governo russo. A situação não é aceitável e eu não posso participar de uma celebração organizada por um país onde pessoas como eu têm negados seus direitos de viver e amar abertamente", escreveu[5] .

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1995, Miller viajou para Los Angeles em busca de sua carreira no mundo do entretenimento.

"Foi uma longa jornada na vinda e com muitos transtornos, muitas falhas e obstáculos," comentou ele, "mas eu não podia desistir. Eu precisava disso como eu preciso do ar, era apenas algo que eu tinha que fazer."

Seu primeiro papel estrelando foi o sensitivo e introvertido David, da minissérie Dinotopia da ABC. Depois de fazer papéis de menor importância, ele co-estrelou no filme Revelações (The Human Stain, no original), com o papel da versão jovem de Coleman Silk (Anthony Hopkins).

Sua primeira aparição na televisão foi no seriado Buffy, A Caçadora de Vampiros, foi chamado para o papel de Michael Scofield no seriado de drama da FOX, Prison Break. Sua atuação fez com que fosse nomeado ao Globo de Ouro em 2005 de Melhor Ator em Série Dramática.

Aparece em dois videoclipes da Mariah Carey, "It's Like That" e "We Belong Together". O diretor Brett Ratner, que dirigiu o primeiro episódio de Prison Break, foi quem dirigiu os dois videoclipes de Mariah. Ratner trouxe a idéia pra Mariah de fazer Miller participar nos vídeoclipes. Depois de mostrar as fotos do Miller para Mariah, ela aceitou usar ele. Como os dois primeiros vídeoclipes e o primeiro episódio de Prison Break estavam sendo filmados no mesmo tempo, foi construído um set de filmagem especial no set dos vídeos, que fez com que Miller pudesse trabalhar simultaneamente nos dois projetos. Ele diz:

"Mariah é um ícone internacional. Os dois dias que eu passei fazendo os vídeos dela, fizeram mais para minha carreira, me expôs mais que qualquer coisa que eu fiz antes de Prison Break. Eu sou grato pela oportunidade".

Miller protagonizou ao lado de Milla Jovovich o quarto filme baseado na série de jogos Resident Evil, dirigido por Paul W. S. Anderson, e fez o papel de um dos personagens mais importantes nos games, Chris Redfield.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Como ator[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Tipo
2012 The Loft Luke Seacord Filme
2011 House, M.D. Benjamin (Paciente) série de tv - Episódio 3 (Charity Case) da oitava temporada
2010 Resident Evil: Afterlife Chris Redfield Filme
2009 Law & Order: SVU Nate Kendal Série de televisão - Primeiro episódio da 11ª temporada
2009 Prison Break - O Resgate Final Michael Scofield série de televisão dramática (indicado ao Globo de ouro de melhor ator em série dramática
2005 - 2009 Prison Break Michael Scofield série de televisão - 81 episódios
2005 Joan of Arcadia Ryan Hunter série de televisão - episódios 21 e 22 da 2ª temporada
2005 Em Contato (Ghost Whisperer) Sargento Paul Adams série de televisão - 1º episódio (piloto) da 1ª temporada
2005 Ameaça Invisível: Stealth (Stealth) EDI (voz) Filme
2005 The Confession The Prisoner/Tom Filme
2003 Revelações (The Human Stain) Coleman Silk Jovem Filme
2003 Anjos da Noite (Underworld) Dr. Adam Lockwood Filme
2002 Dinotopia David Scott Mini-série
2001 Room 302 Server #1 Filme
2000 Popularidade (Popular) Adam Rotchild Ryan Série de relevisão - Episódios 16 e 18 da Primeira Temporada
2000 Time of Your Life Nelson Série de televisão - Episódio 11 da Primeira Temporada
2000 Plantão Médico (ER) Mike Palmieri Série de Televisão - Primeiro Episódio da Sétima Temporada
2000 Romeo & Juliet Paris Filme
1999 Time of Your Life Nelson série de televisão - Episódio 6 da Primeira Temporada
1998 Buffy, a Caçadora de Vampiros (Buffy, the Vampire Slayer) Gage Petronzi série de televisão - Episódio 20 da Segunda Temporada

Como roteirista[editar | editar código-fonte]

Ano Título Nota
2013 Stoker[6] Também participou como co-produtor

Globo de Ouro Golden Globe Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Série Notas
2005 Melhor ator série drama Prison Break Indicado

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.