Werner Meyer-Eppler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Werner Meyer-Eppler
Nascimento 30 de abril de 1913
Antuérpia
Morte 8 de julho de 1960
Bonn
Nacionalidade Alemão
Ocupação físico

Werner Meyer-Eppler (Antuérpia, 30 de abril de 1913Bonn, 8 de julho de 1960) foi um físico e teórico da informação da Alemanha.

Ele estudou matemática, física e química, primeiro na Universidade de Colônia e depois em Bonn, entre 1936 e 1939, quando recebeu doutorado em Física. Entre 1942 e 1945 foi assistente científico no Instituto de Física da Universidade de Bonn. Após o final da Segunda Guerra Mundial (1945), Meyer-Eppler desviou sua atenção para a fonética e síntese de voz. Em 1947 foi recrutado por Paul Menzerath para o Instituto de Fonética da Universidade de Bonn, onde tornou-se assistente em abril de 1949. Durante essa época. publicou ensaios sobre a produção sintética da linguagem e apresentou invenções estado-unidenses como o Coder e o Vocoder.

Ainda em 1949, Meyer-Eppler publicou um livro promovendo a idéia de produção de música puramente eletrônica (Meyer-Eppler 1949), e dois anos mais tarde reuniu-se com o compositor e engenheiro Robert Beyer e o compositor, musicólogo e jornalista Herbert Eimert em uma bem sucedida proposta à Nordwestdeutscher Rundfunk (NWDR) para o estabelecimento de um estúdio de música eletrônica em Colônia. Após dois anos de trabalho, ele foi oficialmente aberto com a trasmissão de um concerto em 26 de maio de 1953, tornando-se o estúdio mais importante de música eletrônica da Europa.

Em torno de 1957, publicou frequentemente sobre música eletrônica, introduzindo o conceito do "aleatório", com rspeito aos conceitos da formação estatística de sons baseado em seus estudos da fonologia (Meyer-Eppler 1955). Entre seus estudantes na Universidade de Bonn entre 1954 e 1956 estava o compositor Karlheinz Stockhausen, que também trabalhou como assistente no estúdio de Colônia, e cujas composições propagaram as idéias de Meyer-Eppler.

Em 1959, Meyer-Eppler publicou seu trabalho mais importante, Grundlagen und Anwendungen der Informationstheorie (Princípios Básicos e Aplicações da Teoria da Comunicação) (Meyer-Eppler 1959). Em 8 de julho de 1960, Meyer-Eppler faleceu de uma doença no rim da qual sofria por anos.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Werner Meyer-Eppler. 1949. Elektronische Klangerzeugung: Elektronische Musik und synthetische Sprache. Bonn: Ferdinand Dümmlers.
  • Werner Meyer-Eppler. 1955. “Statistische und psychologische Klangprobleme”. Die Reihe 1 (“Elektronische Musik”).
  • Werner Meyer-Eppler. 1959. Grundlagen und Anwendungen der Informationstheorie. Kommunikation und Kybernetik in Einzeldarstellungen, Band 1. Berlin: Springer-Verlag.