Wes Anderson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wes Anderson
Wes Anderson em 2012
Nome completo Wesley Wales Anderson
Nascimento 1 de maio de 1969 (45 anos)
Houston, Texas, Estados Unidos
Prêmios Globo de Ouro
Golden Globe icon.svg Melhor Filme - Comédia ou Musical
2015 - The Grand Budapest Hotel

Wesley Wales Anderson (Houston, 1 de maio de 1969) é cineasta estadunidense.

Vida[editar | editar código-fonte]

Anderson, filho de Melver Leonard Anderson e Texas Ann Burroughs, nasceu em Houston, Texas e é o filho do meio de uma família de três filhos. Ele frequentou a St. John's School, uma escola privada em Houston, que mais tarde foi utilizada por ele como local de filmagem do seu segundo filme, Rushmore. Anderson estudou filosofia na Universidade do Texas, onde conheceu o actor Owen Wilson, que viria mais tarde ser o seu principal colaborador cinematográfico.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1994 Wes e Owen produziram um curta-metragem de 10 minutos, chamado Bottle Rocket. A dupla foi encorajada pelo produtor James L. Brooks e com a sua ajuda eles iniciaram a produção de uma longa-metragem com base no curta já feito.

O filme, com o mesmo título do curta, Bottle Rocket, foi bem recebido e Wes Anderson começou a ser convidado a produzir outros filmes. Em 1998 lançou o seu segundo filme, que também foi bem recebido.

Em 2001, mais uma vez em conjunto com Owen Wilson, que colaborou como roterista e actor, lançou o seu maior projecto até a data, The Royal Tenenbaums. O resultado foi tão bom que a dupla foi indicada ao prémio de melhor roteiro original dos óscares.

Três anos mais tarde Wes reuniu-se mais uma vez com Owen e, com a participação de outros actores habituais dos seus filmes, escreveu, produziu e realizou o filme The Life Aquatic with Steve Zissou.

Em 2007 lançou o curta Hotel Chevalier, com Natalie Portman. Esse curta seria uma espécie de prólogo ao filme The Darjeeling Limited, lançado pouco depois, com seu habitual parceiro Owen Wilson, Adrien Brody, Natalie Portman e Jason Schwartzman.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Premiações[editar | editar código-fonte]

Oscar
Globo de Ouro
BAFTA
  • Indicação na categoria de Melhor Roteiro Original, por The Royal Tenenbaums (2001).
Independent Spirit Award
  • Indicação na categoria de Melhor Diretor, por The Royal Tenenbaums (2001).

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]