Wes Montgomery

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wes Montgomery
Wes Montgomery em 1966
Informação geral
Nome completo John Leslie Montgomery
Nascimento 6 de Março de 1923 Indianápolis, Indiana, Estados Unidos
Data de morte 15 de junho de 1968 (45 anos) Indianápolis, Indiana, Estados Unidos
Gênero(s) Soul jazz, jazz contemporâneo, crossover jazz, mainstream jazz, jazz pop, hard bop
Instrumento(s) Guitarra
Outras ocupações Compositor, guitarrista
Gravadora(s) Riverside, Verve, CTI

John Leslie Wes Montgomery, mais conhecido como Wes Montgomery (Indianapolis, Indiana, 6 de Março de 1925 - 15 de Junho de 1968), foi um guitarrista de jazz norte-americano.

Filho do meio de três irmãos, todos músicos, mudou-se ainda criança para Ohio. Autodidata, Wes começou a tocar só aos 19 anos, e por influência de Charlie Christian, de quem ouvia os discos e memorizava os solos. Seis meses mais tarde, já tocava profissionalmente.

Wes tocava guitarra de uma maneira pouco ortodoxa, já que usava o polegar em vez da palheta, bem como um modo único de tocar em oitavas ou em block chords,o que tornava a sua guitarra mais expressiva e melodiosa. Muitos guitarristas do jazz atual nomeiam Wes como uma das suas principais influências, entre os quais: Pat Metheny e George Benson.

Sua extrema liberdade e fluidez no instrumento chamaram, desde o início, a atenção de músicos como Cannonball Adderley, e em 1960 lhe valeriam o prêmio New Star da revista DownBeat.

Wes definiu aquela que viria a ser a sonoridade clássica da guitarra de jazz nos anos 60 e tornou famosa a formação Guitarra, Órgão Hammond e bateria (The Wes Montgomery Trio 1959).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre guitarristas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.