Weta Workshop

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Weta Workshop
Tipo Privada
Indústria Efeitos Físicos, animação
Fundação 1993
Fundador(es) Richard Taylor, Tania Taylor, Jamie Selkirk, Peter Jackson
Sede Wellington, Nova Zelândia
Divisões Weta Digital, Weta Tenzan Chainmaille, Weta Collectibles, Weta Productions, Weta Cave, Weta Original Rayguns & Weta Gear
Página oficial [1]
O Um Anel criado pela equipe da Weta Workshop para a trilogia cinematográfica O Senhor dos Anéis

Weta Workshop é uma empresa de alto porte que trabalha na área de efeitos físicos, e está localizada em Miramar, Nova Zelândia, trabalhando para televisão e filmes.

Fundada em 1987 por Richard Taylor e outros, a Weta Workshop produz criaturas e efeitos especiais com maquiagem para séries de TV, como por exemplo, Hercules: The Legendary Journeys e Xena: Warrior Princess; e efeitos para filmes, tais como Meet the Feebles e Heavenly Creatures. Uma divisão digital dela, a Weta Digital, foi fundada em 1993.

A Weta Workshop veio a proeminência mundial quando o diretor Peter Jackson produziu a trilogia O Senhor dos Anéis, construindo sets, produzindo figurinos, armaduras, armas, criaturas e miniaturas.

O nome da empresa vem de um ser estranho: "... O monstro pequenino mais fresco da Nova Zelândia, um grilo pré-histórico estranho e espinhoso...", assim chamado "weta".

Inovações[editar | editar código-fonte]

Armadura[editar | editar código-fonte]

Para O Senhor dos Anéis, as armaduras de PVC de aparência realística não foram utilizadas somente pelos atores principais, mas também pelas centenas de figurantes que aparecem ao longo dos filmes. Vários tubos de PVC foram fatiados em aros, ajuntados à mão em armaduras, e então eram chapeados eletricamente, de forma a deixar bordas ásperas nos aros. 12,5 milhões de ligações a partir de 11 quilômetros de tubulação de PVC foram usados nesse processo extremamente laborioso.

"Bigatures"[editar | editar código-fonte]

O termo "Bigature" foi o apelido da Weta Workshop para uma miniatura muito grande. Eles foram usados na trilogia O Senhor dos Anéis, com o maior deles medindo uns 9 metros de altura. Uma extensão técnica de computação gráfica fora utilizada para controlar câmeras para produzir menos malha nas fotografias de "bigatures" com os atores em cena. A Weta também usou a "Bigature" em King Kong, de Peter Jackson.

Bigatures usadas na trilogia O Senhor dos Anéis:

Weta Tenzan Chain Maille[editar | editar código-fonte]

A Weta tem, agora, uma divisão, a Weta Tenzan Chain Maille, que faz cotas de malha (chainmail) para as produções de filmes. PVC injetado foi usado para as armaduras de Reino dos Céus, dando melhor resultado que o processo usado para O Senhor dos Anéis. Versões eletro-chapeadas com uma fina camada de metal têm o mesmo aspecto como o das cotas de malha reais; movem como metal com um terço do peso, e são muito mais baratas. Cotas em alumínio ou aço para trabalho de alto-impacto dos dublês também são produzidas.

Filmografia de efeitos físicos[editar | editar código-fonte]

As Crônicas de Nárnia: Prínciope Caspian (Brasil); As Crónicas de Nárnia: O Príncipe Caspian (Portugal)
30 Dias de Noite (Brasil); 30 Dias de Escuridão (Portugal)
O Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (Brasil)
Meu Monstro de Estimação (Brasil)
As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (Brasil); As Crónicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (Portugal)
King Kong (Brasil/Portugal)
A Lenda do Zorro (Brasil/Portugal)
Van Helsing (Brasil/Portugal)
Peter Pan (Brasil/Portugal)
Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo (Brasil/Portugal)
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (Brasil); O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei (Portugal)
O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (Brasil/Portugal)
O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (Brasil); O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel (Portugal)

Empresas relacionadas[editar | editar código-fonte]

Weta Cave
Tipo Subsidiária, Pública
Indústria Entretenimento
Fundação 1994
Fundador(es) Peter Jackson, Richard Taylor, Jamie Selkirk & Tania Rodger
Sede Miramar, Nova Zelândia
Divisões Weta Digital, Weta Tenzan Chainmaille, Weta Workshop, Weta Original Rayguns, Weta Collectibles etc

Weta Cave é um mini-museu, parte da Weta Workshop, em Miramar, Nova Zelândia. Foi fundado por Peter Jackson, Richard Taylor, Tania Rodger e Jamie Selkirk. Além de museu tem uma loja e uma sala de projecção.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]