Wetterhorn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wetterhorn
Wetterhorn está localizado em: Suíça
Wetterhorn
Coordenadas 46° 38' 20" N 8° 06' 56" E
Altitude 3 692 m
Localização Flag of Canton of Bern.svg Berna - Suíça
Cordilheira Alpes berneses
Primeira ascensão 31 de Agosto de 1844 por pelos guias Melchior Bannholzer e Hans Jaun
Rota mais fácil Aresta NE a partir do refúgio do Rothorn

O Wetterhorn encontra-se nos Alpes berneses na Suíça. O Wetterhorn - que não deve ser confundido com Weisshorn no Valais - faz parte do pequeno maciço dos Wetterhörner formado pelo Mittelhorn, pelo Rosenhorn, e pelo Wetterhorn que é o mais alto e culmina a 3 692 m.

Ascenssões[editar | editar código-fonte]

A primeira ascensão do Wetterhorn foi a 31 de Agosto de 1844 pelos guias Melchior Bannholzer e Hans Jaun, e dois em antes - 28 de Agosto de 1844 Édouard Desor, Daniel Dolphus-Ausset1, MM. Duspasquier e Stengel com os guias Hans Wahren, Hans Jaun, Gaspard Nägeli, Heinrich Bossli, Melchior Bannholzer e Daniel Brigger tinha subido ao Rosenhorn, o segundo mais alto dos Wetterhörner.

Por sua vez o Mittelhorn foi subido a 9 de Julho de 1845 pelo escocês Stanhope Templeton Speer, com Melchior Bannholzer, Hans Jaun e Kaspar Abplanalp.

A primeira invernal foi feita por William A. Coolidge em 1874.

História[editar | editar código-fonte]

A ascensão mais famosa foi a de 1854 quando Alfred Wills partiu com os guias de Chamonix Auguste Balmat, Auguste Simond, assim como Ulrich Lauener de Lauterbrunnen e Peter Bohren de Grindelwald que queriam colocar uma placa pesada no alto da montanha. A meio caminho são apanhados e ultrapassados por dois caçadores de camurças, Christian Almer e Ulrich Kaufman que queriam pôr uma pequeno pinheiro como decoração no cimo. Depois de se terem zangado decidem de fazer cordada comum e chagar ao cimo todos juntos.

Este acontecimento foi descrito em Wandering among the high Alps pelo próprio Alfred Wills durante aquilo a que se chamou a idade de ouro do alpinismo.

Biblliografia[editar | editar código-fonte]

  • Peter Berg, The first ascent of the Wetterhorn from Grindelwald, Alpine Journal 1996, p. 356

Referências