Wewelsburg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wewelsburg

Wewelsburg (pronunciada [ˈveːvəlsˌbʊɐ̯k]) é um castelo renascentista localizado a nordeste da Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha, na vila de Wewelsburg, desde 1975 um bairro da cidade de Büren (foto aérea). O castelo ficou conhecido por ter sido utilizado pela SS em 1934 sob o comando de Heinrich Himmler.

História[editar | editar código-fonte]

Wewelsburg foi construído de 1603 a 1609 por ordem do príncipe de Paderborn. Ele está localizado onde teria ocorrido a Batalha da Floresta de Teutoburgo. Em 1802 o castelo tornou-se propriedade do estado prussiano e treze anos mais tarde foi atingido por incêndio que danificou a Torre Norte.

SS[editar | editar código-fonte]

No ano de 1925 o castelo foi transformado num museu e seis anos depois a torre norte provaria a sua fragilidade arquitetônica e teve que ser sustentada por tirantes. Em 1934, por sugestão de Karl Maria Wiligut, Heinrich Himmler fez um acordo com o distrito de Paderborn no qual ele se tornaria proprietário do castelo por cem anos, inicialmente com o objetivo de reformá-lo e transformá-lo numa escola para as lideranças nacional-socialistas (Führerkorps).

Ele tinha intenção de renovar e remodelação do castelo como uma "escola de formação de líderes do SS" ("Reichsführerschule SS"). Cursos para funcionários SS na pré-história, mitologia, arqueologia e arte foram destinados. Os campos de atividades foram:

  • Pré-história
  • história medieval e estudos da vida popular
  • de construir a "Biblioteca do Schutzstaffel de Wewelsburg"
  • o reforço da ideologia nacional socialista na aldeia de Wewelsburg.

Desde 1936 Himmler quis ideológicos e representante central para o fim-SS. No início da "Reichsarbeitsdienst" feitas as alterações no castelo. Entre 1939 e 1943 prisioneiros do campo concentração Sachsenhausen e Niederhagen realizadas obras em Wewelsburg. Arquiteto da quinta foi Hermann Bartels. De acordo com os planos de Himmler, o castelo deve ser o "centro do mundo novo" ("Zentrum der neuen Welt"), após a "vitória definitiva".

"Obergruppenführersaal"

A SS construídas duas salas no norte torre do castelo. Os quartos podem ser visitados:

  • Um representante quarto, o "Obergruppenführersaal" (literalmente: Sala dos Obergruppenführer - Sala dos generais) (foto). No chão em mármore SS criou um ornamento em forma de um verde escuro, circular mosaico. Um disco dourado foi colocado em seu meio. O termo Sol negro para a roda solar de Wewelsburg se tornou popular após a Segunda Guerra Mundial.
  • Na cave: A sala de oração para os mortos (não terminou) (foto).

Pouco antes do fim da guerra, a SS explodiu o castelo, que foi parcialmente destruída.

Pós-Guerra[editar | editar código-fonte]

Hoje no castelo funcionam um albergue da juventude e um museu.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Wewelsburg