Whartons Studio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Whartons Studio
Tipo Privada
Indústria Produção cinematográfica
Fundação abril de 1914
Fundador(es) Theodore Wharton
Leopold Wharton
Encerramento 1919
Sede Ithaca, Nova Iorque, Estados Unidos
Proprietário(s) Theodore Wharton
Leopold Wharton
Produtos filmes

The Whartons, Incorporated foi uma companhia cinematográfica Estados Unidos da América da era do cinema mudo, que operava em Ithaca[1] , Nova Iorque entre os anos de 1914 e 1919. O Ithaca Studio foi fundado pelos irmãos Theodore e Leopold Wharton nas margens do Lago Cayuga, no local em que atualmente é o Stewart Park.

O estúdio produziu mais de 50 filmes, além de distribuir 5 filmes como Wharton Releasing Co.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Theodore Wharton[editar | editar código-fonte]

Em 1907, as várias visitas feitas por Theodore Wharton ao Edison Studios o influenciaram para entrar na indústria cinematográfica[2] , pois devido a sua experiência como ator e gerente, foi oferecido e ele aceitou uma posição como diretor técnico dos estúdios de Edison. Em 1909 foi contratado pela Kalem Company para estabelecer seu estúdio, e no ano seguinte fundou o estúdio Pathé em território americano, permanecendo com essa empresa por dois anos. Mais tarde, identificou-se com a Essanay Studios em Chicago. Durante este período, o Sr. Wharton escreveu e dirigiu mais de quinhentas peças[2] .

Em abril de 1914[3] , ao lado de seu irmão Leopold, estabeleceu o The Whartons, Incorporated, em Ithaca[4] , tornando-se, ele e o irmão, os primeiros produtores a estabelecerem seu próprio estúdio e se tornarem independentes[2] . O estúdio compreendia uma área de 45 acres e incluía palcos, vestiários, set de filmagem, de edição e escritórios[5] .

Mudança para Santa Cruz[editar | editar código-fonte]

No início dos anos 1920, o estúdio mudou-se de Ithaca para Santa Cruz, Califórnia, a convite do prefeito de Santa Cruz, Fred Swanton, que tentou convencer os produtores de filme de Hollywood a se estabelecerem em Santa Cruz.[6] Foi incorporada como Wharton Film Classics, Inc. embora Leopold tenha morrido em 1927, e Theodore em 1931.[7] Até então, a maioria da indústria cinematográfica tinha se estabelecido no sul da Califórnia e em Hollywood, devido às condições climáticas favoráveis a se filmar durante o ano inteiro.

Filmografia parcial[editar | editar código-fonte]

Cena do seriado Beatrice Fairfax, com Nigel Barrie e Olive Thomas, produzido pelo Whartons Studio em 1916.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]