Where in the World Is Carmen Sandiego?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Where in the World is Carmen Sandiego? é um jogo de computador produzido pela Brøderbund Software, lançado inicialmente em versão para Apple II, no meio da década de 1980. Posteriormente foram lançadas versões para IBM PC XT. Além dele, foram lançados Where in the US is Carmen Sandiego?, Carmen Sandiego Junior Detective, Where in Time is Carmen Sandiego?, Where in the World is Carmen Sandiego? Deluxe, entre vários outros títulos.

No enredo o jogador é um detetive que junta pistas ao redor do mundo para solucionar um caso. É um jogo bem educativo porque, durante essa procura, aprendende-se aspectos de geografia e as características de vários países.

Carmen Sandiego[editar | editar código-fonte]

O conceito de Carmen Isabela Sandiego surgiu pela primeira vez em 1983, virando personagem do jogo Where in the world is Carmen Sandiego? de 1985. A personagem foi criada pelos ex-funcionários da Disney, Gene Portwood e Lauren Elliott, que quiseram criar um jogo educativo e divertido para as crianças aprenderem geografia. Por isso, elaboraram uma personagem com nome "diferente", mas fácil de pronunciar pelas crianças, e o primeiro jogo com seu nome foi lançado dois anos depois.

A história da personagem em si é a seguinte: Carmen ficou órfã cedo, e ainda nova foi adotada pelo Chefe da Agência de Detetives ACME. Na ACME, ela cresceu e se transformou na melhor detetive que já passara por lá. Com o passar do tempo, os casos foram ficando muito cansativos e simples para Carmen, que saiu da agência e fundou a VILE, reunindo vilões. Juntos, e a mando dela, eles saíram viajando pelo mundo, pelo espaço e pelo tempo, roubando as coisas mais impossíveis - tudo isso porque Carmen Sandiego era obstinada, e roubava pelo prazer de vencer todos os desafios.

Carmen na TV[editar | editar código-fonte]

Além de jogos, Carmen também teve seu próprio game-show na televisão norte-americana, e um desenho animado, intitulado Where on Earth is Carmen Sandiego?. O desenho era estrelado por Ivy e Zack, dois jovens detetives que ficavam viajando pelo espaço e tempo em busca de Carmen. Ele estreou em 1995, na Fox, e, depois de algumas pausas e instabilidades, parou de passar definitivamente em 1999. Há poucos anos, em 2005, o desenho foi exibido pelo canal de TV paga Nickelodeon, mas apenas por um curto período de tempo.

O desenho animado misturava algumas cenas reais, e seguia a idéia do jogo, mas com tramas bem interessantes. Como no jogo original, Carmen roubava algo precioso logo no início do episódio - na agência ACME, o Chefe, que nada mais era que uma cabeça flutuando em um fundo roxo na tela de um computador, avisava seus dois agentes, Zack e Ivy, sobre o crime. Os dois irmãos seguiam atrás das pistas enigmáticas deixadas pela Carmen, que davam dicas sobre qual país seria a próxima "vítima" dela. Quando os personagens mudavam de cenário, o Chefe aparecia, e dava a eles, e aos telespectadores, uma rápida lição de História ou Geografia. Enquanto isso, em live-action, um jogador, que aparecia aos finais dos desenhos, de costas para a câmera e diante de um computador, assistia tudo, e trocava mensagens com a Carmen Sandiego.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.