While You Were Sleeping

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
While You Were Sleeping
Enquanto Dormias (PT)
Enquanto Você Dormia (BR)
 Estados Unidos
1995 • cor • 103 min 
Direção Jon Turteltaub
Produção Roger Birnbaum
Joe Roth
Roteiro Daniel G. Sullivan
Fredric LeBow
Elenco Sandra Bullock
Bill Pullman
Peter Gallagher
Peter Boyle
Glynis Johns
Jack Warden
Gênero comédia romântica
Idioma inglês
Música Randy Edelman
Diane Warren
Cinematografia Phedon Papamichael, Jr.
Edição Bruce Green
Estúdio Hollywood Pictures
Distribuição Buena Vista Pictures
Lançamento Estados Unidos 21 de abril de 1995
Portugal 7 de julho de 1995
Orçamento US$17,000,000 (estimativa)
Receita US$182,057,016 (mundialmente)
Página no IMDb (em inglês)

While You Were Sleeping (Enquanto Você Dormia (título no Brasil) ou Enquanto Dormias (título em Portugal)) é um filme de comédia romântica estadunidense de 1995 dirigido por Jon Turteltaub e escrito por Daniel G. Sullivan e Frederic Lebow. É estrelado por Sandra Bullock como Lucy, uma funcionária do metrô de Chicago, e Bill Pullman como Jack, o irmão de um homem cuja vida ela salva, junto com Peter Gallagher como Peter, o homem que é salvo, e Peter Boyle, Glynis Johns, e Jack Warden como membros da família de Peter.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Lucy (Sandra Bullock), funcionária de um metrô, é apaixonada por um homem, chamado Peter (Peter Gallagher), só o vendo de longe. Um dia, após Peter sofrer um acidente, Lucy salva sua vida, ficando este em estado de coma. No hospital, após uma confusão, a família de Peter acredita que Lucy é sua noiva. Sem coragem de contar a verdade, Lucy acaba se evolvendo com esta família, principalmente com Jack (Bill Pullman), irmão de Peter, pelo qual se apaixona.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

A personagem Lucy Eleanor foi originalmente escrita para Demi Moore.[1]

Julia Roberts foi oferecido o papel de Lucy Moderatz mas recusou.[2]

Localização[editar | editar código-fonte]

Parte do filme foi filmado no edifício Lake Point Tower. Estação State/Lake foi usado para gravações externas do "L." Casa de Lucy foi filmado em Logan Square. / Estação Randolph/Wabash foi usado para a cena em que Lucy resgata Peter. Festa de Fim de Ano Novo foi filmado em uma casa em Portage Park.

Resposta[editar | editar código-fonte]

O filme foi um enorme sucesso, arrecadando um total de $182,057,016 em todo o mundo contra uma estimativa de orçamento de $17,000,000. Fez $9,288,915 em seu fim de semana de 21-23 abril de 1995, de abertura.[3] Foi o décimo quinto mais alto arrecadamento de 1995 nos Estados Unidos.[4] Este filme, juntamente com Speed, são creditados como tendo lançado Sandra Bullock ao estrelato.

While You Were Sleeping foi um sucesso de crítica. Rotten Tomatoes informou que 85% dos críticos deram ao filme uma crítica positiva.

Bullock recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical.

Adaptações internacionais e menções[editar | editar código-fonte]

O filme de língua malaiala Chandralekha de 1997 tem descaradamente copiado deste filme com a mera inter-troca de personagens. O filme de língua hindi Har Dil Jo Pyar Karega de 2000 e o filme de língua telugu Chandralekha de 1998 vieram a ser adaptações do filme de língua malaiala.

O filme é mencionado na canção "From Above", de Ben Folds em seu álbum Lonely Avenue. As letras foram escritas pelo romancista Nick Hornby.

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: While You Were Sleeping