Whip My Hair

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Whip My Hair"
Whip My Hair
Single de Willow Smith
Lançamento Estados Unidos 26 de outubro de 2010
(veja abaixo o histórico de lançamentos)
Formato(s) CD single, download digital, airplay
Gravação 2010
Gênero(s) R&B, hip hop, dance-pop
Duração 3:13
Gravadora(s) Columbia Records, Roc Nation
Composição Willow Smith, Ronald Jackson, Janae Rockwell
Produção Jukebox, Obanga, Tim Carter
Certificação(ões) Ouro (Music Canada)
Platina (ARIA, RIAA)
Cronologia de singles de Willow Smith
"21st Century Girl"
(2011)

"Whip My Hair" é a primeira canção lançada pela cantora norte-americana Willow, originalmente pretendida como o primeiro single do seu álbum de estúdio de estreia, Knees and Elbows (não lançado). Foi lançada em 26 de Outubro de 2010 pelas editoras discográficas Columbia Records e Roc Nation. Foi composta por Ronald Jackson, Janae Rockwell, e Willow, que já chamava atenção da mídia devido ao estilo "extravagante" de suas roupas, chegando a ser comparada por Mariel Concepcion, da revista musical americana Billboard, com as cantoras Cassie e Rihanna, que a Billboard diz ser a maior influente da intérprete.[1] A produção foi feita por Jukebox, Obanga, e Tim Carter.[2] Ironicamente, no mesmo dia em que "Whip My Hair" foi lançada, o single "Only Girl (In the World)" (2010), de Rihanna, também teve seu lançamento.

Logo após o lançamento da canção, o website Just Jared publicou uma nota informando que a cantora tinha assinado um contrato discográfico com a editora do rapper norte-americano Jay-Z, Roc Nation.[3] A música foi geralmente bem recebida pela crítica de música contemporânea especializada, com alguns críticos apelidando a cantora de "pequena Rihanna". Antes do seu lançamento nas rádios, "Whip My Hair" estreou na posição 60 da tabela musical Rap Songs. Atingiu o pico na décima primeira colocação da tabela Billboard Hot 100 nos Estados Unidos, e se posicionou entre os dez melhores lugares em seis tabelas musicais, incluindo a Hot R&B/Hip-Hop Songs, e a da Dinamarca. Após a venda de mais de 70.000 cópias na Austrália, e de mais de um milhão nos EUA, recebeu o certificado de disco de platina pela Australian Recording Industry Association (ARIA) e pela Recording Industry Association of America (RIAA).

O vídeo musical foi filmado na semana de 20 a 26 de Setembro de 2010 na cidade californiana de Los Angeles sob a direcção do diretor e fotógrafo norueguês Ray Kay. Lançado em 18 de Outubro, apresenta um conceito colorido, onde a cantora faz múltiplos estilos de cabelo, cujo se comporta como um pincel para dar vida a uma escola. Em 2 de Novembro de 2010, Willow interpretou "Whip My Hair" ao vivo no programa de televisão The Ellen DeGeneres Show. O remix oficial, que conta com a participação do rapper britânico Tinie Tempah, foi lançado em 3 de janeiro de 2011.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Antes do lançamento do single, Willow já havia atraído a atenção da média, devido a seu estilo considerado escandaloso e extravagante, em eventos.[4] Sua mãe, Jada Pinkett Smith, revelou no talk show Lopez Tonight, que sua filha estava preparando um álbum.[5][6] Coincidentemente, o single de Rihanna, "Only Girl (In the World)", vazou na internet no mesmo dia em que "Whip My Hair". O The Independent, disse que "O single de Smith vazou na internet. A música dominou blogs e jornais, que universalmente elogiaram a canção, da "pequena Rihanna".[7] Além do jornal The Independent, a revista Time, o canal de notícias e entretenimento CNN e a revista de música Billboard, elogiaram a canção.[4][6][8] As visualizações do video no YouTube, chegaram a mais de 100.000 exibições, um dia após o envio do vídeo.[9] A iniciativa foi "aplaudida" por celebridades e cantores no microblogging Twitter, incluindo Ciara, Brandy, Solange Knowles e Alfredo Flores.[10]

Composição[editar | editar código-fonte]

"Isso significa você ser você mesmo. Você não pode ter medo de ser você mesmo, você tem que ser você mesmo e, você não pode deixar ninguém lhe dizer que isso é errado"

Willow Smith sobre a letra de "Whip My Hair"[11]

"Whip My Hair" é uma canção de R&B[12] e hip-hop[5][13] que possui influência de dance-pop e do funk.[14] Liricamente, a canção diz que você tem que se soltar e se divertir, mas, alerta que você deve virar o cabelo para seu inimigos. Sobre o lirismo da canção, Emily Gagne, da CBC, diz que não pode soar muito profundo, mas, "o que esperar de uma fashionista do quinto ano?". Para a revista Billboard, Smith faz uma "estreia impressionante", devido a batida da canção e o refrão: "Eu bato o meu cabelo para trás e para frente".[1][6] A maioria dos críticos musicais, são quase unânimes em dizer que a jovem cantora recebeu grande influência de Rihanna.[1][15] Entretanto, outros dizem que, além de Rihanna, a cantora recebeu influência de outras cantoras contemporâneas, como Ciara e Keri Hilson,[10] bem como de Lil Mama, em relação à influência do hip-hop na canção.[16] Para Gina Serpre, da Entertainment Television, a faixa mostra que a cantora é uma "versão mais nova" de Rihanna e Keri Hilson.[5]

Apresentações ao vivo[editar | editar código-fonte]

Willow no palco de Ellen

A música foi interpretada pela primeira vez, ao vivo, no programa The Ellen DeGeneres Show, no dia 2 de Novembro de 2010, assim, estreando mundialmente o single. Começou cantando uma parte da música Only Girl (In the World), nova música de Rihanna.[17][18] Na sua primeira apresentação, Willow revelou para Ellen:

Sua segunda apresentação foi no palco na iluminação da árvore de natal de Grand Opening The Kings LA Ice férias em Los Angeles, Califórnia, na noite de 4 de Dezembro de 2010.[19] Junto as suas dançarinas que estavam vestidas de bonecas com roupa de natal, desta vez, Willow não performou a música Only Girl (In the World) no início da apresentação.[19] A seguinte, aconteceu dias depois, 11 de Dezembro de 2010[20] Willow, junto as suas dançarinas, se apresentou no 105.1 Power Live Holiday Party with Mindless Behavior e logo depois agradeceu na sua página do twitter.[20] Apresentou também na noite do dia 31 de Dezembro de 2010[21] na avenida Times Square[21] em New York[21] e foi transmitido ao vivo no programa Dick Clark's New Year's Rockin' Eve With Ryan Seacrest,[21] pela emissora ABC.[21]

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

Gravação e liberação[editar | editar código-fonte]

O videoclipe da canção foi gravado em Los Angeles no final de setembro de 2010.[22] A direção do vídeo ficou por conta de Ray Kay, diretor dos videoclipes de "Poker Face", de Lady Gaga, e "Baby.

Kay também confirmou que as filmagens durariam dois dias, e requeririam uma grande energia de Willow.

Mais tarde, Kay comentou novamente com a Rap-Up, em uma parte separada.

Um vídeo teaser lançado em 16 de setembro de 2010 recebeu 1,2 milhão de visualizações antes do lançamento do clipe oficial. O vídeo estreou em 18 de outubro de 2010, com suporte do Vevo na sua estreia online, e sua primeira exibição na televisão durante a aparição foi em 106 & Park. Antes do vídeo ter sua estreia oficial, já tinha vazado na internet, mas RocNation retirou todos os clipes não autorizados.

História[editar | editar código-fonte]

O vídeo começa numa cafeteria futurista com crianças sentadas em volta das mesas vestindo, todas, roupas brancas enquanto as tabelas e as paredes são cinza.[26] Smith, então, entra na sala em trajes coloridos, incluindo um colete azul, calça laranja e um cinto com o nome dela, enquanto vestindo strass nos lábios e pontas das unhas extravagantes.[27] Com tranças moldado na forma de um coração, ela carrega um boombox preenchidos com tinta e jogá-lo enquanto desfaz as tranças e as mergulha na pintura no interior do som, usando os cabelos como um pincel e animar o ambiente com cores.[26] Smith, em seguida, executa movimentos de dança e fica a sala de aula envolvidos, que é intercalada com a cantora agora vestindo um moicano colorido, uma coreografia com bailarinos com camisas azuis na frente de um pano de fundo azul claro. Ela alterna penteados diferentes e, em seguida caminha por um corredor com seus dançarinos, vestindo um penteado de algodão doce-esque. Ela ainda chicoteia os cabelos para dar cor aos cacifos e vestuário dos alunos, antes de realizar coreografias com os alunos extenso corredor. Midway, Smith e seus bailarinos executam uma coreografia com a música não na canção original.[28] As últimas cenas envolve Smith com tranças puff e com um macacão amarelo com seus dançarinos em uma aula diferente tentando levá-los a dançar, que é intercalada com cenas anteriores tinta espirrar, como os estudantes, incluindo seu irmão Jaden,[29] professores, zelador, senhora e criança dançam.[26] Um escritor para Rap-Up Smith disse que "está em uma classe do seus próprios no vídeo da fuga para o seu hino capacitar", chamando o vídeo "o nascimento de uma estrela." Walison correia..

Repercussão[editar | editar código-fonte]

Natalie Finn de E! Online elogiou o vídeo de ser "atrevida, mas ainda uma criança amigável".[30] Carina Adly MacKenzie de Zap2it disse que enquanto a música tomou todos de surpresa, que o vídeo era "ainda mais impressionante", comentou, "Nós provavelmente não deveriamos estar chocados que Willow tem mais carisma em seu dedo mindinho do que a metade dos artistas do dobro de sua idade."[31] Ryan Brockington do The New York Post analisou o vídeo de forma positiva, afirmando: "A grande coisa sobre o vídeo é que o diretor Ray Kay manteve-o muito jovem e colorido, o completo oposto da crescido muito acima soando faixa".[32]

Desempenho nas paradas[editar | editar código-fonte]

Paradas (2010) Melhor
posição
 Estados Unidos Billboard R&B/Hip-Hop Songs[33] 5
 Estados Unidos Billboard Radio Songs[33] 26
 Estados Unidos Billboard Heatseekers Songs[33] 9
 Estados Unidos Billboard Hot 100[33] 11
 Estados Unidos Billboard Digital Songs[33] 2
 Estados Unidos Billboard Pop Songs[33] 30
 Estados Unidos Billboard Ringtones[33] 12
 Canadá Billboard Hot 100[33] 18
 Brasil - Billboard Brasil Hot 100[34] 99
 Reino Unido Official UK R&B Chart[35] 1
 Reino Unido Official UK Singles Chart[36] 2

Histórico de lançamento[editar | editar código-fonte]

País Data Formato
Estados Unidos 21 de Setembro de 2010 Airplay[37]
12 de Outubro de 2010 Contemporary Hit Radio[38]
26 de Outubro de 2010 Download digital

Referências

  1. a b c CONCEPCION, Mariel (8 de Setembro de 2010). «Willow Smith Earns Rihanna Comparisons For 'Whip My Hair' Single » Billboard.com» (em inglês). Billboard. Consultado em 12 de Setembro de 2010 
  2. «The Official Website of Roc Nation» (em inglês). Roc Nation. 9 de Setembro de 2010. Consultado em 12 de Setembro de 2010. Arquivado do original em 28 de novembro de 2010 
  3. «Filha de Will Smith assina com gravadora de Jay-Z». Terra Networks. 9 de Setembro de 2010. Consultado em 15 de Setembro de 2010 
  4. a b GODFREY, Gavin (8 de Setembro de 2010). «Willow Smith drops new single 'Whip My Hair' – The Marquee Blog - CNN.com Blogs». CNN (em inglês). Consultado em 2 de Outubro de 2010 
  5. a b c SERPE, Gina (8 de Setembro de 2010). «Willow Smith (Yep) Has a Hip-Hop Song. And It's Good. - E! Online» (em inglês). E! Television. Consultado em 15 de Setembro de 2010 
  6. a b c Nielsen Business Media Inc. (7 de Setembro de 2010). «Billboard Bits: 50 Cent Raises Eyebrows on Twitter, Katy Perry Tapped for 'SNL' Premiere » Billboard.com» (em inglês). Billboard. Consultado em 12 de Setembro de 2010 
  7. «Current Twitter trends: 'All I want,' 'Sons of Anarchy,' Eid, Willow Smith - Gadgets & Tech, Life & Style - The Independent». The Independent (em inglês). 8 de Setembro de 2010. Consultado em 2 de Outubro de 2010 
  8. FRIEDMAN, Megan (8 de Setembro de 2010). «Will Smith's Daughter, 9, Drops New Single - TIME NewsFeed». Time (em inglês). Consultado em 2 de Outubro de 2010 
  9. DRUTEN, Van (10 de Setembro de 2010). «'Superstar' signed - The Buzz - ABC». ABC (em inglês). Consultado em 2 de Outubro de 2010. Arquivado do original em 14 de setembro de 2010 
  10. a b KENNEDY, Gerrick D. (8 de Setembro de 2010). «Will Smith's daughter Willow wows the blog world with debut single 'Whip My Hair' {UPDATED} » Pop & Hiss » Los Angeles Times» (em inglês). Los Angeles Times. Consultado em 15 de Setembro de 2010 
  11. CAPISTRANO, Daniela (9 de Setembro de 2010). «Jay-Z Signs 'Superstar' Willow Smith To Roc Nation - Music, Celebrity, Artist News » MTV» (em inglês). MTV. Consultado em 15 de Setembro de 2010 
  12. CRAGG, Michael (9 de Setembro de 2010). «New music: Willow Smith – I Whip My Hair » Music » guardian.co.uk» (em inglês). The Guardian. Consultado em 15 de Setembro de 2010 
  13. GAGNE, Emily (9 de Setembro de 2010). «Will Smith's daughter releases hip-hop song - Things That Go Pop!» (em inglês). CBC. Consultado em 15 de Setembro de 2010 
  14. «New Kids on The Block » Sound Off » BET.com» (em inglês). BET. 8 de Setembro de 2010. Consultado em 15 de Setembro de 2010 
  15. GODFREY, Gavin (8 de Setembro de 2010). «Willow Smith drops new single 'Whip My Hair' – The Marquee Blog - CNN.com Blogs» (em inglês). CNN Marquee Blog. Consultado em 12 de Setembro de 2010 
  16. MANESS, Carter (8 de Setembro de 2010). «Will Smith's Daughter 'Whips' Towards Roc Nation Deal - The Boombox» (em inglês). AOL The Boombox. Consultado em 15 de Setembro de 2010 
  17. Redação (3 de Novembro de 2010). «Balança: Willow Smith ganha colar cervical». R7. Consultado em 4 de Novembro de 2010 
  18. Reprodução (2 de Novembro de 2010). «Willow Smith ganha colar cervical de Ellen DeGeneres». Veja. Consultado em 4 de Novembro de 2010. Arquivado do original em 5 de novembro de 2010 
  19. a b «Willow Smith Rocks the Holiday Tree Lighting Ceremony» (em inglês). Gossip Center. 5 de Dezembro de 2010. Consultado em 13 de Dezembro de 2010 
  20. a b «Performance de 'Whip My Hair' em NY!». Gossip Center. 12 de Dezembro de 2010. Consultado em 15 de Dezembro de 2010 [ligação inativa] 
  21. a b c d e «Willow Smith performs at Times Square on New Year's Eve 2011 (Video)» (em inglês). Examiner. 31 de Dezembro de 2010. Consultado em 1 de Janeiro de 2010 
  22. CONCEPCION, Mariel (9 de Setembro de 2010). «Willow Smith Signs to Jay-Z's Roc Nation » Billboard» (em inglês). Billboard. Consultado em 15 de Setembro de 2010 
  23. «Rap-Up.com »» Director of Willow Smith's 'Whip My Hair' Hopes Video Will Inspire Others» (em inglês). Rap-Up. 17 de Setembro de 2010. Consultado em 17 de Setembro de 2010 
  24. «"Director of Willow Smith's 'Whip My Hair' Hopes Video Will Inspire Others"» (em inglês). Rap-Up. 17 de Agosto de 2010. Consultado em 4 de Novembro de 2010 
  25. «Video Clip - Willow Smith - Whip My Hair». 22 de Outubro de 2010. Consultado em 4 de Novembro de 2010 
  26. a b c Katie Byrne (18 de Outubro de 2010). «Willow Smith's 'Whip My Hair' Video Premieres» (em inglês). MTV. Consultado em 4 de Novembro de 2010 
  27. Idolator (18 de Outubro de 2010). «"Willow Smith Gets Whiplash In Her "Whip My Hair" Video"» (em inglês). Buzzmedia Publishers. Consultado em 4 de Novembro de 2010 
  28. Melissa Bell and Sam Sanders (19 de Outubro de 2010). «'Whip My Hair' and 'Sesame Street': A power ballad* for black hair» (em inglês). The Washington Post. Consultado em 4 de Novembro de 2010 
  29. Matt McClanahan (19 de Outubro de 2010). «Will Smith's daughter, 9-year-old Willow Smith releases video for hit song "Whip My Hair"» (em inglês). San Diego Entertainer Magazine. Consultado em 4 de Novembro de 2010 
  30. Natalie Finn (18 de Outubro de 2010). «Watch Willow Smith's Hair Whip Back and Forth in Debut Video» (em inglês). E! Online. Consultado em 4 de Novembro de 2010 
  31. Carina Adly MacKenzie (18 de Outubro de 2010). «Willow Smith's 'Whip My Hair' video premiere: Watch out, Rihanna» (em inglês). Zap2it. Consultado em 4 de Novembro de 2010. Arquivado do original em 11 de novembro de 2010 
  32. Ryan Brockington (18 de Outubro de 2010). «"Get ready for 9-year old world domination"» (em inglês). The New York Post. Consultado em 4 de Novembro de 2010. Arquivado do original em 19 de outubro de 2010 
  33. a b c d e f g h «Whip My Hair » Billboard.com» (em inglês). Billboard. 9 de Outubro de 2010. Consultado em 2 de Outubro de 2010 
  34. «Brasil Hot 100 Airlplay». Billboard Brasil. Brasil: BBP. Março de 2011. 977-217605400-2 
  35. «TOP 40 R&B SINGLES ARCHIVE» (em inglês). Official Charts Company. 18 de Dezembro de 2010. Consultado em 13 de Dezembro de 2010 
  36. «TOP 40 OFFICIAL UK SINGLES ARCHIVE» (em inglês). Official Charts Company. 18 de Dezembro de 2010. Consultado em 13 de Dezembro de 2010 
  37. «Urban/UAC Future Releases » R&B, Hip Hop, Release Schedule and Street Dates » ...:» (em inglês). All Access. Consultado em 15 de Setembro de 2010 
  38. «Top 40/M Future Releases » Mainstream Hit Songs Being Released and Their Release ...:» (em inglês). All Access. Consultado em 17 de Setembro de 2010