Wickiana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Morte de três bruxas em Baden (1585).

A colecção Wickiana é reconhecida como uma das mais significantes colecções de documentos e notícias relacionadas a eventos do século XVI em uma folha e com ilustrações na forma de panfletos, formato standard, impressões, textos escritos e pinturas. Estes documentos formam um dos mais pertinentes arquivos da época, e são especialmente relevantes para retratar a Reforma Protestante na Suíça. Johann Jakob Wick (1522-1588), que dá nome a colecção, era o clérigo da Predigerkirche e estava associado com o hospital de Zurique desde 1552, tornando-se o segundo arquidiácono em Grossmünster a partir de 1557. Ele coletou e organizou cronologicamente os documentos e notícias correspondidos entre 1559 e 1588, e posteriormente integrou material do período correspondido aproximadamente entre 1505 até 1559 a sua colecção.

A colecção de Wick, que corresponde a 24 folio volumes foi alocada na Grossmünster Stiftsbibliothek após a morte de Wick em 1588 e transferida posteriormente para a Zurique Stadtbibliothek em 1836. Além do vasto número de impressões oriundas de países de língua alemã, a coleção também abriga 52 itens em outros idiomas. Muitos dos fólios são oriundos dos mais importantes centros de impressão e criação de livros da época – Augsburgo, Nuremberga e Estrasburgo.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Referências

  • M. Senn, Die Wickiana. Johann Jakob Wicks Nachrichtensammlung aus dem 16. Jahrhundert, Zürich 1975.
  • Franz Matthias Mauelshagen, Wunderkammer auf Papier. Die Wickiana zwischen Reformation und Volksglaube, Diss. Univ. Zürich, Zürich 2008.
  • Wolfgang Harms, Michael Schilling (eds.), Die Wickiana. Die Sammlung der Zentralbibliothek Zürich, Tübingen 1997–2005.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Wickiana