Wienerbrød

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Wienerbrød de maçã.

Wienerbrød (significando pão de Viena, em língua dinamarquesa) é um doce de pastelaria típico da culinária da Dinamarca. É comum encontrá-lo em diversos pontos do mundo industrializado, apesar da forma variar significativamente de país para país.

Os seus ingredientes incluem farinha, fermento, leite, ovos e uma quantidade abundante de manteiga. A sua preparação consiste em envolver um pedaço de massa em manteiga e em dobrá-lo repetidamente em numorosas camadas. Caso seja necessário, a massa é refrigerada, para ser mais fácil manipulá-la. Este processo é repetido diversas vezes.

Na Dinamarca[editar | editar código-fonte]

Quando consumido na Dinamarca, o wienerbrød pode ser coberto com chocolate ou açúcar, podendo também ser recheado com compota, maçapão ou creme pasteleiro. Existem diversas formas, como por exemplo um círculo com o recheio no meio (sendo neste caso conhecido como spandauer), espirais (conhecidos como caracóis), ou pretzel (conhecidos como kringle, neste caso).

Nos EUA, Canadá e Reino Unido[editar | editar código-fonte]

Nos países de língua inglesa, tais como os EUA, o Canadá e o Reino Unido, estes doces são conhecidos como danish pastries (significando pastéis dinamarqueses). Na América do Norte, são por vezes recheados com nozes.

No Reino Unido, são usados ingredientes como compota, creme pasteleiro, alperces, passas, amêndoas e caramelo, que são colocados entre as secções de massa, antes da cozedura. Também é por vezes usado cardamomo, para aumentar a sensação aromática de doçura.

História[editar | editar código-fonte]

Tal como o croissant, diz-se que o wienerbrød teve, na realidade, origem em Viena, na Áustria, recebendo, por isso, nomes semelhantes a wienerbrød também na Noruega, na Suécia e na Islândia. Porém, em Viena, é conhecido como "Kopenhagener Gebäck" (significando algo como pastel de Copenhaga) ou "Dänischer Plunder"[1].

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 31 de julho de 2008. Arquivado do original em 17 de fevereiro de 2007