WikiScanner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikiscanner
Requer pagamento? não
Gênero base de dados
Cadastro não
Idiomas inglês, francês, alemão e japonês
Lançamento 14/08/2007
Desenvolvedor Virgil Griffith
Proprietário Virgil Griffith
Página oficial http://wikiscanner.virgil.gr/

WikiScanner (contração de Wikipedia Scanner)[1] é uma ferramenta criada por Virgil Griffith, um norte-americano de 27 anos (2010), estudante de Ciência da Computação e Sistemas Neurais. Wikiscanner foi liberada em 14 de agosto de 2007,[2] e consiste em um buscador de uma base de dados que contém milhões de editores anônimos da Wikipédia.

Características[editar | editar código-fonte]

O método do WikiScanner é semelhante às ferramentas de busca mais comuns, em que o usuário pode procurar pelos nomes dos possuidores dos domínios que fizeram alterações, pelos locais a partir de onde as mudanças foram feitas, pelo IP dos computadores ou ainda por artigos modificados.

Assim, através do site wikiscanner.virgil.gr é possível buscar os computadores de onde saíram modificações feitas nos artigos da Wikipedia. Atualmente o sistema faz as buscas nas bases de dados das Wikipédias em inglês, alemão e japonês. Mas Griffith, que se define em sua página pessoal como um "cientista louco" e um "tecnologista disrruptivo" (no original, Mad Scientist. Disruptive Technologist.), afirmou:

Cquote1.svg Vou liberar o código-fonte do programa e qualquer um poderá fazer uma versão brasileira do WikiScanner. Cquote2.svg
Virgil Griffith[3]

Através do WikiScanner descobriu-se que críticas e dados negativos acerca de governos e organizações eram muitas vezes apagados dos artigos, e a origem dessas alterações eram os computadores desses mesmos governos (EUA, Austrália, Portugal, Vaticano) e organizações (Microsoft, Apple Inc., PepsiCo, entre outras).[3]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Katie Hafner (2007-08-19). Seeing Corporate Fingerprints in Wikipedia Edits. New York Times. Página visitada em 2007-08-19.
  2. John Borland (2007-08-14). See Who's Editing Wikipedia - Diebold, the CIA, a Campaign. Wired. Página visitada em 2007-08-17.
  3. a b Novo site desmascara alterações na Wikipedia, por Marco Aurélio Canônico. Observatório da Imprensa, 29/08/2007 (matéria publicada originalmente pelo jornal Folha de S. Paulo de 28/08/2007 [1]).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a Wikipédia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.