Wikilivros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Wikilivro)
Wikilivros
Wikilivros
Logotipo do Wikilivros
Slogan Livros abertos por um mundo aberto
Proprietário(s) Fundação Wikimedia
Requer pagamento? Não
Gênero Coletânea de textos didáticos Wiki
Cadastro Opcional e gratuito
Idioma(s) 121[1]
Lançamento 10 de julho de 2003
Desenvolvedor Jimmy Wales, Karl Wick e a comunidade Wikimedia.
Endereço eletrônico www.wikibooks.org

Wikilivros (do inglês: Wikibooks, anteriormente chamado Projeto de Textos Didáticos Livres da Wikimedia, do inglês: Wikimedia Free Textbook Project ou Wikimedia-Textos Didáticos) é um projeto de código wiki da Fundação Wikimedia, tal como a Wikipédia, dedicado ao desenvolvimento colaborativo de textos didáticos[2] (como livros, apostilas, manuais) de conteúdo livre (licenciados sob a GNU FDL).[3]

Criada em 10 de julho de 2003, baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = "rápido", "veloz", "célere"). O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Netscape, Opera, Safari, ou outro programa qualquer (capaz de ler páginas em HTML e carregar imagens). Este é o fator que distingue o Wikilivros de todas as outras coletâneas de livros e materiais didáticos: qualquer pessoa com o acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto. Dele surgiu a Wikiversidade, um projeto que no início foi desenvolvido internamente no Wikilivros, porém foi transferido para seu próprio domínio na internet.[4]

História[editar | editar código-fonte]

O Wikilivros foi lançado em 10 de julho de 2003, em resposta a um pedido feito pelo colaborador da Wikipédia Karl Wick por um projeto que acolhesse e construísse, gratuitamente, uma coletânea de livros didáticos sobre assuntos como química orgânica e física. Dois principais subprojetos (Wikijunior e Wikiversidade) se englobaram no que hoje é o Wikilivros, antes da política oficial de criação de novos projetos ser posteriormente modificada, de modo que a futura Wikimedia Incubator seja criada de acordo com a política de novos projetos da Fundação Wikimedia. Em agosto de 2006, a Wikiversidade tornou-se um projeto independente na Fundação Wikimedia, porém, ainda encontra-se em curso de importação de informações ainda contidas no Wikilivros.

Wikijúnior[editar | editar código-fonte]

Wikijúnior é um subprojeto do Wikilivros que é especializado em livros e textos didáticos para crianças. O projeto consiste de ambos uma revista e um website, e está, atualmente, a ser desenvolvida nos idiomas inglês, dinamarquês, finlandês, francês, alemão, italiano, japonês e espanhol. É financiado por uma subvenção da Fundação Beck.

Conteúdo didático[editar | editar código-fonte]

Crescimento gradual de quantidade de artigos nos maiores Wikilivros (por idioma) (de julho de 2003 a janeiro de 2010).

Enquanto alguns livros são originais, outros começaram com textos copiados de outras fontes de livros didáticos de conteúdo livre na internet. Todo conteúdo do site está sob a GNU Free Documentation License. Isto significa que, como com um projeto seu irmão, a Wikipédia, as contribuições permanecem com o direito de seus criadores, enquanto que a licença copyleft garante que o conteúdo seja sempre livremente distribuível e reproduzível.

O Wikilivros se difere do Wikisource porque espera-se que o conteúdo do Wikilivros seja significantemente alterado pelos participantes. Fontes crus de documentos, como textos originais shakespearianos, devem ser hospedados no Wikisource.

O projeto está a trabalhar pela conclusão de vários livros em diversos idiomas, nos quais seus fundadores esperam que seja seguido pelo fluxo da adoção e uso do texto desenvolvido e hospedado lá.

Uma restrição importante, imposta por Jimmy Wales, é a proibição da inclusão de manuais de jogos - especialmente jogos eletrônicos. Uma exceção seriam os jogos que são estudados de forma séria em alguma instituição de estudo (o que poderia incluir xadrez e go).[5].

Wikilivros x Wikipédia[editar | editar código-fonte]

Conforme o artigo Wikipedia:O que a Wikipédia não é, os assuntos abaixo não são do escopo da Wikipédia, mas são do escopo do Wikilivros:

  • Manuais de instrução
  • Livros-texto

Apesar de não ser explicitamente mencionado, o tema abaixo também deve ser movido da Wikipédia para o Wikilivros:

  • Livros de receitas

Projetos similares[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]