Wikinomics

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Wikinomics é um neologismo criado por Don Tapscott e Anthony D. Williams, que deu origem ao livro Wikinomics: How Mass Collaboration Changes Everything, publicado em 2006 nos EUA , lançado no Brasil em 2007 e em Portugal em 2008.

Para cunhar o termo Wikinomics, os autores basearam-se na ferramenta wiki, que, segundo eles, "mais que um programa que permite que múltiplas pessoas editem sites, é uma metáfora para uma nova era de colaboração e participação”.

Abordagem[editar | editar código-fonte]

Na obra, discute-se como a lógica de produção colaborativa de conteúdos está impactando a economia e o funcionamento de empresas de diferentes setores. Segundo os autores do livro, a partilha de informações dará às empresas que se abrirem para o novo paradigma de produção vantagens em relação aos seus concorrentes. A Economia é vista como um meio de colaboração dos atores sociais, baseados em códigos abertos.

Wikinomics é entendido como oportunidade de interagir com profissionais qualificados e geograficamente distantes a um custo reduzido, contando com a diversidade das contribuições para ser a alavanca do processo de inovação dentro da empresa e entre as empresas.

O livro descreve muitos casos de sucesso no uso da colaboração em massa, por exemplo, o 'Linux' e o 'Apache' que são utilizados na maioria dos servidores web em todo mundo. O livro mostra que o conceito do Opensource (código aberto) para a área de desenvolvimento de software é perfeito, pois milhares de programadores em todo o mundo conseguem resolver bugs com maior rapidez do que por exemplo todo um departamento informático de uma empresa.

Um dos casos mais interessantes é o da IBM que investiu na comunidade Linux e que colhe hoje excelentes resultados desta mudança cultural.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde março de 2008). Ajude e colabore com a tradução.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.