Wikinotícias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikinews
Logotipo do Wikinews
Requer pagamento? Não
Gênero Repositório de notícias
Cadastro Opcional e gratuito
Idiomas 27 [1]
Lançamento novembro de 2004 (data da criação de uma demonstração)
Posição no Alexa 12.491 [2]
Desenvolvedor Comunidade Wikimedia
Proprietário Wikimedia Foundation
Página oficial www.wikinews.org

Wikinews (em português: Wikinotícias) é um projeto de um repositório de notícias livre. Baseados no sistema "wiki", ele é um "projeto-irmão" da Wikipédia que visa objetivos similares. Isto é, alcançar a maior número de notícias possível.

Ainda que o Wikinotícias planeje ser uma fonte de recursos para uso próprio, ele tem condições de tornar-se algum dia uma fonte de notícias alternativa às agências proprietárias atuais, como por exemplo: a Associated Press ou a Reuters.

História[editar | editar código-fonte]

Em Novembro de 2004 um wiki de demonstração foi criado para mostrar que um sítio na internet de notícias é possível. O Wikinews é um projecto da Fundação Wikimedia. Em Dezembro de 2004 este projecto saiu da fase de demonstração e entrou na fase beta. A edição de língua alemã foi apresentada na mesma altura. Desde Janeiro foram criadas as edições em alemão, búlgaro, espanhol, francês, holandês, italiano, polaco (polonês), português, romeno, sueco e ucraniano.

A 13 de Março de 2005 a edição de língua inglesa do Wikinews atingiu 1000 páginas de artigos. A 3 de Abril de 2005 foi registado o 2000º utilizador da versão Inglesa.

Versão em português[editar | editar código-fonte]

Logotipo da versão em língua portuguesa "Wikinotícias".

O Wikinotícias, a versão em língua portuguesa do Wikinews, iniciou a suas atividades em 19 de Fevereiro de 2005. A preocupação inicial dos colaboradores foi criar a infraestrutura necessária para o funcionamento do sítio. Para isso, uma grande quantidade de documentos de ajuda foi traduzida da Wikinews anglófona.

Os artigos de notícias da comunidade começaram de fato a ser oficialmente aceitos em 4 de Março de 2005. Antes só havia uns poucos artigos para servir como exemplo, escritos pelos primeiros colaboradores, a fim testar o funcionamento do website.

Em 30 de Abril de 2005, o Wikinotícias já tinha publicado 304 artigos, todos eles escritos em língua portuguesa, contando com 62 utilizadores registados.

Os mesmos princípios da Wikipédia[editar | editar código-fonte]

Apesar se defrontar com muitos desafios, o Wikinotícias adotará os mesmos princípios chave que nortearam a Wikipédia e outros sítios Wikimedia: neutralidade, conteúdo livre, e um processo aberto de tomar decisão.

Será promovida a idéia do cidadão jornalista, porque acredita-se que qualquer um pode fazer uma contribuição útil para o cenário que está a se desenrolar no mundo ao nosso redor.

Embora tenha sido considerado pela comunidade e seja prática comum na imprensa tradicional, o wikinotícias não publica artigos de opinião dos seus autores. Isto não significa que não devam ser apresentadas opiniões que reflectem os vários pontos de vista sobre o assunto, simplesmente estas opiniões devem ser externas aos colaboradores wikinotícias.

As reportagens originais são permitidas no Wikinews, mas a comunidade deve efectuar as verificações que achar necessárias para confirmar a autenticidade da informação apresentada.

Métodos de trabalho[editar | editar código-fonte]

No Wikinotícias cada artigo (notícia) passa por 3 etapas fundamentais:

  • Artigo em desenvolvimento – Artigo em redacção ao qual está a ser adicionada informação e a ser melhorada a redacção.
  • Precisa de revisão – Artigo á espera de ser revisto pela comunidade
  • Artigo publicado – Artigo indexado na página principal e nos índices temáticos

Após decorrido um determinado tempo depois da publicação o artigo pode ser protegido contra edição, para evitar que seja alterado. Caso surjam novos acontecimentos relacionados serão criados novos artigos.

Outros projectos de jornalismo aberto[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Wikinotícias

Referências

  1. O projeto Wikiquote possui/possuia 27 páginas de diferentes idiomas em 3 de abril de 2009.
  2. Página da Alexa contendo as estatísticas do Wikinews Alexa.com Página visitada em 3 de abril de 2009.