Wikipédia:A Wikipédia contém spoilers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O que se segue é um artigo informativo sobre a Wikipédia, que foi entendido como consensual em Wikipédia:Esplanada/propostas/Aprovar alguns ensaios sobre Construção de artigos (28set2012).
Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer uma modificação que altere o contexto.

Alguns artigos ou trechos de artigos da Wikipédia contêm revelações sobre o enredo (spoilers). Um spoiler é uma informação sobre uma obra (livro, filme, programa de TV ou jogo, por exemplo) que pode revelar trechos de sua trama, reduzindo ou arruinando o prazer de sua apreciação pela primeira vez. Se você ainda não leu/assistiu/jogou/apreciou tal obra, é recomendável fazê-lo antes de ler os spoilers no artigo da Wikipédia.

Aos editores

Ao criar ou editar artigos sobre livros, filmes, programas de TV, jogos e demais obras do gênero com informações que vão além de uma análise superficial, recomenda-se a adição dessa predefinição, que é ativada pelos códigos {{spoiler}}, {{spoilers}} ou {{revelações sobre o enredo}}, que resulta em:

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

No fim, recomenda-se a adição da predefinição {{spoiler-fim}} ou {{Fim das revelações sobre o enredo}} , que resulta em:

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Obviamente, as predefinições devem ser colocadas no início e no final do trecho com spoilers.

Mais que spoilers

Lembre-se de que um bom artigo enciclopédico pode conter spoilers, contudo, idealmente, deve conter muito mais informações, por exemplo, sobre a produção, impacto, números de bilheteira, e outras informações publicadas em fontes fiáveis.

Ver também