Wikipédia:Abuso do espaço público

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Políticas e Recomendações da Wikipédia
Cinco pilares
É uma enciclopédia

Rege-se pela imparcialidade

Tem conteúdo livre

Possui normas de conduta

Não possui regras fixas
Políticas de conteúdo
Princípio da imparcialidade

Verificabilidade

Nada de pesquisa inédita

Biografias de pessoas vivas

Convenção de nomenclatura
Colaboração
Edição

Consenso

Civilidade

Não faça ataques pessoais

Assédio moral

Não proferir ameaças judiciais

Como resolver disputas
Diretórios
Livro de estilo

Lista completa de políticas

Lista completa de recomendações

Na Wikipédia, o abuso do espaço público é o uso inadequado dos espaços de discussão. Isso pode acontecer pela postagem exagerada de mensagens, pelo superdimensionamento dos problemas e pelo próprio conteúdo.

Numa discussão com outros usuários, procure restringir o debate a um único lugar. Discussões sobre um artigo, por exemplo, devem preferencialmente ocorrer na sua respectiva página de discussão e editores podem ser contatados diretamente através de suas páginas de usuário. Evite espalhar as discussões por diversas páginas da Wikipédia.

Os espaços públicos nem sempre são o local adequado para escrever o que você pensa.

Os editores têm mais dificuldade em ler e acompanhar uma discussão quando ela ocorre em muitos locais diferentes. Assim, se você considera útil maior visibilidade para determinado debate, faça um anúncio em Wikipédia:Esplanada/anúncios. Ao fazer um anúncio, seja imparcial. Se considerar convocar alguns editores para a discussão em suas páginas de usuário, considere ler as recomendações de Wikipédia:Solicitação. Observe também que certas discussões, por costume, não devem ser anunciadas na Esplanada; um caso claro são as páginas para eliminar, que devem ser anunciadas na página apropriada (ver Páginas para eliminar).

Não dê maiores dimensões para um problema do que ele realmente possui. Se tem algo a dizer para um usuário, dirija-se à sua página de discussão e deixe-lhe uma mensagem educada. Jamais faça críticas a editores em espaços públicos como a Esplanada. Se deseja comentar sobre um artigo, deixe o comentário na sua respectiva página de discussão. Jamais copie seu comentário em diversos locais diferentes, isso confunde os outros editores e dificulta o desenrolar da discussão.

A página de pedidos a administradores deve ser usada para pedidos urgentes quando apenas os administradores podem intervir. Não use esta página para discutir questões editoriais ou para fazer comentários ofensivos a outros usuários.

Quando encontrar uma discussão, participe dela apenas se puder ajudar. Não entre nela apenas para "fazer parte". Discussões com poucos usuários e bons argumentos têm maiores chances de conduzir ao consenso. Discussões com muitos usuários e argumentos mal embasados ou descontextualizados têm grandes chances de perder o foco. Seja sempre conciso, cite a documentação interna pertinente e respeite as opiniões alheias. Não tente chamar mais atenção para o seu texto com o uso excessivo de negritos, textos coloridos e letras grandes. Jamais use letras maiúsculas em palavras inteiras, gritar é uma falta de civilidade. Jamais faça comentários ofensivos, assediantes ou que violem a privacidade dos debatedores, respeite as normas de conduta. Não repita os mesmos argumentos exceto quando realmente necessário. Mantenha o debate em bom nível e limite-se aos argumentos.

A Wikipédia não é um divã[editar código-fonte]

Se você está cansado ou frustrado com sua vida pessoal, não traga seus problemas íntimos aos seus colegas wikipedistas. Além de expor sua privacidade em um meio público, você estará cansando a comunidade. Comentários pessoais e fora de pauta podem constranger a participação de certos usuários e ainda ser explorados maliciosamente por usuários mal intencionados.

Mesmo quando tal frustração tem origem no trabalho interno da Wikipédia, não é aconselhável que você insista em compartilhá-la. Evite, portanto, escrever desabafos e discursos acalorados em páginas de discussão. Se você vir que sua mensagem comporta um pedido de desculpas, não a salve. Edite-a e torne-a pertinente e agradável. Seja positivo e contribua para o bom ambiente da Wikipédia.

Semeando a discussão fora de pauta[editar código-fonte]

Não use o espaço da Wikipédia para discutir ou motivar discussões que não dizem respeito ao projeto e ao trabalho que se realiza dentro dele. Plantar comentários preconceituosos, parciais ou provocativos na Wikipédia pode ser fortemente disruptivo. Mantenha-se em pauta. Jamais faça comentários, insinuações ou perguntas ofensivas ou que violem a privacidade de outros usuários. Constrangimentos e intimidações públicas são fortemente desencorajados.

Como lidar com o abuso dos espaços públicos[editar código-fonte]

Se encontrar um editor copiando a mesma mensagem em diversas páginas públicas da Wikipédia como a Esplanada, Pedidos a administradores e Pedidos de opinião, é muito provável que esteja diante de abuso dos locais públicos. No primeiro momento, mande uma mensagem ao usuário em sua página de discussão de usuário e mova seus comentários para os locais apropriados. Para isso, existem as predefinições {{movido de}} e {{movido para}} para as devidas marcações. Em certas ocasiões, considere a possibilidade de não fazer marcações e assim tornar o movimento mais discreto. Em caso de insistência, o item 3.12 da política de bloqueio prevê bloqueios para "Abuso do espaço público".

Jamais responda ou aumente a visibilidade de uma colocação em abuso de espaço público. Não recompense o comportamento inadequado.