Wikipédia:Acessibilidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Recomendação
O que se segue é uma recomendação da comunidade.
As recomendações são elaboradas através da experiência da comunidade e auxiliam no crescimento e na prosperidade do projeto.
Prefira utilizar a página de discussão antes de uma modificação que altere o contexto.
Ouça o artigo (info)
Este áudio foi criado a partir da revisão datada de 06/09/2009 e pode não refletir mudanças posteriores ao artigo (ajuda com áudio).

Pictograma do perfil de uma pessoa sentada em uma cadeira de rodas.
Símbolo internacional de acessibilidade
w em braile
i em braile
k em braile
i em braile
p em braile
é em braile
d em braile
i em braile
a em braile

A Wikipédia é uma enciclopédia livre. Assim, temos também como tentativa buscar soluções de inclusão, adaptação e acessibilidade para as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, seja ela física, visual ou auditiva.

A informação é um direito de todos e deve ser acessível e compartilhada com o maior número de pessoas. Em 2006, o número de pessoas com cegueira em todo o mundo era de 45 milhões e com baixa visão 135 milhões.[1] No Brasil, segundo o censo demográfico realizado no ano de 2000, 24,5 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, destes 159.824 são incapazes de enxergar, 176.067 são incapazes de ouvir e 6,59 mil tem deficiências físicas ou motoras. De cada 100 brasileiros 14 possuem algum tipo de limitação.[2] Em Portugal, dados de 2001 mostram a existência de 636.059 pessoas portadoras de deficiência.[3]

Abaixo seguem várias orientações que devem ser seguidas na edição para melhoria da acessibilidade na Wikipédia, bem como alguns mecanismos e configurações que podem ser úteis aos portadores de deficiência ou dificuldade física, auditiva e visual.[4]

Estrutura de artigos[editar | editar código-fonte]

Sobre a Wikipédia
Políticas
Portal comunitário
Decisões da comunidade
Manutenção de conteúdo
Guias de ajuda
FAQ e Glossário

Seção introdutória[editar | editar código-fonte]

A seção introdutória deve conter elementos apresentados na seguinte ordem:

  1. ligações para desambiguação (dablinks);
  2. marcações de manutenção;
  3. infocaixas;
  4. imagens;
  5. caixas de navegação;
  6. texto introdutório;
  7. tabela de conteúdo;
  8. gráficos.

Títulos de seções[editar | editar código-fonte]

Os títulos de seções devem ser descritivos e em uma ordem consistente.

As seções e subseções devem ser agrupadas sequencialmente, iniciando do nível 2 (==), e então passando para o nível 3 (===), se necessário, e assim por diante (o nível 1 não é utilizado, uma vez que ele é autogerado no título da página), ao invés do uso aleatório de níveis de seções para fins estéticos (como, por exemplo, para enfatizar algo que não é um título de seção) que prejudicam a estrutura semântica da página.

Exemplos de níveis de seção usados de modo correto (e incorreto)
Correto Aleatóri/caótico Pulo de níveis

[Seção introdutória aqui]
==Seção== [level 2]
===Subseção=== [3]
==Seção== [2]
===Subseção=== [3]
====Subsubseção==== [4]
==Seção== [2]

[Seção introdutória aqui]
====Seção?==== [4]
===Seção?=== [3]
==Seção?== [2]
==Seção?== [2]
====Seção?==== [4]
===Seção?=== [2]

[Seção introdutória aqui]
[Seção de nível 2 faltando aqui]
===Seção?=== [3]
==Seção== [2]
[Subseção de nível 3 faltando aqui]
====Subseção?==== [4]
==Seção== [2]

Estrutura de seções[editar | editar código-fonte]

Como explicado acima para a seção introdutória, cada seção deve ter a seguinte estrutura específica:

<!-- CÓDIGO CORRETO -->

== Título de subseção ==
{{Artigo principal|Título de outro artigo}}
{{wikificar}} <!--se necessário -->

[[Imagem:...|Legenda da imagem]]

Texto ...

Note também que a imagem deve estar dentro da seção à qual a mesma pertence (logo após o título e qualquer outra ligação para artigos), e não imediatamente acima do título da seção por motivos semelhantes.

Imagens Imagens na Wikipédia abaixo[editar | editar código-fonte]

  1. As imagens devem incluir o texto alternativo, que age como um texto substituto para leitores de tela, por exemplo. Esta recomendação inclui texto alternativo para equações formatadas em LaTeX no modo <math>.
  2. Imagens devem possuir uma legenda, seja usando o sistema interno na sintaxe da imagem ou uma linha secundária de texto. A legenda deve descrever de modo conciso o significado da imagem. Ao contrário do texto alternativo, que deve resumir a aparência da imagem, a legenda deve auxiliar todos os leitores a interpretarem a imagem, com foco em seus elementos mais essenciais e de modo a conectar a imagem com o texto do artigo.
  3. Sempre que possível, os diagramas devem ter um texto equivalente, ou serem bem descritos, de modo que os usuários que não possam vê-los consigam obter alguma informação do conceito descrito pelo diagrama.
  4. Descrições detalhadas de imagens, que não são apropriadas para um artigo, devem ser colocadas na página de descrição da imagem. Assim, deve ser adicionada uma nota na imagem do artigo informando que ao clicar sobre a mesma, o usuário será levado a página com uma descrição mais detalhada.
  5. Imagens devem ficar no interior das seções ao qual elas pertencem (após o cabeçalho e após qualquer ligação para outro artigo).
  6. Não altere o tamanho padrão das miniaturas das imagens (aquelas com a opção "thumb"), a não ser que haja um bom motivo para isso. Algumas pessoas podem ter telas pequenas ou precisar que o texto seja exibido em um tamanho maior. Nestes casos, forçar a exibição das miniaturas em um determinado tamanho poderá deixar pouco espaço para o texto dificultando a leitura. Além disso, o "aumento" no tamanho resultará em imagens menores para quem dispõe de uma tela grande e escolheu um valor maior nas preferências.

Outros idiomas[editar | editar código-fonte]

Palavras ou frases que não estão em língua portuguesa devem ser inseridas no texto com a predefinição {{lang}}, que utiliza o código de idiomas ISO 639. Assim,

{{lang|fr|Assemblée nationale}}

resultará em

Assemblée nationale

cujo código em HTML é

<span lang="fr" xml:lang="fr">Assemblée nationale</span>

de modo que o navegador web poderá utilizar essa informação para escolher a fonte apropriada.

Estilos e opções de marcações[editar | editar código-fonte]

As melhores práticas: prefira usar marcação wiki e classes CSS em vez de outras alternativas[editar | editar código-fonte]

Em geral, a aparência das tabelas e outros elementos de blocos deve ser ajustada por meio de classes CSS, ao invés de atributos de estilo explicitamente. Isto porque o CSS que se aplica em toda a Wikipédia (definido na MediaWiki:common.css) é testado mais cuidadosamente para garantir a acessibilidade (por exemplo, um nível de contraste adequado) bem como a compatibilidade com uma ampla variedade de navegadores. Além do mais, isso possibilita que pessoas com necessidades bastante específicas possam alterar o esquema de cores em suas próprias folhas de estilos (Especial:Minha página/common.css, ou na folha de estilos do navegador utilizado). Por exemplo, a folha de estilos disponível nesta página oferece um fundo com maior contraste para as caixas de navegação. O problema é que quando se passa por cima das classes globais da Wikipédia, fica bem mais difícil para alguém escolher seu próprio tema.

Esse procedimento também cria um nível maior de profissionalismo por assegurar a consistência da aparência entre os artigos, e a conformidade com um guia de estilo.

Em termos de acessibilidade, desvios das convenções padrões são toleráveis se eles forem acessíveis. Os membros do projeto de acessibilidade garantiram que o estilo padrão é acessível. Se alguma predefinição ou esquema de cores específico desvia-se do padrão, os autores devem certificar-se de que atendem aos requisitos de acessibilidade, tais como um contraste suficiente entre as cores. Por exemplo, a predefinição de navegação relacionada a The Simpsons utiliza um esquema de cores amarelas, para ficar consistente com a cor dominante no seriado. Neste caso, os links azuis sobre o fundo amarelo fornecem um contraste adequado entre as cores, sendo portanto acessível.

Em geral, artigos deve utilizar, de preferência, a marcação wiki ao invés do conjunto limitado de elementos HTML permitidos. Em particular, não use as marcações HTML de estilos <i> e </b> para formatar o texto; é preferível a utilização das marcações wiki '' e ''', ou das marcações de estilo lógicas. Claro que há exceções naturais: pode ser vantajoso utilizar a marcação <u> para indicar algo como um exemplo de um link não cliclável. A tag <font> deve ser evitada (ela foi depreciada em 1999); use tags de estilo lógicas como <em> (ênfase), <code> (código), ou <strong> (importante) para destacar diferenças semânticas. Use as tags semânticas <small> (pequeno) e <big> (grande) para alterar o tamanho da fonte ao invés de ajustá-las explicitamente como atributo font-size=.

Código HTML obsoleto[editar | editar código-fonte]

Algumas tags e alguns atributos HTML foram depreciadas, não devendo ser usadas na Wikipédia.

Entre as tags obsoletas, vale a pena citar: <center>, <font> e <strike>. Para uma lista mais abrangente, ver W3C. Em relação aos atributos, deixou de haver suporte para os seguintes em HTML5: color (na tag obsoleta <font>), align e bgcolor (nas tabelas), entre outros. A relação completa encontra-se no site do W3C.

Utilizadores com suporte limitado a CSS/JavaScript[editar | editar código-fonte]

Os artigos da Wikipédia deve ser acessível a leitores usando navegadores e dispositivos que têm pouco ou nenhum suporte a JavaScript ou CSS. Ao mesmo tempo, reconhece-se que é impossível proporcionar a mesma qualidade de aparência para tais usuários, sem evitar desnecessariamente alguns recursos que beneficiariam usuários com navegadores com mais recursos. Como tal, recursos que fariam com que algum conteúdo fosse ocultado ou corrompido no caso de CSS e/ou JavaScript não estar disponível, não devem ser usados. Isso inclui técnicas como o antigo método para ocultar conteúdo das tabelas, "HiddenStructure" — que produz resultados incompreensíveis sem CSS — e algumas implementações obsoletas do código da NavFrame, que tornava o conteúdo inacessível sem o suporte ao JavaScript. No entanto, a consideração com os usuários sem CSS ou JavaScript deve se estender principalmente para garantir que sua experiência de leitura seja possível, mas sabe-se que ela será inevitavelmente inferior.

Para acomodar estas considerações, teste quaisquer alterações potencialmente perturbadoras com JavaScript e/ou CSS desabilitado. No Firefox, isso pode ser feito facilmente com a extensão WebDeveloper; no IE o JavaScript pode ser desativado através da tela de 'Opções'. Tenha especial cuidado com efeitos CSS inline, que não são suportados por vários navegadores, media, e versões do XHTML.

Versões disponíveis dos artigos[editar | editar código-fonte]

Wikipédia audível Wikipédia audível abaixo informação e link para artigos audíveis[editar | editar código-fonte]

É um projeto que visa transformar artigos em arquivos de áudio, possibilitando o acesso de deficientes visuais, analfabetos e afins à Wikipédia. Veja neste link a lista de artigos disponíveis com este recurso. O formato dos arquivos está em .ogg da Ogg Vorbis. Todos os áudios feitos possuem licença GFDL e Creative Commons Attribution/Share-Alike License 3.0 (como o texto original).

Impressão de artigos da Wikipédia Impressão de artigos - Veja como imprimir e salvar em pdf artigos abaixo[editar | editar código-fonte]

As páginas da Wikipédia podem ser transformadas em arquivos do tipo .pdf e serem impressos ou armazenadas em livros eletrônicos. O link para impressão dos artigos na Wikipédia encontra-se na coluna esquerda de cada artigo.

Versão para impressão[editar | editar código-fonte]

Os artigos podem ser visualizados antes de serem impressos. Existe esta opção localizada na coluna esquerda na seção ferramentas Versão para impressão, que remove o layout não essencial na impressão das páginas da Wikipédia. Neste formato de impressão apenas é possível imprimir o artigo, não sendo possível transformá-lo em formato .pdf.

Wikipédia móvel Wikipédia móvel, veja abaixo o link para acessar a Wikipédia a partir de celulares e outros dispositivos[editar | editar código-fonte]

A Wikipédia pode ser acessada através de telefones celulares ou outros dispositivos capazes de acessar a Internet móvel. O endereço para está facilidade é http://pt.m.wikipedia.org

Recursos[editar | editar código-fonte]

Utilização de alto contraste[editar | editar código-fonte]

Para editores cadastrados, existe a opção de deixar as páginas da Wikipédia com fundo preto e letras verdes. Para acessá-lo, basta acessar o item Preferências>Gadgets e selecionar a caixa 'BlackSkin: Deixa a interface em cores em contraste (verde e preto). [comentários] e clicar no botão Gravar. Após o procedimento deve-se atualizar a cache do navegador.

Utilização de outras skins[editar | editar código-fonte]

Para utilizar outra skin (aparência) na Wikipédia, vá até suas Preferências>Aparência>e escolha um dos temas>clique em Gravar e atualize o cache de seu computador.

Softwares e ferramentas de acessibilidade Softwares e ferramentas de acessibilidade nos links abaixo[editar | editar código-fonte]

Sugestões Sugestões sobre acessibilidade na Wikipédia link abaixo[editar | editar código-fonte]

Para sugerir alguma mudança nesta página ou alguma sugestão sobre acessibilidade na Wikipédia, acesse a discussão de página clicando Wikipédia Discussão:Acessibilidade

Ver também Entre em contato através do link abaixo ou acesse outros conteúdos sobre acessibilidade nos projetos da Wikimedia[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Acessibilidade Brasil. Os deficientes visuais agora contam com embalagens em braile, que também virou item da moda. Acesso em 7 de agosto de 2009.
  2. nppd.ms. O Brasil é um País de Deficientes. Acesso em 7 de agosto de 2009.
  3. Laranjeira. "Deficientes somos todos nós, quando não sabemos entender as diferenças". Acesso em 7 de agosto de 2009
  4. Alguns dos links abaixo são externos, e a Wikimedia e Wikipédia não se responsabiliza por seu conteúdo

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ferramentas de avaliação de acessibilidade para sites