Wikipédia:Antes de comentar em uma discussão de eliminação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.

Para alguns, pode ser muito frustrante quando um artigo que escreveu ou um dos que de outra forma gosta é proposto para eliminação. Para outros, existem artigos que não percebem porque estão na Wikipédia e podem tentar deletá-los. Em ambos os casos, existem algumas coisas importantes a saber antes de comentar em uma discussão de eliminação.

  1. Não entre em pânico. Você pode pensar que apenas porque um artigo está sendo proposto este é o fim e o artigo certamente será apagado. Mantenha a calma, isso é só o início. Esta pode ser uma oportunidade para o artigo ser melhorado.

  2. Não remova o aviso de proposta de eliminação do topo da página! Se não for um aviso de {{ESR}} ou {{ER}}, mas sim uma proposta de eliminação (ou outra proposta com discussão), remover este aviso não evita a eliminação. Isto apenas fará com que outros não se apercebam de que a página foi proposta para eliminação, o que pode aumentar as chances de o resultado final ser diferente do que você quer.

  3. Entenda que esta não é uma votação. A página não será deletada simplesmente porque dez pessoas dizem "apagar" e apenas duas dizem "manter". Os comentários que acompanham estas palavras aparentemente mágicas, particularmente aquelas que citam políticas, recomendações e alguns ensaios, irão realmente fazer a diferença. Portanto, não crie novas contas ou recrute outros apenas para apoiar um ponto de vista. Tais apoios não serão levados em conta, e podem ser considerados uma violação por uso ilícito de fantoches.

  4. Não se deixe influenciar muito por outros que já tenham comentado. Dê uma visão baseada nas suas opiniões, não nas dos outros. É melhor ver uma grande variedade de pontos de vista de modo a ajudar a chegar a um consenso.

  5. Conheça as políticas, recomendações e ensaios que melhor o podem ajudar a provar o seu ponto. Há muitas.

  6. A ligação à política, recomendação ou ensaio é essencial. Mas evite usá-la sozinho. Simplesmente afirmar "Segundo [[WP:NOME DA POLÍTICA]] não permite perceber porque selecionou aquela política. Adicione um comentário a explicar por que acredita que aquela política ou recomendação são uma razão.

  7. Veja Wikipedia:Argumentos pertinentes em discussões de eliminação e Wikipedia:Argumentos a evitar em discussões de eliminação para entender quais argumentos podem funcionar e quais provavelmente não funcionarão.