Wikipédia:Artigo cabideiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Atalho:
WP:CABIDEIRO
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.
Text-x-generic-highlight-yellow-pen.png Resumindo: Artigos sobre uma coisa que não devem se concentrar principalmente em outra coisa.
Esse cabideiro está quase completamente obscurecido por chapéus e casacos.

Um artigo cabideiro é um artigo da Wikipedia que aparentemente discute um assunto nominal, mas na realidade é uma disfarce para tratar um assunto tendencioso tangencialmente relacionado. O assunto nominal é usado como um cabideiro vazio, o que acaba por ser obscurecido principalmente pelas "roupas penduradas". A existência de um "gancho" de um determinado artigo não é um bom motivo para "pendurar" material irrelevante e tendencioso lá.

Os casacos pendurados no cabideiro de escondem o próprio cabideiro - o assunto nominal fica escondido atrás do volume de parcialidade. Assim, o artigo, embora superficialmente verdadeiro, deixa o leitor com uma compreensão completamente errada do assunto nominal. Um artigo cabideiro não dá uma impressão verdadeira do assunto. Um artigo de muito crítico sobre um assunto que realmente é desacreditado, entretanto, não é coberto por este ensaio, portanto veja o que está escrito em en:WP:FRINGE para mais informações.

As políticas de WP:BPV e WP:WNE deixam claro que artigos "cabideiros" são um problema particularmente preocupante quando pessoas vivas estão envolvidas.

Artigos cabideiros podem ser criados de propósito de promover uma determinado viés, e eles podem acidentalmente evoluir através da focagem excessiva sobre um determinado aspecto do assunto. Em qualquer caso, o artigo deve ser corrigido.

Artigos cabideiros se chocam contra o fundamental princípio da imparcialidade: em particular, a exigência de que os artigos sejam neutros. Quando uma biografia de uma pessoa viva é um cabidero, é um problema que exige ação imediata. Os itens podem ser verdadeiros e com fontes, mas se a biografia de uma pessoa viva é essencialmente um cabideiro, este artigo precisa ser corrigido.