Wikipédia:Artigos bons/arquivo/Santana do Riacho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fachada da Igreja Matriz de Santa Ana.
Fachada da Igreja Matriz de Santa Ana.

Santana do Riacho é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Pertence à Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte e Microrregião de Sete Lagoas e localiza-se a norte da capital do estado, distando desta cerca de 100 km. Ocupa uma área de 676,76 km², sendo que 0,36 km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2013 era de 4 211 habitantes, sendo então o 699º mais populoso do estado mineiro.

A sede tem uma temperatura média anual de 21,9°C e na vegetação do município predominam os campos rupestres, o cerrado e a mata atlântica. Com 57% da população vivendo na zona urbana, a cidade contava, em 2009, com três estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,655, considerando como médio em relação ao estado.

O povoamento do lugar teve início no decorrer do século XVIII, com a extração de minerais, atividade econômica que, juntamente com a agricultura, foi a responsável pelo crescimento demográfico observado até o século XX. Estando a cidade situada entre as serras do Cipó e do Espinhaço, o turismo ecológico passou a ser mais explorado a partir da década de 1950, vindo a ser emancipada em 1962 e instalada em 1º de março de 1963. (leia mais...)